ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que fazer para controlar mastite ambiental?

ONFARM - O PRODUTOR EM PRIMEIRO LUGAR, SEMPRE

EM 14/07/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0

Neste texto, explicaremos o que é mastite ambiental, como ela pode surgir e as melhores formas para seu controle

O motivo mais comum para o aparecimento de novos casos de mastite nos rebanhos leiteiros são as infecções causadas principalmente por bactérias. Essas bactérias chegam ao quarto mamário do animal de diferentes maneiras, e uma delas é pelo ambiente onde a vaca fica. Quando o reservatório principal dessas bactérias é o ambiente, temos então o grupo de patógenos ambientais; ou seja, onde a transmissão ocorre do ambiente para a vaca.

Os principais patógenos ambientais são os coliformes e os Streptococcus ambientais. Os grupos de coliformes são bactérias Gram-negativas, onde encontramos Escherichia coli, Klebsiella spp., Serratia spp., Citrobacter spp. e Enterobacter. No entanto dentro dos grupos de Streptococcus ambientais, as bactérias mais comuns causadoras de mastite são o Streptococcus uberis, Streptococcus dysgalactiae, Enterococcus spp., Lactococcus spp. e Streptococcus canis. Esses patógenos, de forma geral, encontram-se no ambiente, principalmente em locais onde há o acúmulo de lama, esterco, barro. Sendo assim, o contato do úbere das vacas com o ambiente infectado pode levar a ocorrência de novos casos de mastite ambiental.

De forma geral, os casos de mastite ambiental são de curta duração, sendo principalmente com presença de sinais clínicos, com alta incidência após o parto. Além disso, não há alteração na CCS de tanque e na CCS individual em casos clínicos. No entanto, o CCS individual pode aumentar em casos de mastite subclínica, mesmo esses sendo menos frequentes e de curta duração.

Então, como podemos evitar a ocorrência de novos casos de mastite causados por patógenos ambientais?

Principalmente, higiene e manejo!

Mastite ambientalPara a manutenção da higiene do úbere das vacas, devemos dar atenção à limpeza das camas onde os animais deitam. Elas devem estar limpas, secas e confortáveis para que não seja uma fonte de transmissão. Da mesma forma, a higiene e manutenção adequada das instalações das vacas em lactação, vacas secas e maternidade, e claro da ordenha.

Ainda, um fator de extrema importância está associado à rotina de ordenha, onde é preciso estar devidamente alinhado todos os processos para que seja possível melhorar cada vez mais a não ocorrência de novos casos de mastite.

Na rotina de pré-ordenha, ou seja, quando o animal ainda está em preparação para a ordenha de fato, a condição de higiene do úbere é muito importante. O intuito dessa rotina é deixar os tetos limpos, secos e estimulados para que se possa colocar as teteiras. Normalmente evita-se o uso de água nesse momento, para que a sujidade do úbere não acabe contaminando os tetos das vacas.

Descartar os primeiros jatos de leite é essencial

O descarte dos primeiros jatos de leite, além de detectar mastite clínica, também serve para descartar o leite com maior contaminação microbiana, assim como estimular a descida do leite. Em seguida, o uso de pré-dipping é um dos processos mais importantes. Com a desinfecção dos quartos mamários em boas condições de limpeza, sem presença de matéria orgânica, para que a eficácia seja garantida, há a redução do risco de uma possível nova infecção. Essa prática pode reduzir em 5 vezes a CBT (contagem bacteriana total do tanque), além de reduzir em 50% a chance de novos casos de mastite ambiental. Os principais produtos para essa desinfecção dos tetos são à base de iodo, peróxido de hidrogênio, clorexidina e hipoclorito de sódio; é necessário no mínimo 30s de contato do produto com a pele do teto.

Após a desinfecção, é realizada a secagem de cada teto, utilizando toalhas de papel ou então reutilizáveis. Sendo assim, com tetos limpos, secos e estimulados, é possível colocar o conjunto de teteiras e iniciar a ordenha. Durante a ordenha, é válido observar as condições de vácuo do sistema, assim como possível entrada de ar e deslizamento da teteira o que também acaba sendo um fato de risco de uma nova infecção e de um possível aumento de CBT.

Após a retirada do conjunto de teteiras, o uso do pós-dipping é o ponto principal para evitarmos novas infecções, tanto de patógenos contagiosos como ambientais. Os desinfetantes tipo barreira podem reduzir novas infecções por patógenos ambientais. Os principais produtos para a desinfecção dos tetos pós-ordenha são à base de iodo, clorexidina, hipoclorito de sódio, ácido láctico e dióxido de cloro. É muito importante aplicar a solução de pós-dipping em toda a superfície do teto.

De forma geral, para diminuir os riscos de um novo caso de mastite ambiental é preciso olhar para o manejo da fazenda como um todo. Desde a higienização das instalações até a rotina de ordenha, para que seja possível entender a origem desses patógenos, e assim manter não só a saúde dos animais, mas também a qualidade do leite.

Fonte: Santos, M.V.; Fonseca, L.F.L. Controle da Mastite e Qualidade do Leite, Desafios e Soluções. Pirassununga-SP.: Edição dos autores, 2019, 301p.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures