Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Ourofino
  1. Início >
  2. Colunas >
  3. Família do Leite

NRC 2021: modelo utilizado para digestão de ácidos graxos

Na publicação do NRC (2021), o conceito de EE não é mais utilizado, sendo substituído por AGs. Saiba mais atualizações sobre isso.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 29/06/2022 - Atualizado em: 25/06/2022 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 4

Na edição de 2001 do NRC (National Research Council), para calcular a quantidade de Ácidos Graxo (AG) nos alimentos utilizava-se a fórmula AG = EE (extrato etéreo) – 1; os AGs eram agrupados em 3 categorias para estimar a digestibilidade, sendo considerado o valor de 92% para a digestibilidade basal.

Na publicação do NRC (2021), o conceito de EE não é mais utilizado, sendo substituído por AGs. Além disso, os AGs foram agrupados em 11 categorias e tiveram a digestibilidade basal reduzida para 73%.

Diante disso, os 3% de AGs contidos nos alimentos padrões de dietas a base de silagem de milho, milho e soja, por exemplo, tiveram uma queda de cerca de 20 pontos percentuais na digestibilidade. Outro ponto abordado na nova versão, é que os AGs suplementados na dieta são responsáveis pela redução da emissão de metano, onde a inclusão de 1% de AG na dieta corresponde a 5% menos metano emitido no meio ambiente.

Esse conjunto de alterações têm um impacto muito grande na estimativa de Energia Digestível (ED), principalmente quando consideramos a redução da digestibilidade da dieta, e na Energia Metabolizável (EM), considerando que a suplementação de ácidos graxos gera uma redução de metano emitido pelas vacas.  

O NRC (2021) traz um modelo matemático simples para digestão dos AGs (Daley et al.,2020), um modelo estático, onde o NRC não considerou que a variação do teor de AG na dieta pode alterar a sua digestibilidade e, consequentemente, o consumo de matéria seca (CMS).

Quanto maior a quantidade de gordura suplementada, menor a digestibilidade da dieta. Da mesma forma, dependendo do tipo de gordura e da inclusão de uma 2ª fonte de gordura, a digestibilidade da dieta pode ser aumentada.

Continua depois da publicidade Escolha a líder global em monitoramento de vacas - Saiba mais

Por isso, ao formular uma dieta para vacas em lactação é muito importante se atentar para não superestimar a energia da dieta. Na Tabela 1, é possível constatar essa influência.

Tabela 1 – Efeito da quantidade de gordura suplementada na digestibilidade do AG suplementado.

Figura 1


De forma geral, observa-se uma redução na digestibilidade aparente dos AGs com maiores concentrações de gordura na dieta. Logo, a fonte de gordura ofertada deve ser levada em consideração, pois o CMS pode ser alterado por diferentes fontes de gordura.

Se a fonte de gordura for um AG insaturado, o CMS pode permanecer o mesmo, mas pode haver queda da gordura do leite e consequente aumento no escore de condição corporal (ECC), por isso o ECC se torna mais relevante, já que nesse novo modelo ele é considerado no cálculo de estimativa de CMS, podendo refletir problemas relacionados a redução de digestibilidade e consequente alterações no CMS relacionadas a gordura.

Continua depois da publicidade Clique Aqui!

Já para vacas em final de lactação, o NRC (2021) sugere que estas sejam alimentadas com dietas ricas em fibra e ácido palmítico para manutenção de ECC. Entretanto, a suplementação com gordura para vacas no final de lactação precisa passar por uma avaliação econômica criteriosa, já que possui um preço elevado devendo ser priorizada para uso na suplementação de categorias mais importantes, como vacas em início de lactação e vacas no pico de lactação.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
 

Autoras

Amanda Sant’Ana - Mestranda em Nutrição de Ruminantes, Departamento de Zootecnia, UFV
Ana Caroline Teles - Mestranda em Nutrição de Ruminantes, Departamento de Zootecnia, UFV
Polyana Pizzi Rotta -  
Professora Adjunta, Departamento de Zootecnia, UFV

 

 

Referências

Daley, V. L., Armentano, L. E., Kononoff, P. J., & Hanigan, M. D. (2020). Modeling fatty acids for dairy cattle: Models to predict total fatty acid concentration and fatty acid digestion of feedstuffs. Journal of Dairy Science, 103(8):6982-6999.

National Research Council. 2021. Nutrient Requirements of Dairy Cattle. 8th rev. ed. ed. National Academic Press, Washington DC.

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 4

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Ourofino

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcos Sant'Ana
MARCOS SANT'ANA

EM 01/07/2022

Parabéns, é sempre gratificante um resultado positivo de um trabalho onde se verifica impacto na estimativa de Energia Digestível (ED), redução da digestibilidade da dieta, e na Energia Metabolizável (EM), o que favorece também o meio ambiente.

Mais visualizadas de Família do Leite

25/06/2020

Laminite bovina: um perigo silencioso

08/07/2020

Diagnóstico de endometrite por escore de descarga vaginal

15/08/2023

Fatores estimulantes da síntese de proteína do leite

15/06/2022

NRC 2021: equações de predição de consumo de vacas lactantes

06/09/2022

NRC 2021: atualizações sobre proteína

25/08/2022

NRC 2021: esqueça o NDT na formulação de dietas

Mais leite, menos desafios.
Diamond V

Destaques de hoje

80% dos produtores já perderam leite por falhas de resfriamento, aponta enquete do MilkPoint
Produção de leite

80% dos produtores já perderam leite por falhas de resfriamento, aponta enquete do MilkPoint

A água da ordenha entra na conta da qualidade do leite; um estudo sobre o semiárido cearense
Produção de leite

A água da ordenha entra na conta da qualidade do leite; um estudo sobre o semiárido cearense

Comer menos, escolher melhor: como os GLP-1 mudaram o mercado de bens de consumo
Dairy Vision

Comer menos, escolher melhor: como os GLP-1 mudaram o mercado de bens de consumo

Supertufão Champi acende alerta para a agricultura asiática em meio a El Niño intenso
Giro de Notícias

Supertufão Champi acende alerta para a agricultura asiática em meio a El Niño intenso

GDT 414º registra nova valorização, puxada pelos leites em pó
Giro de Notícias

GDT 414º registra nova valorização, puxada pelos leites em pó

Quem produz o leite no Brasil? Confira os dados e principais tendências de 2026
Panorama de Mercado

Quem produz o leite no Brasil? Confira os dados e principais tendências de 2026

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?