ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vai investir em uma Ordenha Carrossel? Saiba tudo sobre o assunto!

POR DELAVAL

DELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTE

EM 16/04/2020

6 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 16/04/2020

Muito se fala em eficiência na produção de leite e, sempre que este assunto vem à tona, o tipo de equipamento de ordenha configura um importante aspecto para sua obtenção. Apesar de ser um dos mais antigos equipamentos de ordenha canalizados já inventados, a Ordenha Carrossel ou o equipamento conhecido na DeLaval como Rotatória ainda intriga alguns produtores de leite e consultores da área pela sua aparente complexidade, mas que, em poucas palavras, tentaremos explicar sua simplicidade e principais benefícios. 

O primeiro modelo de Ordenha Carrossel foi lançado em 1930 na Europa e, mesmo após melhorias de desenho e avanços tecnológicos, o conceito do equipamento rotativo permanece praticamente intacto e ajuda produtores de leite a ampliarem seus negócios por todo o mundo até os dias de hoje.

O que é uma Rotatória ou Ordenha Carrossel?

As Rotatórias são sistemas de ordenha que garantem uma rotina de ordenha padronizada e eficaz permitindo extrair o máximo potencial produtivo do seu rebanho, em menos tempo com menos mão de obra. A DeLaval possui plataformas rotatórias personalizadas que otimizam o rendimento de ordenha do rebanho através de uma produtividade constante.

A que tipo de fazenda se aplica a Ordenha Carrossel?

A Ordenha Carrossel  é aplicável para gado a pasto, com ou sem alimentação individual na sala de ordenha e para gado confinado (raças maiores ou menores). O número de baias varia de 24 a 106 animais ordenhados a cada rotação completa, respeitando sempre uma sequência básica de funcionamento.

Conheça alguns cases de sucesso de uso do sistema de Rotatórias da DeLaval:

Ordenha Carrossel Fazenda Santa Luzia:

Ordenha Carrossel Fazenda Bom Retiro:

Como funciona uma Ordenha Carrossel?

A Ordenha Carrossel funciona da seguinte maneira:

  • Primeiro, os animais chegam até a plataforma rotativa através da sala de espera por meio de um portão aproximador automático (preferencialmente);

  • Em seguida, adentram a plataforma por um acesso individualizado, onde posicionam-se já para o processo de ordenha;

  • Uma vez na plataforma (em movimento giratório) iniciam-se os procedimentos de ordenha:

    • Teste da caneca telada e pré-dipping (normalmente na posição da segunda baia em relação à baia de entrada na plataforma).

    • Secagem dos tetos e colocação do conjunto de ordenha (normalmente entre as posições das baias 7 e 9 em relação à baia de entrada) – o importante aqui é que se dê tempo de atuação do produto aplicado no pré- dipping e tempo da descida do leite;

    • Monitoramento dos conjuntos de ordenha e recolocação (caso haja algum desacoplamento antecipado). Em muitos casos essa tarefa é compartilhada com quem faz o pós-dipping;  

    • Pós-dipping que se inicia, normalmente, a partir do quarto final da rotação da plataforma. Saiba mais sobre o lançamento de 2020 da DeLaval, o OceanBlu Barrier

  • Segunda volta (exceções), caso a primeira não tenha sido suficiente para a retirada completa do leite. 

  • Saída da plataforma e caminhada rumo à água, comida, descanso ou algum manejo.

Que tipos de Rotatórias, ou Ordenha Carrossel, existem hoje?

Conceitualmente, podemos dividir as rotatórias entre 3 tipos:

Ordenha Carrossel - Ordenha Interna

No caso da ordenha interna, os ordenhadores se posicionam internamente à plataforma. 

De uma maneira geral, as rotatórias de ordenha interna e também chamadas de “Espinha de Peixe” são empregadas em propriedades de pequeno a médio porte (de 150 a 450 animais em lactação), sendo um sistema que permite uma ótima visualização de todos os animais durante a ordenha e requer menos mão de obra no fosso. Normalmente são propriedades familiares, sendo os ordenhadores membros da família. 

Ordenha Carrossel - Ordenha externa

No caso da ordenha externa, os ordenhadores se posicionam externamente à plataforma. A ordenha externa,  também chamadas de “Paralelas”, são as eleitas para grandes operações, rebanhos acima de 450 vacas em lactação. 

Ordenha Carrossel - Ordenha robotizada

Não há ordenhadores e, sim, robôs executando os procedimentos de ordenha.

As de “ordenha robotizada” se aplicariam para os dois perfis já citados buscando, principalmente, redução de custos com mão de obra e consistência no manejo da ordenha.

Por que investir em uma Ordenha Carrossel?

São vários os benefícios de se investir em um sistema de rotatória, ou Ordenha Carrossel, na sua fazenda. Seus principais benefícios são:

Rendimento de ordenha:

O fato de as vacas se moverem em uma plataforma circular em direção aos ordenhadores, contribui para um fluxo contínuo e padronizado de animais durante todo o processo de ordenha.

São equipamentos que permitem ao produtor atingir capacidades de ordenha de mais de 600 vacas por hora, dependendo de alguns outros fatores, como: tamanho da plataforma, treinamento dos ordenhadores, produtividade animal, manejo da entrada dos animais, procedimentos de ordenha, e etc. 

Além disso, à medida em que os ordenhadores e vacas vão se acostumando com a rotina de ordenha, gradativamente, é possível que se aumente a velocidade de rotação da plataforma, sempre respeitando a adaptação de ambos: vacas e pessoas.

Conforto animal: 

Dentro da Rotatória, cada vaca é posicionada individualmente em sua baia, desenhada especificamente para suas dimensões, de acordo com sua raça (ex.: Holandês, Jersey ou mestiças). 

Mesmo individualizadas, as vacas continuam mantendo contato visual com suas companheiras, o que as deixam mais tranquilas e confortáveis. 

Além disso há a possibilidade de alimentação individualizada na própria baia e, na maioria das fazendas, opta- se por piso de borracha, o que confere ótimo conforto durante a ordenha.

Conforto aos ordenhadores: 

Um ordenhador estacionário, que foca em sua atividade, tende a fazê-la melhor e com mais consistência.

A rotina de ordenha em uma rotatória permite ao ordenhador o mínimo de caminhada diária, se comparado com os outros sistemas de ordenha, (um ordenhador chega a caminhar cerca de metade da distância que percorreria em um equipamento estático tipo “paralelo”). Além seu bem-estar, ele pode dar foco total em sua tarefa, visto que não mais precisa se preocupar com o posicionamento dos animais, ou seja, os animais chegam até ele já bem posicionados.

Mais leite por hora de operação: 

A Ordenha Carrossel responde com alta capacidade à medida em que o rebanho cresce. Diretamente ligado ao rendimento de ordenha, a possibilidade de se ordenhar mais vacas por hora permite ao produtor contar com um incremento de receita, viabilizando seu projeto atual e/ou facilitando sua tomada de decisão, para futuros investimentos.

Possibilidade de robotização: 

Com o cenário de mão de obra para ordenha cada vez mais complicado, seja por disponibilidade, qualidade e custos, hoje temos a possibilidade de automatizarmos o trabalho através de robôs, o pré e/ou pós-dipping (DeLaval TSR®) e, no caso de automatização completa, todo o processo de ordenha (DeLaval AMR®).

O TSR™, robô de pós-dip da DeLaval, permite a perfeita higiene pós-ordenha em rotatórias. Com capacidade de higienizar 400 vacas por hora, o TSR garante através de seus sensores tecnológicos maior rentabilidade reduzindo a necessidade de mão de obra.

Você sabia?

  • Uma vez com o conjunto de ordenha acoplado, todas as vacas têm o mesmo tempo, invariável, para retirada do leite (tempo de uma rotação completa).

  • A velocidade de rotação pode ser ajustada de acordo com o tempo de ordenha dos grupos. Dessa forma é possível combinar a agilidade dos ordenhadores com o tempo de ordenha das vacas, chegando ao máximo rendimento.

  • A limpeza externa do equipamento pode ser otimizada enquanto os últimos animais ainda estão em rotação na plataforma, sem perdas de tempo.

Que fatores considerar ao investir em uma Rotatória?

As Rotatórias, ou Ordenhas Carrossel, são equipamentos extremamente robustos e eficientes, porém são vários os fatores que determinam a decisão de investir em um ou outro modelo de equipamento de ordenha: 

  • Qualidade da mão de obra e sua resposta ao aumento de rendimento.

  • Estilo do gerenciamento dessa mão de obra.

  • Relação custo-benefício (rendimento de ordenha).

  • Conforto aos ordenhadores (retenção de funcionários)

  • Longevidade animal (pelo conforto obtido no processo de ordenha)

  • Produtividade animal

  • Construção civil para o centro de ordenha 

  • E experiência na atividade. 

O mais importante para a assertividade nesta decisão é o entendimento claro sobre os objetivos da fazenda e sua relação com o novo investimento pensado.

Para saber mais sobre os sistemas de Ordenha Carrossel da DeLaval, entre em contato pelo box abaixo, acesse: www.delaval.com ou solicite um orçamento via comunicacao@delaval.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures