ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Separação de tecnologias na produção de leite

VÁRIOS AUTORES

ANDRE ROZEMBERG

EM 08/05/2023

3 MIN DE LEITURA

1
9

Será que as tecnologias para produção leiteira são separáveis? Qual grupo de tecnologias tem maior impacto nos sistemas de produção?

Essas foram as duas perguntas que tentamos responder ao escrever o artigo Inseparability of Dairy Farming Technologies and Their Impacts on Milk Production Systems in Brazil e que foi publicado na revista Tropical Animal Science Journal em junho de 2022 e pode ser acessado na integra aqui.

leite futuro

O objetivo inicial desta pesquisa foi medir qual grupo de tecnologias teria maior impacto no desempenho dos sistemas de produção de leite. Para isso, coletamos dados de 155 produtores no Estado do Paraná sobre o uso de diferentes tipos de tecnologias. Na tabela 1 podem ser visitas as características dos produtores estudados.

O procedimento estatístico utilizado foi uma técnica de agrupamento e a elaboração de uma equação que permitisse medir os impactos dos grupos de tecnologias sobre algumas medidas de desempenho dos sistemas.

Tabela 1. Características dos produtores participantes da pesquisa.

dados sistemas

Em um primeiro momento, ficamos um pouco decepcionados com os resultados, pois o procedimento estatístico agrupou fortemente tecnologias com características distintas. Por exemplo, nós esperávamos que as tecnologias de melhoramento genético, reprodução e de nutrição ficassem em grupos diferentes, pois assim, poderíamos medir quais deles teriam mais força para modificar o desempenho dos sistemas de produção.

No entanto, ao contrário do esperado, as tecnologias de melhoramento genético, reprodução e suplementação concentrada ficaram agrupadas e não puderam ser separadas (Grupo 3, Tabela 2). Assim como a suplementação por mérito produtivo não se separou de tecnologias relacionadas a produção de volumosos e estrutura de maquinários da fazenda (Grupo 1, Tabela 2), indicando também dependência entre elas.
 

Tabela 2. Lista das tecnologias avaliadas e os respectivos agrupamentos obtidos.

dados sistemas

Esse resultado, é uma forte evidência de que a decisão de uso de uma tecnologia não é uma ação isolada dentro do sistema de produção, ou seja, ela vem acompanhada de modificações mais amplas na rotina ou na estrutura da fazenda.

A inseparabilidade das tecnologias ser revelou como sendo o nosso principal achado científico nessa pesquisa. Ao dizer que não conseguimos separar as tecnologias com tratamentos estatísticos, validamos algo que os produtores de leite já sabem a muito tempo na prática, ou pelo menos deveriam saber.

O segundo resultado importante da pesquisa diz respeito a força que cada grupo de tecnologia tem sobre o desempenho dos sistemas de produção. A produtividade das vacas foi o indicador mais afetado pelos grupos de tecnologia (0,502), seguidos de valores semelhantes para a produtividade da terra (0,275), composição do rebanho (0,259) e produtividade de mão de obra (0,231), Ajustamento Geral na Tabela 3.

O Grupo 3, composto por genética, nutrição e reprodução foi o que melhor explicou o desempenho das variáveis de produtividade das vacas (0,629) da terra (0,403) e a estrutura do rebanho (0,409). A produtividade da mão de obra foi explicada de forma semelhante pelos grupos de tecnologias.

Tabela 3. Capacidade de explicação de cada grupo de tecnologia e o ajustamento geral dos grupos sobre diferentes medidas de desempenho dos sistemas de produção.

dados sistemas

Portanto, para um equilíbrio do sistema de produção, os aspectos da nutrição, do melhoramento e da reprodução devem estar sempre alinhados nas decisões estratégicas das fazendas e devem ser as prioridades quando se pensa em ganhos de produtividade dos principais ativos do sistema, rebanho e terras.

Por fim, temos como lição deste trabalho, que a decisão de adotar uma tecnologia nunca vem sozinha, ela traz implicações em diferentes setores da fazenda ou altera o manejo e os sistemas em vários aspectos. Um exemplo disso é a adoção de compost barns.

Quando o produtor decide fazer um galpão, na verdade ele está decidindo, na maioria dos casos, alterar a alimentação, o padrão genético, o treinamento da mão de obra, o manejo de dejetos etc., mesmo que isso não tenha sido a intensão inicial.

Espero que tenham gostado desta análise.     
   

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Referência

Lima, P.G.L., Damasceno, J.C., Simões, A.R.P., Borges, J.A.R., Bánkuti, F.I., 2022. Inseparability of Dairy Farming Technologies and Their Impacts on Milk Production Systems in Brazil. Trop. Anim. Sci. J. 45, 249–246. https://doi.org/10.5398/tasj.2022.45.2.239

ANDRE ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES

Zootecnista, Doutor em Economia Aplicada. Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

PEDRO GUSTAVO LOESIA LIMA

Doutorando em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Membro do Grupo de Inteligência em Sistemas de Produção Animal e Ambiental (GISPA).

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARNALDO PRATA NEIVA JUNIOR

RIO POMBA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 09/05/2023

Parabéns aos autores pelo trabalho...
Ótimas reflexões...
At.te,

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures