Sem histórico familiar no agronegócio, os moradores de Santa Rita do Sapucaí precisaram estruturar a operação desde o princípio. A propriedade adquirida estava em estado de abandono, exigindo um planejamento integral que envolveu infraestrutura, processos, equipe e genética. Durante os primeiros três anos e meio, o trabalho consistiu exclusivamente em obras e estudos.
Nesse período de estruturação, Arnon dividia a gestão do projeto rural com a direção de uma provedora de internet que atendia dez mil assinantes em sete cidades, empresa que foi vendida posteriormente. Em 2026, a fazenda recebeu os primeiros animais e iniciou a ordenha. "Muita gente começa a produzir para ir melhorando a infraestrutura. Nós fizemos o caminho oposto. Construímos tudo do zero para começar a produzir", relata Maria Paula.
Foto: Arnon Belluzzi e Maria Paula Belluzzi
Inovação genética e dados na tomada de decisão
A vivência tecnológica dos fundadores refletiu na gestão do negócio. A fazenda está desenvolvendo um software próprio voltado ao melhoramento genético do rebanho. A ferramenta utiliza inteligência artificial para cruzar dados morfológicos e genéticos de cada vaca com um banco de dados internacional de touros, identificando a combinação exata para corrigir características específicas de cada matriz.
O objetivo do sistema é garantir gerações mais saudáveis e eficientes na produção leiteira. "Não é simplesmente escolher um touro famoso, é encontrar o touro ideal para corrigir os pontos que aquele animal precisa melhorar", explica a empresária. A intenção é, futuramente, disponibilizar a tecnologia no mercado para auxiliar outras propriedades rurais em suas tomadas de decisão.
Foto: Fazenda Belluzzi
Sustentabilidade e infraestrutura em foco
A instalação foi projetada sob o conceito de reaproveitamento contínuo de recursos. As vacas ficam alojadas em um galpão do tipo freestall com camas de areia. A higienização do ambiente utiliza a tecnologia de flushing, sistema que libera um volume de água em poucos segundos para limpar os corredores, substituindo o esforço manual.
A água utilizada na limpeza é direcionada a um separador. A areia é lavada e retorna às camas dos animais. O líquido passa por decantação e tratamento para ser reutilizado novamente no próprio flushing. "A água não é usada uma única vez e descartada. Ela faz parte de um ciclo de reaproveitamento", afirma Maria Paula.
A fração sólida dos dejetos será destinada à fertirrigação e a um projeto de biodigestor, atualmente em fase de implementação. O equipamento transformará a matéria orgânica em biogás para geração de energia elétrica, operando em conjunto com a usina solar já instalada na fazenda. O material residual do processo funcionará como fertilizante orgânico nas lavouras.
Foto: Fazenda Belluzzi
Como o dia a dia em campo virou fenômeno nas redes
Formada em administração e com especialização em marketing, Maria Paula assumiu a comunicação digital do projeto no início de 2025. O compartilhamento da rotina rural atraiu atenção imediata, e os perfis da Fazenda Belluzzi hoje somam mais de 117 mil seguidores em plataformas como TikTok, Instagram, Facebook e YouTube.
A publicação de vídeos técnicos evidenciou o desconhecimento de parte da população sobre a produção moderna de leite. Inicialmente, o uso de água no sistema de limpeza gerou questionamentos sobre desperdício. O esclarecimento do ciclo de reaproveitamento transformou as críticas em engajamento positivo. "Quando mostramos a realidade de forma transparente, sem esconder nada, criamos confiança e combatemos muitos mitos", avalia a gestora.
No momento da divulgação desta matéria, os vídeos que explicam o funcionamento do sistema de flushing na propriedade já acumulam mais de 15 milhões de visualizações entre todas as redes sociais da Fazenda Belluzzi:
Os próximos passos da Fazenda Belluzzi
Com decisões baseadas no monitoramento via colares eletrônicos e análise de dados, a operação foca no crescimento de longo prazo. A meta para os próximos três anos é atingir a capacidade máxima da atual instalação, projetada para comportar 1000 animais no total, sendo 520 vacas em lactação.
Após a consolidação em Cachoeira de Minas, os planos do casal incluem a possível ampliação da atividade leiteira para outro estado brasileiro ou para os Estados Unidos. "Nossa intenção sempre foi deixar um legado para nossos filhos, netos e para as próximas gerações, e começar tudo isso do zero é muito especial para nós", conclui.
Foto: Fazenda Belluzzi
Vale a pena ler também:
Especial Técnicos: diagnóstico e manejo salvaram um bezerreiro à beira do colapso
Do pai para os filhos: o legado que mantém viva a Agropecuária Tucaninha