ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Peptídeos bioativos em queijo de cabra

VÁRIOS AUTORES

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

EM 27/05/2024

1 MIN DE LEITURA

0
5

Os peptídeos bioativos são moléculas derivadas de proteínas, as quais são capazes de desempenhar funções em nosso organismo, tais como estímulo do sistema imunológico, ação antioxidante e/ou antimicrobiana, atividade anti-hipertensiva, entre outras. Esses peptídeos são obtidos de forma natural, à partir de processos fermentativos e/ou da digestão.

Artigo recentemente publicado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba, UNICAMP, ITAL e EMBRAPA apontou para presença 30 peptídeos bioativos em queijo de coalho feito com leite de cabra, a maior parte deles com atividade anti-hipertensiva. A hipertensão arterial é um problema de saúde muito prevalente na sociedade e que traz diversas comorbidades. Associado ao uso de medicamentos, outras estratégias não farmacológicas também podem ser úteis para controle da pressão do sangue.

Para obtenção deste queijo foi empregada uma cultura autóctone obtida de leite de cabra, chamada L. plantarum CNPC003. Essa cultura lática é potencialmente probiótica e foi isolada por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Núcleo Regional Nordeste da EMBRAPA Caprinos e Ovinos).

Pesquisas como essa são importantes para obtenção de alimentos funcionais promotores de saúde e que agregam valor à produção rural.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Referência

COSTA, C N M; DE OLIVEIRA, J M C; ALVES, A M S; DE LIMA, K Y G; CAMPOS, M I F; DO EGITO, A S; DOS SANTOS, K M O; GONÇALVES, M C; DE SOUZA, E L; PACHECO, M T B; ANTUNES, A E C; OLIVEIRA, M E GOMES . Effect of Lactiplantibacillus plantarum CNPC003 and milk pasteurization on artisanal goat coalho cheese characteristics. INTERNATIONAL DAIRY JOURNAL, p. 105972-x, 2024. https://doi.org/10.1016/j.idairyj.2024.105972

 

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/UNICAMP. Graduação em Nutrição (UFPEL), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (FAEM/UFPEL), Doutorado em Alimentos e Nutrição (FEA/UNICAMP), Pós Doutorado no TECNOLAT/ITAL.

CAMILA NEVES MEIRELES COSTA

MARIA ELIEIDY GOMES DE OLIVEIRA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures