ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Startup desenvolve produto para controle biológico de carrapatos

POR MAYSA SERPA

AGTECH GARAGE

EM 14/10/2019

3 MIN DE LEITURA

14
14

O carrapato do boi é um dos mais importantes parasitas de bovinos, causando significativas perdas de produção, estimadas em US$ 3,24 bilhões de dólares anuais, no Brasil (GRISI et al., 2014).  A forma mais comum de combate é por meio de agentes químicos, que podem deixar resíduos em produtos de origem animal e ser tóxicos para animais e seres humanos. Além disso, tem sido observada uma crescente aquisição de resistência por parte dos carrapatos aos princípios ativos utilizados, sendo necessário o desenvolvimento de formas alternativas de controle.

Foi neste contexto que surgiu, em 2015, a Decoy Smart Control, startup especializada em controle de pragas. Segundo Túlio Nunes, sócio fundador, o objetivo foi de “oferecer uma forma eficaz e limpa para combater o carrapato do boi”. Para isso, a empresa desenvolveu um produto baseado em controle biológico, estratégia muito utilizada na agricultura brasileira. “Nós somos a primeira empresa a levar o controle biológico para o contexto da saúde animal. Essa era uma lacuna do mercado, até então”, disse Túlio.

O controle biológico tem como princípio relações pré-existentes na natureza, podendo ser utilizado nos mais diversos contextos, como no combate de pragas da agricultura e pecuária em grandes propriedades comerciais ou, até mesmo, de pragas urbanas nas casas das pessoas. É uma forma sustentável de lidar com o problema, pois dispensa o uso de agentes químicos agressivos ao meio ambiente e que podem contaminar o solo e a água (LABARTHE, 1994; SAMISH; GINSBERG; GLAZER, 2004).

controle biologico carrapato fungoO produto da Decoy utiliza um tipo de fungo, inimigo biológico natural dos carrapatos, que é reproduzido em larga escala em laboratório. Quando distribuído em grande quantidade sobre o ambiente acometido, entra em contato com o carrapato do boi, penetra seu corpo e prolifera-se, levando a morte do parasita em alguns dias.

Dois produtos foram desenvolvidos pela empresa utilizando essa tecnologia, um para ser aplicado no rebanho e outro na pastagem, onde ficam 95% dos carrapatos de uma propriedade. “Desse modo, com a utilização combinada dos dois produtos, a Decoy propõe um tratamento estratégico do carrapato, reduzindo, assim, a infestação total da propriedade e produzindo melhores resultados para os produtores”, explicou Túlio. Além disso, o produto não deixa resíduos no leite e pode ser utilizado em todo o rebanho, inclusive em vacas prenhes e bezerras.


Orelha de um animal infestado (A) e após a aplicação do produto (B).


Comparativo do pré e pós tratamento com sete dias de intervalo.

Pelo fato de reduzir o uso de químicos, a estratégia de controle tem forte apelo para produtores de leite orgânico. Porém, segundo Túlio, também tem despertado o interesse de produtores tradicionais, visto que as substâncias químicas têm perdido cada vez mais a eficácia no controle do carrapato.


Carrapato seco

Sabendo que esta praga é de extrema importância para a pecuária leiteira, a Decoy resolveu atuar diretamente no setor e estabeleceu um programa de parcerias com pecuaristas. “Nós disponibilizamos a tecnologia de controle biológico de carrapatos aos produtores pelo período de 12 meses. Em contrapartida, eles fornecem informações sobre os resultados do tratamento e uma ajuda de custo para o desenvolvimento das pesquisas. Atualmente, esse programa conta com mais de 40 propriedades parceiras em diferentes regiões do Brasil, com resultados excelentes”, contou o sócio fundador. Confira o depoimento de um produtor, aqui:

Para finalizar, Túlio apontou os próximos passos da empresa. “Visamos a expansão do programa de parcerias com os pecuaristas e a finalização do registro do produto junto ao Mapa. Além disso, estamos focados no desenvolvimento de tecnologias de combate a outras pragas, como o carrapato do cachorro, o cascudinho das granjas e o ácaro da abelha. O potencial que o controle biológico oferece é enorme e o nosso objetivo é tornar essa ferramenta uma realidade para a saúde animal”.

Referências bibliográficas

GRISI, L. et al. Reassessment of the potential economic impact of cattle parasites in Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 23, n. 2, p. 150-156, 2014.

LABARTHE, N. V. Biological control of tick populations: review and reflections. Cadernos de Saúde Pública, v. 10, n. 1, p. 47-52, 1994.

SAMISH, M.; GINSBERG, H.; GLAZER, I. Biological control of ticks. Cambridge University Press, v. 129, n. S1, p. S389-S403, 2004.

 

MAYSA SERPA

Médica Veterinária, MSc. e doutoranda em Sanidade Animal pela UFLA.

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE AUGUSTO GONÇALVES

EM 15/01/2021

gostaria de desenvolver um trabalho comercial aqui na capital ( São Paulo ) região.Sou quimico formaado pela usp de ribeirão preto e atuo a 20 anos na area comercial ( outro segmento).
joseaugusto.g@terra.com.br 11 996097470.
caso tenham interesse , minha familia é de Batatais tenho facilidade para viagens.
obrigado
GENILSON TADEU SILVA

MUTUM - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 18/03/2020

Minha pergunta é com foco no controle da febre maculosa, na zona urbana nos município onde há presença de vetores.
Qual a eficiência do produto no controle do carrapato estrela que acomete principalmente nos equinos e capivaras.
SONIA LOPO

IBICARAÍ - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/11/2019

É possível contactar a empresa responsável? Tenho interesse em adquirir o produto e/ou participar da pesquisa.
DECOY SMART CONTROL

SERTÃOZINHO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 12/11/2019

Olá, Sônia. Para mais informações entre em contato pelo (16) 996272025 ou faça um cadastro pelo site https://www.decoysmart.com/ que logo retornaremos. Obrigado.
FLAVIO VELHO

MINAS DO LEÃO - RIO GRANDE DO SUL

EM 16/10/2019

Muito interessante a matéria. Tenho gado de corte mas gostaria de participar do estudo. Os prejuízos em minha propriedade são grandes . Meu e-mail: flaviojpvelho@gmail.com. Meu cel 51999828999
DECOY SMART CONTROL

SERTÃOZINHO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 16/10/2019

Olá, Flávio. Obrigado pelo interesse. Entraremos em contato.
IRAUTO GOMES DE MELO

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/10/2019

Quero saber onde consigo esse produto.
DECOY SMART CONTROL

SERTÃOZINHO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 15/10/2019

Olá, Irauto. Para mais informações entre em contato pelo (16) 996272025 ou pelo site https://www.decoysmart.com/
RONALDO CASTRO MOREIRA

WENCESLAU BRAZ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/10/2019

Graças a Deus, uma luz no fim do túnel.
JAQUESFRANC MARTINS COELHO

BALSAS - MARANHÃO

EM 14/10/2019

Quero saber onde consigo o produto
DECOY SMART CONTROL

SERTÃOZINHO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 14/10/2019

Olá, para mais informações entre em contato pelo (16) 996272025 ou pelo site https://www.decoysmart.com/
MÁRIO GÂNDARA

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/10/2019

como funciona a aplicação nos piquetes? Esta modalidade de Aplicação já está disponível? Atualmente desde 2015 estou trabalhando noutro seguimento. Fiz um Leilão de liquidação de meu plantel leiteiro e agora só estou trabalhando com gado de corte. Há interesse na parceria com o gado de corte também? Em minha região, principalmente quando trabalhava com gado de leite tínhamos grande infestação de carrapatos. Isso os produtores da re4gião sentem também. Se houver interesse, qual o custo do produto por hectare?
DECOY SMART CONTROL

SERTÃOZINHO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 14/10/2019

Olá, Mário. Sim, já temos a tecnologia para a aplicação na pastagem e também já temos parceiros na produção de gado de corte. Para maiores informações entre em contato pelo (16)996272025 ou pelo nosso site https://www.decoysmart.com/

Obrigado.
LAIS RAIANE SOARES ALVES

UBERABA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 14/10/2019

Qual o nome científico do fungo?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures