ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Controle de qualidade de leite em pó e derivados desidratados

VÁRIOS AUTORES

ILCT/EPAMIG

EM 15/06/2023

10 MIN DE LEITURA

0
7

O leite é uma das commodities agropecuárias mais importantes do mundo, estando entre os produtos mais comercializados, tanto em volume quanto em valor.

Além de sua importância econômica como fonte de renda e sobrevivência, também é considerado fonte vital de nutrição, principalmente por ser um alimento complexo que contém altas concentrações de macro e micronutrientes.

A forma de consumo do leite e seus derivados está em constante evolução com o advento das novas tecnologias e o fácil acesso à internet. Para atender ao mercado consumidor, que vêm mudando seus hábitos, novas demandas são estudadas e absorvidas pelas indústrias de laticínios de forma geral.

Como o leite fluido e seus derivados são produtos perecíveis, exigem refrigeração e manuseio adequado para manter sua qualidade microbiológica. Entretanto, podem ser preservados por meio do uso de tecnologias, dentre elas a concentração, ou seja, a eliminação de água utilizando calor ou tecnologia de membrana, seguido de secagem. Este processamento confere vantagens aos produtos, tais como a redução de custos de armazenamento e transporte, otimização de processos industriais e até mesmo aumento na vida de prateleira.

Segundo o RIISPOA tem-se como definição de leite em pó“O produto obtido por desidratação do leite de vaca integral, desnatado ou parcialmente desnatado e apto para a alimentação humana, mediante processos tecnologicamente adequados.”
 

Tecnologia de fabricação

Os produtos lácteos desidratados são, em sua maioria, produzidos por spray dryer por meio da pulverização ou atomização. Nesses casos, presume-se que todos os componentes do leite estejam distribuídos uniformemente na solução.

Todavia, no processo de secagem, ocorre uma redistribuição desses componentes, gerando assim uma heterogeneidade entre a superfície e o núcleo da partícula, que dependerão de uma variedade de fatores relacionados ao processo como um todo.

A Figura 1 apresenta o fluxograma de fabricação do leite em pó, mas vale ressaltar que algumas etapas podem sofrer variações em função da matéria prima (tipo de leite), ingredientes e equipamentos disponíveis.

Figura 1. Fluxograma de fabricação do leite em pó.

fluxo leite
Fonte: Autores.

 

Inicialmente, a matéria-prima é filtrada com o objetivo de remover as partículas e impurezas de maior tamanho e, em seguida, é resfriada a temperaturas inferiores a 5 °C e estocada em tanques isotérmicos até o momento do processamento. O leite é submetido ao aquecimento para redução de sua viscosidade, para então passar pelo processo de clarificação, que é feito por meio de métodos mecânicos de força centrífuga, para retirada das impurezas menores e de traços de ferro e cobre que servem como catalisador de oxidação.

É então que se inicia o processo de padronização do leite para ajuste da relação entre gordura e extrato seco desengordurado. Em seguida é feita a pasteurização para redução da carga microbiana, inativação de enzimas e formação de compostos antioxidantes. Essa etapa é responsável por aumentar a durabilidade do produto por meio da combinação tempo-temperatura. Contudo, esse binômio não é definido categoricamente, podendo ser aplicado utilizando diferentes tempos e temperaturas variando conforme as preferências industriais e tecnológicas.

O leite então é levado para o processo de concentração, em que ocorre a evaporação a vácuo evitando que o leite sofra grandes alterações em sua estrutura.  Por fim o produto é levado à uma câmara de pulverização (spray dryer) para secagem e eliminação do teor de água restante e obtenção do leite em pó. O produto desidratado é envasado em embalagens que o protejam da luz e do contato com oxigênio para seguir para as prateleiras.

Contudo, as etapas percorridas durante o processamento são capazes de conferir alterações não desejadas ao produto final. Estudos realizados em 2017 mostraram que a intensidade do tratamento térmico afeta diretamente as características do leite em pó, tanto em sua composição, microestrutura e estado de aglomeração, o que torna extremamente relevante o controle da qualidade dos processos na fabricação dessa classe de produtos.


Análises complementares para controle da qualidade de produtos concentrados e desidratados

Para o controle da qualidade de produtos desidratados, não basta que sejam realizadas análises de composição, como gordura, umidade e acidez. Para atender aos requisitos estabelecidos pela legislação é necessário que esses produtos sigam critérios que podem ser avaliados por meio de análises complementares e que podem dizer muito a respeito da qualidade dos produtos obtidos.

São elas:

  • índice de insolubilidade,
  • umectabilidade,
  • análise de partículas queimadas.
     

Índice de insolubilidade

O índice de insolubilidade é fundamentado na capacidade do pó dissolver-se na água. A partir de um volume de resíduos insolúveis obtido após reconstituição e centrifugação do produto lácteo desidratado.

Essa análise pode revelar quando o produto está sendo processado a temperaturas excessivamente altas, o que pode ocasionar a diminuição da solubilidade do produto. Baixos índices de insolubilidade, revelados por esta análise, mostram maior dificuldade para o produto ser reconstituído, o que na mesa do consumidor é um ponto negativo.

Esta é uma análise de baixo custo e que leva em torno de 40 minutos para ser executada e exige do analista especial atenção na pesagem e na reconstituição da amostra. Para sua realização são necessários: balança analítica, banho-maria, mixer e centrífuga.

Para a análise pesam-se 13 gramas de amostra de leite em pó integral (ou 10 gramas, no caso de leite em pó desnatado, ou ainda 7 gramas para soro em pó) e dissolve em 100 mL de água. Homogeneizar em mixer por 90 segundos, manter em repouso por 15 minutos e transferir 50 mL para cada um dos dois tubos com escala graduada de leitura e adaptável a centrífuga (recomenda-se fazer a partir desta etapa em duplicata, para otimizar a centrifugação balanceada e para melhor obtenção dos resultados). Em seguida centrifugar por 5 minutos em rotação conforme o quadro abaixo:

Tabela 1. Relação entre raio (mm), RPM e G da centrífuga para análise do índice de insolubilidade. Fonte: Costa Júnior (2020).

tabela

Caso nenhuma das medidas acima seja compatível com calcular a rotação da centrífuga (RPM) com base no seu raio (mm) e estimativa de 160G de gravidades de aceleração, por meio da fórmula abaixo:

fórumla

Descartar o líquido sobrenadante cuidadosamente deixando os sedimentos presentes no fundo do tubo e uma quantidade de líquido (15 mL de produto convencional e 10 mL se instântaneo).

O ideal nesta etapa de descarte, é manter os tubos em pé, ou seja, usar sifão para não descartar parte do sedimento. Em seguida adicionar água destilada a 24 °C até a marca de 30 mL. Dispersar o sedimento com auxílio de uma alça de aço inoxidável. Completar com água destilada a 24 °C até o volume de 50 mL, tampar o tubo, inverter por 5 vezes e centrifugar novamente, pelo mesmo tempo/rotação.

Realizar a leitura do volume de sedimentos na própria escala de leitura do tubo da centrífuga. O resultado dessa análise é expresso em mL de sedimento a 24 °C para produtos processados pelo método spray dryer (esta análise pode ser realizada, alternativamente, a 50 °C em caso de produtos desidratados pelo processo roller, sendo seu resultado expresso em mL de sedimento a 50 °C) (Figura 2).

Imagem 1. Tubo contendo sedimentos da análise do índice de insolubilidade de derivados lácteos desidratados.

tubos
Fonte: Autores.
 

Figura 2. Fluxograma de análise do índice de insolubilidade de derivados lácteos desidratados.

Fluxograma de análise do índice de insolubilidade de derivados lácteos desidratados
Fonte: Autores.

 

Partículas queimadas

A análise de partículas queimadas (método Water disc) em leites desidratados pelo processo “spray dryer” fundamenta-se na reconstituição da amostra, posterior filtração por discos de algodão e comparação com discos padrões.

A técnica consiste em dissolver 25 gramas do leite em pó em 250 mL de água deionizada em um mixer por 60 segundos e filtrar todo o conteúdo através de um disco padrão de algodão instalado em um equipamento de lactofiltração (por aspiração ou pressão). Em seguida o disco deve ser retirado e secado em estufa a 30 °C a 40°C por breve período de tempo.

Imagem 2. Análise de partículas queimadas.

Análise de partículas queimadas.
Fonte: Autores.
 

Figura 3. Fluxograma de análise de partículas queimadas.

Fluxograma de análise de partículas queimadas.

Fonte: Autores.

 

Após secagem completa deve ser realizada a leitura do disco comparando-o com os padrões (American Dairy Products Institute - ADPI), que atualmente substitui a antiga American Dry Milk Institute - ADMI, porém, com os mesmos padrões.  (Imagem 1).

Imagem 3. Cartão comparador da American Dairy Products Institute (ADPI) (antiga American Dry Milk Institute - ADMI) contendo quatro padrões de classificação de amostra quanto ao nível de partículas queimadas.

Cartão comparador da American Dairy Products Institute
 

No caso da leitura da cor do disco situar-se entre dois padrões, classificar a amostra de acordo com a letra mais alta. Por exemplo, se o disco exibir mais partículas que o padrão A, porém, menos do que as do padrão B, deverá ser classificado com B.

Para esta análise, a legislação brasileira aceita a interpretação qualitativa, ou seja, somente pela letra do disco, o que torna o padrão mais flexível, e que iremos tratar com mais detalhe adiante.

 

Umectabilidade

A análise de umectabilidade, também chamada molhabilidade, consiste em colocar uma alíquota da amostra uniformemente espalhada em contato com uma superfície aquosa a 25 °C. Obtém-se o tempo de molhagem quando todas as partículas da amostra tornam-se umedecidas, isto é, tenham submergido.

O método para análise se baseia na contagem do tempo (em segundos) que 10 gramas de amostra leva até completa submersão em 250 mL de água destilada. É importante assegurar-se que o becker, de capacidade 500 mL ou 600 mL, contendo 250 mL de água a 25 °C, esteja seco acima do nível da água e que a amostra caia de uma só vez na água.

Para isso, é utilizado um funil específico, cujas dimensões são descritas a seguir (imagem 2). Ele vem acompanhado de um pistilo, e este conjunto se acopla ao bécker, distribuindo uniformemente a amostra no espaço entre o pistilo e a superfície interna do funil (Imagem 3). Em seguida, preparar o cronômetro, retirar o pistilo e iniciar a contagem do tempo até que toda a amostra tenha submergido na água.

Imagem 4. Esquema de montagem do sistema béquer-funil-pistilo.

Esquema de montagem do sistema béquer-funil-pistilo.

 

Figura 4. Fluxograma da análise de umectabilidade de produtos desidratados.

fluxograma

 

 

Parâmetros legislativos

Os aspectos de controle do processo aqui descritos refletem a qualidade e vida útil do produto acabado e têm seus parâmetros determinados pelo MAPA (Tabela 2). Os parâmetros para atendimento à Legislação dos métodos aqui descritos são:

Tabela 2. Requisitos para lácteos desidratados (integral, parcialmente desnatado e desnatado).

Requisitos para lácteos desidratados (integral, parcialmente desnatado e desnatado).
 

Considerações Finais

Um leite em pó de boa qualidade (tanto da matéria-prima de obtenção até o processo tecnológico de produção), apresenta em média, menos de 0,5 mL de partículas insolúveis, disco A ou B (tabela da ADPI) para partículas queimadas, seja por comparação visual, como a legislação brasileira permite atualmente, seja até por quantificação das partículas obtidas em pesagem com balança analítica, o que torna mais rigoroso o padrão, e ainda, se o produto for declaradamente instantâneo, ele afunda em menos de 10 segundos.

Vale ressaltar que à medida que o prazo de validade dos produtos concentrados e desidratados avança, mesmo que a embalagem do produto não tenha sido aberta, os resultados tendem a se aproximar mais do limite aceitável da legislação, por uma série de fatores intrínsecos dos produtos, porém, ainda sim, devem atendê-los.   

Autores:

Lorena Evangelista Fernandes (lorenafernandes2@gmail.com) - Bolsista de pesquisa nível II (Mestrado) Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG

Luiz Carlos Gonçalves Costa Júnior (luizcarlos@epamig.br) - Professor pesquisador do Instituto de Laticínios Cândido Tostes

Tatiane Teixeira Tavares (tatetavares@yahoo.com.br) - Bolsista de pesquisa nível I (Doutorado) Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG

 

Referências

Carvalho, A.F.; Martins, E.; Rodrigues, R. C.; Schuck, P.; Perrone, I. T. Tecnologia de lácteos concentrados e desidratados: o estado da arte da microbiologia de processo. Revista de laticínios. 121, 2016.

Costa Júnior, L.C.G. Métodos Físico-químicos para Controle de Qualidade em Leite e Produtos Lácteos (livro eletrônico). 1ª edição - Juiz de Fora , 2020.

Ministério da Agricultura e Pecuária. Portaria MAPA Nº 146, de 07 de março de 1996. Artigos 669. Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade dos Produtos Lácteos.

Silva, C.A.; Souza, C.C.; Carneiro; J.J.B.A. Castelão R.A. Clusters de perfis socioeconômicos e culturais de consumidores dos produtos lácteos de Campo Grande/MS. Revista Brasileira de Administração Científica. 11, 1, 177-188, 2020.

Toledo, P.H.M.; Pereira, J.P.F.; Perrone, T.; Carvalho, A.F.; Oliveira, L.F.C.; Stephani, R. Caracterização da superfície de partículas de produtos lácteos desidratados. Revista Instituto de Laticínios Cândido Tostes, 75, 1, 10-21, 2020.

 

LORENA EVANGELISTA FERNANDES

LUIZ CARLOS GONÇALVES COSTA JÚNIOR

Professor e Pesquisador do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG.

TATIANE TEIXEIRA TAVARES

Bolsista de pesquisa nível I do Instituto de Laticínios Cândido Tostes - EPAMIG-ILCT.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures