FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Hora do leite: Creme de leite e nata

POR VANERLI BELOTI

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/05/2015

1 MIN DE LEITURA

3
0
Hoje vamos falar sobre creme de leite e nata.

Recentemente foi lançado no mercado um novo produto que é a nata, esse produto já existia no mercado, mas era denominado creme de leite e trazia o subtítulo “nata”.

Acontece que no Sul do país a nata é um produto muito apreciado, faz parte dos cafés coloniais e é consumida com azeite, com ervas, com nozes, podendo ser também consumida doce, assim, a legislação passou a reconhecer e normatizar a nata como um produto diferenciado a partir de agosto de 2012.
 
Hora do Leite
O creme de leite é a gordura do leite e é apresentado para venda com várias porcentagens de gordura e nas formas pasteurizado ou creme fresco, o UHT, que é o de caixinha e o esterilizado que é o de latinha.

Já recomendamos aqui que o consumidor deve sempre preferir os cremes de leite com maior concentração de gordura, porque se você quiser menos gordura, você usa uma menor quantidade, ou dilui o creme de leite em leite, que é o que a indústria faz com os cremes com menor quantidade de gordura.

Agora a nata é um creme de leite específico, com mais de 45% de gordura, e é apresentado ao consumo pasteurizado. Essa alta porcentagem de gordura faz com que a nata seja leve, mas com consistência suficiente para passar no pão, então a nata também é a gordura do leite.

E o chantilly?

O chantilly é obtido a partir do creme de leite ou da nata batidos com açúcar, e cuidado, pois muitos produtos a base de gordura vegetal estão sendo vendidos como chantilly. O chantilly verdadeiro é derivado do leite, mais amareladinho e de sabor mais nobre.

E a manteiga?

A manteiga também é feita a partir do creme de leite. É o creme de leite batido. Onde a gordura se agrega e se separa dos outros componentes do leite.

VANERLI BELOTI

Especialista em Patologia Molecular pela UEL, Mestre em Microbiologia pela UEL, Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP e Pós-doutora em Qualidade do Leite pela Universidad de León/ Espanha. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PATRICIA BRÜSKE KÜHL

EM 04/01/2021

Olá, gostaria de saber a porcentagem de gordura de um creme de leite feito em casa por exemplo, depois da pasteurização do leite cru e tempo de descanso.
IARA

PATOS - PARAIBA - ESTUDANTE

EM 22/07/2020

Que ótima explicação.
VALDIR ANTONIO WERNER

CARLOS BARBOSA - RIO GRANDE DO SUL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 27/01/2018

boa tarde gostaria de saber quantos dias posso guardar a nata tirada da desnatadeira pois tenho 80 litros por dia de nata e meu maturador é de 500 litros gostaria de pasteurizar e fazer creme em balde como controlo a acidez para ficar um produto de qualidade desde já agradeço e fico no aguardo de sua resposta muito obrigado
MilkPoint AgriPoint