ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como o uso do Nonifenol Etoxilados (NPE) interfere na qualidade do leite?

POR DELAVAL

DELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTE

EM 08/04/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1

O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo. A atividade é uma das principais do agronegócio nacional e uma área muito importante na geração de empregos e de capital para o país. Além da produção eficiente, um dos fatores essenciais para a atividade leiteira é a qualidade do leite.

A qualidade do leite é avaliada por meio de testes, que se utilizam de parâmetros definidos para as características físico-químicas, higiênicas e de composição. Os testes aplicados para avaliar a qualidade do leite fluido constituem normas regulamentares em todos os países.

Na maioria das vezes, nos referimos à qualidade do leite levando em consideração a higiene desse leite (medido em UFC/ml), o estado de saúde do rebanho (medido em CCS/ml), a composição (principalmente gorduras e proteínas) e medindo possíveis resíduos indesejáveis, como antibióticos. No entanto, ao avaliarmos a qualidade do leite também devemos levar em consideração outras substâncias que podemos encontrar no leite e que podem ter impacto direto na saúde dos consumidores deste alimento.

Conheça alguns destes resíduos e as possíveis fontes dele, para evitar seu uso no campo, a fim de garantir a segurança alimentar. 

  • Ftalatos, presentes principalmente nas borrachas e nas teteiras utilizadas na ordenhadeira. Para evitar esse resíduo, você deve usar produtos sem ftalatos, certificados pelo SGS Institut Fresenius. 

  • Nonilfenol etoxilado, são moléculas que podem ser encontradas em produtos de pré dipping e pós dipping de tetos, que, além de contribuírem para a poluição do meio ambiente, são tóxicas para a fauna aquática e para os consumidores finais, causando infertilidade.

O que são seladores?

Apesar do nome pouco conhecido, os nonilfenóis e nonilfenóis etoxilados estão amplamente presentes em nosso dia a dia e podem oferecer graves riscos à saúde e ao meio ambiente. 

Na indústria de laticínios, podem ser usados como surfactantes em desinfetantes de tetos, produtos de preparação do úbere, desinfetantes e detergentes de superfícies externas.

Qual é a preocupação em relação ao uso de surfactantes Nonifenol Etoxilados (NPE)?

No ambiente, os NPE são moderadamente tóxicos para os organismos e sofrem uma biodegradação parcial formando Nonifenol (NP), que é o mais tóxico.

O NP é um desregulador endócrino que imita o estrogênio e altera o equilíbrio natural dos hormônios. Pode causar feminilização de organismos, diminuição da fertilidade masculina, diminuição da sobrevivência de fetos, falta de reprodução devido à perda gestacional, obesidade e outras complicações. Também está associado ao câncer de mama.

Na DeLaval, nos comprometemos a produzir seladores (pré e pós dipping) livres de NPE. Saiba mais sobre as soluções em higiene e saúde do úbere

Confira também o último lançamento da DeLaval no mercado brasileiro, o OceanBlu™ Barrier, um pós dipping não iodado de barreira, de alta performance, com formulação a base de ácido glicólico e tecnologia Glytec para cuidar da saúde do úbere das suas vacas. O OceanBlu™ Barrier é parte do programa DeLaval InService™ All Inclusive. CLIQUE AQUI e leia matéria completa sobre o assunto.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures