ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Quais as diferenças entre um equipamento canalizado Linha Média e Linha Baixa

Existem muitas dúvidas e conceitos errados em relação aos equipamentos canalizados linha média e baixa.

O equipamento linha média é o mais convencional e comercializado na maioria dos mercados, agora observamos uma crescente demanda por esse produto em países tradicionais de linha baixa. Ambos os modelos são contemplados pela Norma ISO 5707-2007.   

A diferença entre os 2 equipamentos está, principalmente, no posicionamento da tubulação de leite. Na linha média a tubulação de leite está situada a 1000 a 1200 mm acima do piso onde estão as vacas, enquanto na linha baixa a tubulação de leite está localizada a 300 – 600 mm abaixo do piso onde estão os animais.

Linha Média

Fonte: Cartilha CBQL

Linha Baixa

Fonte: Cartilha CBQL

Outra diferença está no nível de vácuo de trabalho do equipamento; na linha média ele deve estar entre 46-48 Kpa, pois o leite precisa subir 1000 a 1200 mm, saindo do úbere da vaca até a tubulação de leite. Na linha baixa o leite desce do úbere até a tubulação que está a 300-600 mm abaixo do piso das vacas, neste caso é necessário um nível de vácio mais baixo, entre 42 e 44 kpa.

Níveis de vácuo de trabalho recomendados pela DeLaval:

Tipo de Equipamento

Nivél vácuo

Linha média

46-48 kpa

Linha baixa

42-44 kpa

Apesar das diferenças de níveis de vácuo requeridas, segundo as normas ISO 5707:2007, durante o fluxo máximo de leite o vácuo médio no interior do coletor deve estar entre 32–42 Kpa, independente do tipo de instalação. Os equipamentos DeLaval são dimensionados para trabalharem entre 35 – 36 Kpa no fluxo máximo de leite. Portanto, para a vaca não existe nenhuma diferença ao ser ordenhada por uma linha baixa ou linha média, a qualidade da ordenha será a mesma.

Outro ponto importante é entender o conceito de equipamento simples ou duplo. Em equipamentos simples existe apenas uma tubulação de leite no centro do fosso, a unidade de ordenha é dividida entre duas vacas e,esse sistema é utilizado exclusivamente em equipamentos canalizados tipo linha média. No sistema simples a unidade de ordenha é divida entre duas vacas, por isso, o ordenhador deve estar bem treinado para saber o momento correto para preparar os animais para ordenha e proveitar melhor o tempo para a descida do leite.

O sistemas duplo, pode ser utilizado tanto em equipamentos tipo linha baixa como linha média. O equipamento é montado com duas tubulações de leite, uma em cada lado do fosso. Metade das unidades estão de um lado e a outra metade do outro. A grande vantagem do equipamento duplo é que cada vaca, na linha de ordenha, possui uma unidade ordenha exclusiva. Dizemos comummente que neste sistema a unidade de ordenha espera a vaca, enquanto no simples, a vaca espera a unidade de ordenha.

Vantagens e desvantagens dos equipamentos simples e duplo:

Equipamento

Simples

Duplo

- Unidade de ordenha dividida entre duas vacas

- Uma unidade de ordenha para cada vaca

- Menor investimento inicial

- Maior investimento inicial

- Utilizado exclusivamente em equipamentos tipo linha média

- Pode ser utilizado em equipamentos tipo linha média ou baixa

Em ambos sistemas os animais podem ser ordenhados da maneira rápida, gentil e completa sem nenhum comprometimento da saúde da glândula mamária ou da qualidade do leite.

O importante é a mão-de-obra estar preparada e treinada para entender que, independente do modelo do equipamento, temos apenas entre 60 e 90 segundos para colocar a unidade de ordenha na vaca após o início da preparação dos tetos.

Para saber mais, entre em contato pelo box abaixo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.