ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que você deve saber sobre um tanque de resfriamento de leite

POR DELAVAL

DELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTE

EM 16/03/2018

5 MIN DE LEITURA

54
5

Refrigerar o leite é algo mais do que seu armazenamento em baixas temperaturas até o momento de sua coleta. Somente um resfriamento rápido e armazenamento sob temperatura de 4º C a 6º C é capaz de reduzir o crescimento de micro-organismos. O correto resfriamento é o único caminho para produzir leite de qualidade e alcançar melhores preços.

Você sabia que existem normativas para Tanques de tratamento e Refrigeração do Leite?

A Organização Internacional de Normatização (ISO), é responsável por assegurar que produtos e serviços sejam seguros, confiáveis e de qualidade. Nos negócios, existem estratégias que reduzem os custos, minimizando perdas e erros, dando como resultado, um aumento na produtividade.

Os requisitos de construção dos tanques refrigeradores de leite, assim como os métodos de ensaio correspondente são estabelecidos pela Norma ISO 5708.

São diversos requisitos exclusivos, descritos na ISO, para que um equipamento seja aprovado como tal.

Os tanques de resfriamento de leite da DeLaval, cumprem com todas as normas abaixo:

EN 13732+A2:2009

EN ISO 12100:2012

EN 60204-1:2010

ISO 5708

São diversos os postos-chave para a construção de um tanque internacionalmente aprovado. Veja abaixo alguns deles:

Materiais

O material do interior dos tanques e de todos os componentes que entram em contato direto com o leite, deve ser de aço inoxidável de resfriamento de leite austênitico ou outro material aprovado pela normativa vigente. A rugosidade desse material deve ter no máximo 1 mícron (Ra< 1,0 µm)

Construção

  • Deve-se assegurar que toda a superfície interior do tanque deve ser limpa pelo dispositivo automático ou semiautomático de limpeza e, que este seja utilizado conforme as instruções do fabricante.

  • Seu revestimento externo deve ser rígido e sua fabricação deve evitar que água ou qualquer outra coisa
  • Deve ser dotado de uma ou mais tampas cuidadosamente ajustadas, que se encaixem adequadamente nas aberturas e as bordas devem ser curvadas para baixo, de modo que a agua escorra livremente
  • O dispositivo de agitação deve ser construído de maneira que assegure a não contaminação do leite. O agitador deve ser desenhado de forma que evite o contato, de qualquer parte do agitador em movimento com o operador.
  • O taque deve ser equipado, com no mínimo, uma entrada ou tubo para enchimento de leite, ou ambos. Quando o tubo faz parte do taque, ele deve ser projetado para reduzir a formação de espuma.

Controle de temperatura

  • O equipamento para controle da temperatura do leite deve funcionar, de maneira satisfatória, com qualquer quantidade de leite entre 10% e 100% do volume nominal do tanque de resfriamento para temperaturas entre 0 °C e 35 °C.
  • Em um sistema direto de refrigeração ou em um sistema indireto de refrigeração, o agitador e a unidade condensadora, devem funcionar em conjunto e devem ser controlados, automaticamente, por meio do dispositivo de controle de temperatura do leite, exceto quando o agitador estiver projetado para funcionar continuamente durante o resfriamento, armazenagem e tenha um temporizador incorporado, deve se também prover um interruptor geral para operação manual.

Medição de volume e temperatura

  • O tanque deve ser esquipado com instrumento que permita medir a temperatura do leite para quantidades entre 10 e 100% do volume nominal do equipamento. Esse instrumento não deve atravessar a parede interna do tanque de leite e deve ter uma escala graduada em graus Celsius, legível e, situada preferencialmente do lado pelo qual o tanque é esvaziado
  • A régua de medição do volume de leite deve ser construída em aço inoxidável austenitico para evitar contaminação do leite. Ela deve ser graduada com divisões para o mínimo de 10% e até 100% do volume nominal. Cada divisão da escala medidora representará um volume de, no máximo, 0,5% do volume nominal.

Classe de desempenho

  • Conforme a quantidade de ordenhas:

Classe

Quantidade de ordenhas

2

O tanque pode armazenar 2 (duas) ordenhas antes da coleta

4

O tanque pode armazenar 4 (quatro) ordenhas antes da coleta

6

O tanque pode armazenar 6 (seis) ordenhas antes da coleta

  • Conforme a temperatura ambiente:

Classes

Temperatura de desempenho

(TD)

(°C)

Temperatura Operacional de segurança (TOS)

(°C)

A

38

43

B

32

38

C

25

32

  • Conforme tempo de resfriamento do leite:

Classes a)

Tempo de refrigeração do leite (horas)

Todas as ordenhas de 35 °C a 4 °C

Segunda ordenha de 10 °C a
4 °C

I

2,5

0,8

II

3,0

1,5

III

3,5

1,75

a) A classe de desempenho a ser utilizada a nível nacional ou regional, é fixada pela autoridade competente.

Exemplos:

  • Quando um tanque refrigerador de duas ordenhas está vazio ou contenha 50% de seu volume nominal de leite a 4°C e uma quantidade de leite igual a 50% do volume nominal é introduzido a 35ºC, de uma única vez, o leite deve ser resfriado a 4ºC em um tempo menor do que o especificado.
  • Quando um resfriador de quatro ordenhas está vazio ou conhenha uma quantidade de leite igual a 25% do seu volume nominal a 4ºC e for adicionado uma quantidade de leite igual a 25% do volume nominal a 35ºC, de uma única vez, todo o leite deve ser resfriado a 4ºC em um tempo menor do que o especificado.

Quando a quantidade de leite correspondente a segunda ordenha for adicionado no tanque refrigerador, todo o leite deve ser resfriado de 10ºC para 4ºC em um tempo menor ou igual ao tempo de refrigeração especificado.

Isolamento térmico

  • O tanque deve ter um isolamento térmico eficiente a fim de permitir a transferência de temperatura especificada, onde o aumento da temperatura média do leite, para uma temperatura inicial de 4ºC, deve ser menor ou igual a 1ºC a cada 4 h, quando o volume de leite é igual ao volume nominal (capacidade total) e o leite é deixado em repouso sem agitação.

Agitação 

  • O agitador deve assegurar, em um tempo menor ou igual a 2 minutos, a homogeneidade do leite de maneira que a diferença de gordura das amostras de leite fique dentro de 0,1 g de gordura para cada 100g de leite. Esse requisito deve ser cumprido quando o tanque contenha uma quantidade entre 10% a 100% de sua capacidade nominal, resfriado a 4ºC e deixado em repouso durante uma hora.

Para saber mais, entre em contato pelo box abaixo:

54

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO MARCELO TEIXEIRA

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/04/2022

Tenho tanque leite delaval 700L ano 2004 e preciso de uma nova tabela ou foto para reproduzir. Meu email teixeraz@hotmail.com grato
MARCOS ANTÔNIO DE OLIVEIRA

PATROCÍNIO PAULISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/02/2022

Bom dia estou precisando da tabela do tanque de 1000 litros o tanque mede 95 centímetros por 1.20 de largura
MARCOS MORETTI

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 02/12/2021

Boa tarde Sr. Ederson! considerando que as condições estruturais de fabricação estejam em perfeitas de condições de uso e também que a régua de medição e tabela de conversão são originais de seu tanque, não se deve considerar divergências na medida do volume do leite quente e após o trabalho de refrigeração do tanque com leite a 4ºC. Pois a alteração da densidade do leite quente a 35ºC até a temperatura final de 4°C tem um valor tão pequeno na alteração da densidade e volume que são desconsiderados. Onde a régua e tabela dos tanques são feitos de acordo com normas internacionais ISO 5708 com tolerância de 0,5% da capacidade tanque. Considerando que seu tanque tenha uma capacidade 1000L a norma permite uma variação máxima de medida de até 5 litros com qualquer volume armazenado no tanque.
EDERSON MACHADO

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/12/2021

Qual a quebra de leite que pode ocorrer, se eu colocar 500 lts de leite quente no tanque e for medir no dia posterior.
POLIANA EDUARDA BRAGA

GOIÂNIA - GOIÁS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 08/11/2021

Boa tarde. Temos um resfriador Delaval 1600l. O leite, primeiro é colocado em latões de 50 litros e depois é colocado direto no resfriador. Porém se coloca 400 litros medidos nos latões, quando Messo o mesmo leite dentro do resfriador utilizando a régua, cai pela metade. O que há de errado nessa medição?
MARCOS MORETTI

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 08/11/2021

Bom dia Sra. Poliana certifique que a régua utilizada no tanque é original do equipamento e a tabela também. Verifique na parte superior da régua, abaixo da dobra onde há o furo para encaixar no pino se há uma medida de 852mm. Certifique também o nivelamento. O tanque estando nivelado deve-se obter a mesma medida na régua nos 2 pinos de sustentação da régua.
LUIS MIGUELSECATO

NOVA ALIANÇA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/10/2021

Boa tarde, preciso da tabela conversão do tanque 600 litros, poderia enviar para email lm_luismiguel@hotmail.com, desde já agradeço a atenção.
M S L DOMINGUES

ASSIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/09/2021

bom dia gostaria de uma informacao tenho um resfriador DELAVAL de 300 litros e comecou a congelar ja chamei um tecnico e o mem assim depois de algum tempo volta a congelar email simonelimadomingues67@gmail.com obrigado
ADRIANO LIMA ALMEIDA DE OLIVEIRA

CANDEIAS DO JAMARI - RONDÔNIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/06/2021

Gostaria do contato de vcs para solicitar as tabelas de medição do leite no tanque meu nome é Adriano sou técnico de qualidade meu contato 69999572013
EDUARDO GUIMARAES DOS SANTOS

CONGONHAL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/04/2021

Boa tarde.vou começar a comprar leite no proximo mes.e gostaria de saber o minimo de leite q tenho q por em um tanque de mil litros.meu imail e
Eduguimaraeskoala01@gmail.com
BRUNO FREIRE MENDES

SANTANA DO JACARÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/01/2021

Boa tarde, preciso tabela conversão e manual tanque 700 litros, poderia enviar para email brunofm27@yahoo.com.br, desde já agradeço a atenção.
JOÃO MARCELO TEIXEIRA

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/04/2022

Bruno, vc conseguiu a tabela? Abs
NIVALDO

PIRANGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/06/2020

Olá, preciso tabela conversão e manual tanque 500 litros, poderia enviar para email nivaldomilagres@yahoo.com.br. agradeço desde já.
DOLORES CRISTINA GABRIEL PEREIRA

AIURUOCA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/06/2020

qual o preço do resfriador de leite 600 litros
MARIANE SAMPAIO

SARAPUÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2020

Olá, tenho um tanque de Laval e ele está demorando para chegar na temperatura adequada, já chamei técnicos para ver mas não descobriram nada, vocês não poderiam informar telefone de um assistente técnico de empresa De Laval? Obrigada.
CLAUDIO

COROMANDEL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/04/2020

Tenho tanque de laval 2013 d 1000 l.Em 2018 troquei o ventilador .So q agora ele estâ desligando c te
Temperatura alta .,liga novamente mas o ventilador nao .Tem q esperar esfriar p funcionar novamente.Tem duvida se trocar o ventilador soluciona o problema, pois tem menos de 2 anos q troquei.
DOUGLAS MARCIANO

EM 06/08/2020

Sempre lava bem o radiador dele pois c n passa ar ele desliga em modo de n queimar o motor
GERMANO COSTA

EM 12/12/2019

Qual o consumo kWh/dia do tanque de 2000L?
DANIELA LETÍCIA GAVINESKI

ÁGUAS DE CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/11/2019

Olá bom dia.. em quanto tempo o tanque tem que desligar com 150 litros primeira ordenha. Um tanque de 500 litros
MARCOS MORETTI

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 14/11/2019

Bom dia Sra Daniela. Vc sabe dizer qual a classe de resfriamento de seu tanque? 2BII ou 4BII? Esta informação deve estar disponivel na placa de identificação do equipamento.
Se o seu tanque estiver instalado dentro das recomendações do manual e com as manutenções em dia, ele ira refrigerar esta quantidade de 150litros antes de 3horas, que é o tempo determinado pela norma IN53 ou ISO 5708.
KELLY REJANE SOUZA

EM 08/11/2019

Porque esse tipo de tanque não pode ser utilizado em laticínios?
MARCOS MORETTI

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 14/11/2019

Bom dia Sra. Kelly, os tanques de resfriamento são produzidos para atender as normas IN53 e ISO 5708, nos quais são especificos para armazenamento de leite em propriedades produtoras de leite.
Para uso dentro da industria de laticinios o equipamento deve ser adequado para cumprir as normas de produção da industria.

Att,
Marcos F. Moretti
RICARDO ALEXANDRE RIBAS

INOCÊNCIA - MATO GROSSO DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 03/10/2019

Quanto gasta em média, de energia elétrica, um tanque de 500 Litros?
MARCOS MORETTI

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 07/10/2019

Bom dia Sr. Ricardo Alexandre, o consumo eletrico dos tanques é dado de acordo com sua classe de refrigeração de acordo com a Norma ISO 5708, os tanques construidos para refrigerar em tempos determinados por ela e dividido em classe 2BII ou 4BII, esta informação esta na placa de identificação de seu tanque.
Para o tanque 500L 2BII - consumo por hora = 1,3 kW/h
Para o tanque 500L 4BII - consumo por hora = 1,2 kW/h
Estes valores podem variar de acordo com as condições da temperatura ambiente e qualidade de energia eletrica fornecida para o equipamento.

att,
Marcos F. Moretti
Solution Manager Cooling - DeLaval
RICARDO ALEXANDRE RIBAS

INOCÊNCIA - MATO GROSSO DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 03/10/2019

Qual a média de consumo de energia elétrica de um tanque de 500 litros?
HENOQUE RIBEIRO DA SILVA

PADRE BERNARDO - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/09/2019

prezados,
comprei um tanque usado Delaval de 1000l, ano de fabricação 2012, e gostaria de saber se voces poderiam enviar os manuais técnico e operacional desse tanque.
desde já, agradeço atenciosamente,
Henoque ribeiro da Silva (61) 99989-2068
MARCOS MORETTI

JAGUARIÚNA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/09/2019

Boa tarde Sr. Henoque poderia informar seu seu e-mail, para que possamos enviar o manual do respectivo tanque.
Envie seu contato para marcos.moretti@delaval.com

Grato
Marcos F. Moretti
MilkPoint AgriPoint