ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado de soro: perspectivas e oportunidades

MILKPOINT MERCADO

EM 16/03/2023

3 MIN DE LEITURA

0
7

O soro de leite é uma matéria-prima láctea que vem ganhando cada vez mais aplicações e tornando-se mais valorizado no mercado. O soro é um coproduto da fabricação de queijos, na qual a produção de 1kg de queijo, tem-se uma obtenção média de 8,5 a 9 litros de soro.

 

Soro em números

Tamanho de mercado, segundo estimativa do MilkPoint Mercado:

  • Aproximadamente 9 bilhões de litros/ano;
  • Aproximadamente R$ 13,2 bilhões/ano;
  • Sendo que, apenas 50% do soro, hoje, é aproveitado.

 

Principais aplicações do soro de leite

Em um país, como o Brasil, que tem como principal destino do leite cru a produção de queijos, é uma enorme a oportunidade o aproveitamento de soro para as mais diversas aplicações de mercado. Em sua composição, encontramos 55% dos nutrientes do leite, sendo considerado uma excelente fonte de proteína para consumo humano e animal.

A maior demanda por outras fontes de proteína impactou o mercado de soro, que vem ganhando casa vez mais relevância tanto para alimentação animal como para a alimentação humana.

Para produtos de consumo humano, o soro foi sendo bastante popularizado no whey protein. Atualmente, bebidas proteicas, de maior valor agregado e com apelo de saudabilidade, têm ganhado cada vez mais destaque no mercado.

Além da aplicação em produtos de maior valor agregado, outras categorias de compostos lácteos, de menor custo, que utilizam soro em sua composição, também têm crescido nos últimos anos. Além de seu valor nutricional, as proteínas do soro também apresentam grande aplicação na indústria alimentícia, por possuírem diversas propriedades funcionais, como, por exemplo, seu poder emulsificante na fabricação de sorvetes.  

Para nutrição animal, o soro é comumente utilizado na alimentação de suínos e bezerros. É utilizado o chamado “soro feed”, o que faz que quanto mais valorizado e aquecido estiver o mercado suíno, por exemplo, maior será a demanda pelo soro, impactando positivamente nos preços praticados.

 

Dinâmica de mercado soro

O funcionamento deste mercado e sua dinâmica de preços estão diretamente correlacionados com a produção de queijos e com o desempenho de vendas dos produtos que utilizam soro em sua composição. Quando a produção de queijos está baixa, reflete na diminuição da oferta de soro, o que pode elevar preços.

Em momentos em que a produção está mais alta, a tendência é aumentar a oferta, podendo ocorrer baixa nos preços. Do lado da demanda, momentos em que os mercados que demandam mais soro melhoram, os preços do produto também tendem a subir.

Outro aspecto importante é o mercado internacional, e devemos analisar o volume de importações de soro em pó, por exemplo.

 

Gráfico 1. Importações mensais de soro em kg.

mercado soro de leite

 

Fonte: ComexStat – elaborado pelo MilkPoint Mercado.

 

 

Perspectivas de curto prazo

Após atingir valores recordes em 2022, o soro em pó apresentou correções ao final do último ano, mas ainda segue em patamares elevados, conforme podemos ver no gráfico abaixo:

Gráfico 2. Preço Médio do soro em Pó Desmineralizado (R$/kg).

mercado soro de leite

Fonte: MilkPoint Mercado

 

Para os próximos meses, a expectativa também é de preços firmes, à medida que a produção de queijos tende a diminuir frente ao efeito sazonal da entressafra. Se quiser se manter por dentro de tudo o que ocorre no mercado de soro, o MilkPoint Mercado é para você!

Assine já e acompanhe este cenário conosco!

 

A plataforma MilkPoint Mercado

A plataforma MilkPoint Mercado possui a confiança de mais de 20 anos de dados acumulados referentes ao setor e um amplo networking nacional e internacional, e hoje, fornecendo informações aos 25 maiores laticínios do país! Nosso compromisso é oferecer a melhor informação do mercado, no menor tempo possível e de forma prática.

Qualquer dúvida sobre o tema apresentado, coloque nos comentários! Para falar sobre a plataforma MilkPoint Mercado, clique aqui!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures