MilkPoint
  • AgriPointAGRIPOINT
  • CaféPointCAFÉPOINT
  • Dairy Vision DAIRY VISION
  • EducaPoint EDUCAPOINT
  • Interleite Brasil INTERLEITE BRASIL
  • FERAS DA RENTABILIDADE FERAS DA SUSTENTABILIDADE
  • Interleite Sul INTERLEITE SUL
  • MilkPoint Mercado MILKPOINT MERCADO
  • Milk Monitor MILK MONITOR
  • FÓRUM MILKPOINT MERCADO FÓRUM MILKPOINT MERCADO
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    • GIRO DE NOTÍCIAS
    • PREÇO DO LEITE E OUTROS INDICADORES DE MERCADO
    • PANORAMA DE MERCADO
    • PODCASTS
    • CONCEITOS DE MERCADO
  • CATEGORIAS
    • NUTRIÇÃO
    • VOLUMOSOS E PASTAGENS
    • REPRODUÇÃO E GENÉTICA
    • DOENÇAS E SAÚDE
    • BEZERRAS
    • QUALIDADE DO LEITE
    • GESTÃO DE FAZENDAS
    • INSTALAÇÕES E BEM-ESTAR
    • SUSTENTABILIDADE
    • PROCESSAMENTO DE LÁCTEOS
    • GESTÃO DE LATICÍNIOS
    • TENDÊNCIAS DE CONSUMO
    • INGREDIENTES E TECNOLOGIAS
    • LEITE E ASPECTOS NUTRICIONAIS
    • ANÁLISES E INSPEÇÃO DE LÁCTEOS
  • COLUNAS
  • ARTIGOS
    • PRODUÇÃO DE LEITE
    • INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
    • ESPAÇO ABERTO
    • E-BOOKS
    • CRUZADINHA
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    • CANAL EMPRESARIAL
    • NOVIDADES DOS PARCEIROS
  • CONTATO
    • ANUNCIE
    • ENVIAR UM ARTIGO
    • FALE CONOSCO
    • NOTÍCIAS AGRIPOINT
    • TRABALHE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
* campo obrigatório. * e-mail inválido.
* campo obrigatório.

Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.

ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ainda sobre as diferenças de consumo entre as gerações

POR KENNYA SIQUEIRA

E JOÃO PEDRO JUNQUEIRA SCHETTINO

KENNYA SIQUEIRA

EM 31/08/2021

3 MIN DE LEITURA

4
5
E-mail Imprimir
Nutrição proteica de vacas leiteiras, a nova abordagem
  1. Início >
  2. Colunas >
  3. Kennya Siqueira >
  4. Ainda sobre as diferenças de consumo entre as gerações
#TENDÊNCIAS DE CONSUMO
Monitoramento Mudou o Jogo na Fazenda Lageado

No artigo do mês passado, o tema das diferenças de consumo entre as gerações foi inicialmente abordado. Foi possível observar que as gerações Z e silenciosa são as que mais consomem lácteos no Brasil, respectivamente.

A geração silenciosa (aqueles nascidos antes de 1951) se destaca por consumir muito mais leite fluido do que as demais gerações. Já a geração Z se sobressai no consumo de outros laticínios. Assim, conforme sugerido por um leitor, neste artigo serão analisados mais detalhes das diferenças de consumo desse grupo de outros laticínios entre as gerações.

De acordo com os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017/18 do IBGE, os outros laticínios compreendem: leite com sabor, manteiga, leite fermentado, leite condensado, creme de leite, sorvetes, doce de leite e nata.

No entanto, como o volume de dados de leite condensado, creme de leite e nata é muito pequeno, estes produtos foram agrupados em uma única categoria chamada de outros. Assim, a Figura 1 mostra, em termos percentuais, os níveis de consumo das seis categorias de produtos analisadas.

Os valores de consumo médio e seus respectivos desvios padrões foram determinados por uma regressão linear não paramétrica que utilizou como variável categórica preditora a geração do informante.

Para a análise das gerações foram consideradas as seguintes datas de corte: geração silenciosa (nascimento anterior a 1951), baby boomers (entre 1951 e 1965), geração X (entre 1966 e 1975), geração Y (entre 1976 e 1995) e geração Z (entre 1996 e 2008).

 

A informação mais marcante da Figura 1 é o elevado consumo estimado da geração Z para leite com sabor. Sozinha, a geração Z responde por 58% do consumo estimado de leite com sabor no Brasil, ou seja, mais que o consumo de todas as outras gerações somadas. Como os integrantes dessa geração tinham, na época da POF 2017-2018, entre 9 e 21 anos, esse resultado indica que crianças e adolescentes são realmente o público alvo dos leites com sabor no Brasil.

O nível de consumo da geração Z também se destaca para o leite fermentado. Apesar de o mais tradicional dos leites fermentados do Brasil não ter claramente apelo infantil, é fácil encontrar leites fermentados com forte apelo infantil nas gôndolas dos supermercados. Atualmente, no entanto, muitas empresas têm usado o apelo funcional nas vendas deste tipo de produto.

A representatividade da geração Z no consumo de sorvetes também é significativa. Já, no consumo de manteiga, doce de leite e dos outros laticínios (leite condensado, creme de leite e nata), há uma distribuição mais igualitária entre as gerações. Ou seja, nenhuma geração se destaca significativamente no consumo desses produtos, mostrando que eles conseguem transitar bem nas dietas de todas as idades.

Para entender melhor essa distribuição do consumo de lácteos por geração, a Figura 2 apresenta o percentual de cada derivado lácteo consumido por geração, segundo os dados da POF 2017/2018.


 

É interessante notar que para todas as gerações, com exceção da Z, o produto lácteo mais consumido é o leite fluido. O consumo de queijos supera o de iogurtes para os baby boomers e para a geração X. No entanto, geração silenciosa, milênios e geração Z consomem mais iogurtes que queijos.

Para a geração Z, o produto lácteo mais consumido é o leite com sabor ou achocolatado. Os produtores americanos parecem já ter descoberto essa preferência dos consumidores mais jovens, visto que há alguns anos já investem em campanhas de marketing institucional para mostrar os benefícios desses produtos. Inclusive campeões olímpicos americanos mencionaram o uso de achocolatado para se recuperar dos treinos.

Se somarmos o volume médio de consumo de leite fluido e leite com sabor da geração Z, tem-se que essa geração é a que mais consome leite no Brasil. Assim, definitivamente, tomar leite no Brasil não é cringe.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

Leia também:

  • É cringe consumir lácteos?
 

 

*Fonte da foto do artigo: Freepik

COMENTE: 4
5
E-mail Imprimir
Foto: Kennya Siqueira

KENNYA SIQUEIRA

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

LEIA OUTROS TEXTOS DESSE AUTOR »
Foto: João Pedro Junqueira Schettino

JOÃO PEDRO JUNQUEIRA SCHETTINO

Graduando em estatística pela UFJF.

LEIA OUTROS TEXTOS DESSE AUTOR »
Interleite Brasil 2022 - As mudanças no mercado e as oportunidades para quem quer se preparar!

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes * campo obrigatório. * o campo excedeu o limite de caracteres permitido.
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint Experts: Feras da Sustentabilidade - Meio ambiente como protagonista do sucesso do seu negócio!
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 03/09/2021

Parabéns aos autores. Análise interessante sobre o perfil do mercado consumidor!
  • (1) (0) RESPONDER
KENNYA SIQUEIRA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 03/09/2021

Muito obrigada!!!
  • (0) (0) RESPONDER
FABIO RIBEIRO LEMBI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/08/2021

Excelente artigo, dá um bom norte à todos os entes da cadeia do leite. Obrigado!
  • (1) (0) RESPONDER
KENNYA SIQUEIRA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 31/08/2021

Muito obrigada, Fabio.
  • (0) (0) RESPONDER

NOTÍCIAS AGRIPOINT

NRC 2021: limitação física do consumo de matéria seca de vacas leiteiras

NRC 2021: limitação física do consumo de matéria seca de vacas leiteiras

VÁRIOS AUTORES

Milho e suas variações: a importância da cultura

Milho e suas variações: a importância da cultura

VÁRIOS AUTORES

Cursos gratuitos sobre micotoxinas

MAIS EM KENNYA SIQUEIRA

Um panorama recente do consumo de lácteos no Brasil

O que podemos aprender com os produtos plant-based?

Mulheres: o sexo forte no consumo de lácteos

Consumidores estão pagando mais por iogurtes sem açúcar?

Avaliação da presença de açúcar em iogurtes brasileiros

90 dias vitais para o seu negócio

DESTAQUES DE HOJE

NRC 2021: gordura para vacas leiteiras

Interleite Brasil 2022: ÚLTIMO DIA do 1º lote, inscreva-se agora!

13ª edição Fórum MilkPoint Mercado: ÚLTIMO dia com o DESCONTO do primeiro lote!

Escolha de emprego: o que profissionais buscam nas empresas?

POR JULIANA VIEIRA PAZ

Dicas para produzir leite sustentável na sua propriedade
​
  • Página do Facebook
  • Perfil do Instagram
  • Perfil do Linkedin
  • Canal do Youtube
  • Perfil do Twitter
  • NOTÍCIAS & MERCADO
  • GIRO DE NOTÍCIAS
  • PREÇO DO LEITE E OUTROS INDICADORES DE MERCADO
  • PANORAMA DE MERCADO
  • PODCASTS
  • CONCEITOS DE MERCADO
  • CATEGORIAS
  • NUTRIÇÃO
  • VOLUMOSOS E PASTAGENS
  • REPRODUÇÃO E GENÉTICA
  • DOENÇAS E SAÚDE
  • BEZERRAS
  • QUALIDADE DO LEITE
  • GESTÃO DE FAZENDAS
  • INSTALAÇÕES E BEM-ESTAR
  • SUSTENTABILIDADE
  • PROCESSAMENTO DE LÁCTEOS
  • GESTÃO DE LATICÍNIOS
  • TENDÊNCIAS DE CONSUMO
  • INGREDIENTES E TECNOLOGIAS
  • LEITE E ASPECTOS NUTRICIONAIS
  • ANÁLISES E INSPEÇÃO DE LÁCTEOS
  • COLUNAS
  • ARTIGOS
  • PRODUÇÃO DE LEITE
  • INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
  • ESPAÇO ABERTO
  • E-BOOKS
  • CRUZADINHA
  • TOP 100
  • EMPRESAS
  • CANAL EMPRESARIAL
  • NOVIDADES DOS PARCEIROS
  • CONTATO
  • ANUNCIE
  • ENVIAR UM ARTIGO
  • FALE CONOSCO
  • NOTÍCIAS AGRIPOINT
  • TRABALHE CONOSCO
  • QUEM SOMOS
MilkPoint AgriPoint

MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT

Política de Privacidade

Copyright © 2022 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86

R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro

design salvego.com - AgriPoint + desenvolvimento d-nex

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.