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O retorno do Food Services: desafios para a indústria láctea

ROBERTO DENUZZO

EM 02/08/2021

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  4. O retorno do Food Services: desafios para a indústria láctea

Caros,

Escrevo dia 27 de julho, em pelo clima olímpico, com observações muito heterogêneas nos diversos segmentos do mercado de Food Services e das diversas oportunidades que se configuram no momento da retomada.

 

Principais observações:

 

  • Uso de meios digitais de compra

Com o uso mais frequente das compras via web para os consumidores, os pequenos e até mesmo médios operadores estão utilizando muito mais os meios digitais, tanto para pesquisa de preços como para compras propriamente ditas. As diversas iniciativas, quer sejam por segmento ou por região, estão avançando rapidamente.

 

  • Velocidade de retomada

A segmentação sempre foi fundamental no Food Services, mas o momento agora é único — enquanto ainda temos segmentos totalmente prejudicados pelo não retorno das atividades presenciais, como, por exemplo, os escritórios. Também temos outros segmentos que estão plenos, com volumes até mesmo acima do anterior a pandemia, como alguns restaurantes de alta gastronomia e certos fast foods que se ajustaram muito bem ao delivery.

Além disso, agora com as escolas particulares de período integral retomando as atividades em diversas cidades, temos a geração de uma demanda por alimentos garantida.

 

  • Saudabilidade

Novos entrantes, pós-quebradeira, estão tendo oportunidade de já nascer com menus especiais, como glúten free e lactose free, por exemplo. Estes novos operadores demandam matérias-primas especiais, e atingem demandas muito contemporâneas dos novos consumidores entrantes no mercado.

 

Desta forma, para capturar valor na indústria láctea, vem algumas perguntas que cada gestor deve responder em sua empresa:

 

  • Como está meu relacionamento com os sites e portais de venda para o Food Service? Tenho acompanhado o crescimento? Como posso me diferenciar neste segmento?

 

  • As equipes estão privilegiando os segmentos que estão voltando mais rapidamente ou eu sigo na defensiva, somente cobrando os clientes que ficaram em atraso e/ou quebraram?

 

  • Meu portfólio de produtos especiais está sendo ofertado para os novos operadores? Será que a captura de novos clientes (novos mesmo!) está ocorrendo adequadamente?

 

Como na selva, aqui vale a máxima de quem for mais rápido, chega no lago primeiro e bebe água limpa... Vale a pena focar em como ser mais rápido!

 

Abraço a todos,

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Foto: Roberto Denuzzo

ROBERTO DENUZZO

Diretor da RDC Consultoria. Executivo experiente no ramo de alimentos, com mais de 25 anos de experiência no setor.

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