ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que são Staphylococcus não-aureus (SNA) e qual a importância na mastite?

O grupo de bactérias classificado como Staphylococcus não-aureus (SNA), também conhecido como Staphylococcus coagulase negativa (SCN), são patógenos do gênero Staphylococcus, os quais têm alta prevalência em casos de mastite. Esses patógenos habitam principalmente a pele e o canal do teto. O principal patógeno classificado como SNA encontrado isolado em amostras de leite com mastite é o Staphylococcus chromogenes, ele assim como as outras espécies desse grupo, tem origens distintas, associadas à vaca ou ao ambiente.

As infecções causadas por esses patógenos apresentam baixo impacto, alterando pouco a produção e composição do leite, podendo apresentar aumento da contagem de células somáticas (CCS). Um estudo realizado a partir de 21 rebanhos leiteiros, com o objetivo de identificar alterações na produção, CCS e composição do leite em infecções subclínicas por SNA, mostrou que apenas a alteração de CCS é significativa, não apresentando alteração em relação à produção e composição do leite dos animais avaliados (TOMAZI et al., 2015).

SNAAs infecções por esses agentes podem ocorrer no período de pré-parto ou durante a lactação. É de extrema importância a manutenção da higiene nas instalações onde as vacas se encontram, evitando principalmente o acúmulo de matéria orgânica, assim como a higienização correta dos conjuntos de ordenha.

SNA respondem muito bem aos tratamentos com antimicrobianos (cura de 80 a 90% dos casos), no entanto vacas com mais lactações tem menores chances de cura. O tratamento é indicado em casos de MC moderados e graves, assim como, em casos de mastite persistentes causados por esses patógenos. Além disso, esses patógenos apresentam altas taxas de cura espontânea, sem a utilização de qualquer tratamento, principalmente em casos leves de mastite clínica e casos de mastite subclínica em primíparas.

 

Autores: Brunna Granja e Eduardo Pinheiro ambos do time OnFarm

 

Referências:

Santos, M.V.; Fonseca, L.F.L. Controle de mastite e qualidade do leite – Desafios e soluções. Pirassununga – SP: Edição dos autores, 2019. 301 p.

Tomazi, T.; Gonçalves, J.L.; Barreiro, J. R.; Arcari, M.A.; Santos, M.V. Bovive subclinical intramammary infection caused by coagulase-negative staphylococci increases somatic cell count but has no effect on milk yield or composition. Journal of dairy Science, v. 98, p. 3071-3078, 2015.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint