ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Os componentes do preço do leite no Brasil

POR ANDRE ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES

ANDRE ROZEMBERG

EM 17/08/2023

4 MIN DE LEITURA

5
34

Atualizado em 16/08/2023

Quem acompanha o mercado lácteo no Brasil sabe que a formação e o comportamento do preço do leite pago ao produtor é um assunto complexo. Neste artigo irei falar sobre um estudo que fiz sobre como analisar o preço do leite pago ao produtor no Brasil ao longo do tempo. O artigo científico original publicado na Revista Brasileira de Zootecnia pode ser lido aqui.

É importante ressaltar que a análise seguiu procedimentos estatísticos rigorosos e não tem nenhum viés mercadológico, ou seja, não foi feito nenhum julgamento se o preço está alto ou baixo para produtores ou para indústrias.

O objetivo do estudo foi avaliar o comportamento do preço pago aos produtores olhando para os componentes de tendência, sazonalidade e ciclos. Além disso, testamos a importância de outras variáveis como o preço da ração, preços internacionais, importações e exportações.

Os preços do leite pago aos produtores foram os fornecidos pelo CEPEA no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2021. Os valores de ração foram formados pela composição de milho (60%) e soja (40%) com base nos valores obtidos na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná. As quantidades exportadas e importadas foram obtidas da base de dados do Centro de Inteligência do leite da EMBRAPA e os preços internacionais baseados nos valores da União Europeia e Oceania.

Na primeira parte da Figura 1 podemos observar o preço real (deflacionado) do leite pago aos produtores e logo abaixo os seus principais componentes: tendência, sazonalidade e o erro aleatório.

Figura 1. Preço do leite pago aos produtores no Brasil e os componentes tendência, sazonalidade e erro aleatório no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2019.

A tendência indica a direção em que o preço está se movendo ao longo do tempo. Pode-se observar que, ao longo dos anos, o preço real do leite está uma tendência de alta. 

O componente sazonalidade indica a variação de preço dentro do período de um ano e está muito correlacionado com as condições climáticas, oferta de alimento volumoso e consequentemente com a produção no Brasil.

O componente de erro aleatório pode ser entendido como o efeito de variáveis que não são captadas pelo modelo, mas que afetam o preço do leite. Podemos observar na última parte da Figura 1 que, após 2015, o efeito de variáveis não pertencentes a cadeia do leite fez com que o componente aleatório aumentasse a sua variação em relação ao período anterior.

Para exemplificar como o erro afeta o preço, podemos citar alguns eventos históricos, tais como: a crise política e econômica de 2015/16, a greve de caminhoneiros ocorrida em 2018, a pandemia de Covid19 em 2020 e o aumento de preço das commodities em virtude da guerra entre a Rússia e Ucrânia iniciada em 2022. Tudo isso fez com que o preço do leite aumentasse sua volatilidade nos últimos anos.

Outro resultado muito importante foi a identificação de um ciclo de 30 meses na série de preço. Os ciclos são oscilações de longo prazo que tendem a se repetir e geralmente são de difícil identificação. Neste caso, o ciclo observado pode estar correlacionado com as decisões dos produtores em descartar ou reter mais vacas nas fazendas e com o tempo necessário para cumprir o ciclo reprodutivo. Na Figura 2 podemos observar o padrão de longo prazo do ciclo e a amplitude que ele pode atingir, que nesse caso foi de até R$0.30 por litro entre os cinco modelos testados.

Figura 2. Componente cíclico do preço do leite pago aos produtores no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2019.


O preço da ração apesar de ter sido estatisticamente relevante, seu impacto na formação dos preços do leite pago ao produtor é bem reduzido pois seu efeito é indireto sobre o equilíbrio da oferta e demanda do mercado.

Finalmente, e não menos importante, o efeito das importações e exportações sobre os preços pagos aos produtores no Brasil. As análises indicam que os preços internos são muito mais afetados pelos valores praticados no mercado internacional do que efetivamente pelos volumes importados. Isso nos faz pensar que o mercado nacional de lácteos, apesar de ter um pequeno volume importado e exportado, sofre influência das informações sobre as cotações internacionais do leite.

Podemos concluir então, que a compreensão dos componentes estruturais (tendência, sazonalidade, ciclos e erro aleatório) e o acompanhamento dos eventos externos à cadeia são fundamentais para a construção de um raciocínio lógico sobre o comportamento do preço.

Em termos práticos, posso dizer que os modelos matemáticos podem ser muito úteis para auxiliar na formulação de políticas públicas e para a realização de previsões do preço do leite no Brasil

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

ANDRE ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES

Zootecnista, Doutor em Economia Aplicada. Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELA SOARES

SÃO PAULO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 21/08/2023

Infelizmente, o produtor familiar sempre ganhará pouco. Mas os atravessadores do leite, viajam de lancha.
Que absurdo.
WEDER DE LIMA VIEIRA

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/08/2023

O que o senhor acredita ser o empecilho para que se aconteça com o leite o que ocorre com qualquer outra mercadoria, em que quem vende sabe por quanto está vendendo. O leite o Produtor não sabe o preço de venda do seu produto, e vem a saber as vezes 45 dias depois de entregue seu produto. Como corrigir essa prática?
ELIEZER FURTADO DE CARVALHO

SILVÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/08/2023

Uma forma de amenizar a perda de valor do seu produto por parte dos produtores, em razão da inflação que ocorre durante a espera entre a entrega do leite ao laticínio e o recebimento do valor, seria os produtores se unirem, junto entidades "representativas" da classe, como a ABRALEITE, Federações Estaduais e outras, em busca de se fortealeceram nas negociações com os laticínios, criando uma condição capaz de gerar uma correção monetária sobre o valor a receber, durante o tempo entre a entrega e o recebimento pelo produto.
MAIKEL WILLIAM GRASEL

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/08/2023

Um trabalho que tenha foco na formação de preços por si só já se torna muito interessante, porém quando vemos neste trabalho os diferentes pesos das variáveis que impactam no preço ao produtor, nos trás uma riqueza de informação muito importante, capaz de refinar nossa capacidade de construir cenários. Parabéns Dr André! Vamos ficar aguardando às futuras atualizações das tendências, dos ciclos e etc.
ANDRE ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES

AQUIDAUANA - MATO GROSSO DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 17/08/2023

Obrigado pelo comentário Maikel! Vamos seguir acompanhando sim. Esse mercado é muito volátil...usando o jargão...em 5 minutos tudo pode mudar. Abs.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures