ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Enriquecimento ambiental para vacas leiteiras

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/09/2020

4 MIN DE LEITURA

0
16

O enriquecimento ambiental consiste em adicionar objetos no ambiente de criação de vacas leiteiras, sobretudo no confinamento, com o objetivo de diminuir o estresse e promover o bem-estar animal.

A bovinocultura leiteira em sistemas intensivos limita as necessidades físicas, comportamentais e psicológicas das vacas. Este fato está aliado a uma crescente preocupação dos consumidores com a forma de criação dos animais e levanta uma discussão sobre o bem-estar das vacas leiteiras, estimulando o uso de artifícios para a melhoria deste quesito.

A avaliação do bem-estar animal é complexa, pois envolve aspectos relacionados às instalações, ao manejo e ao ambiente, podendo ser avaliado por meio de critérios comportamentais, fisiológicos, sanitários e produtivos. O comportamento é uma das principais ferramentas para a avaliação do bem-estar animal, pois representa a relação do animal com o ambiente em que vive.

Bovinos são animais gregários e formam grupos sociais compostos por animais dominantes, que atacam outros indivíduos e têm privilégios em qualquer competição. Conhecendo esse modo de organização e suas categorias, é possível concluir que os animais de menor hierarquia social são menos favorecidos em diversas situações rotineiras, ocasionando elevado nível de estresse, que consequentemente não conseguem expressar seu potencial produtivo.

Além disso, os bovinos apresentam boa memória e são capazes de reconhecer as pessoas envolvidas nas interações de rotina de manejo na ordenha, alimentação e sanidade, apresentando reações positivas ou negativas a cada ação de acordo com a experiência vivida.

O estresse pode ocorrer por fatores físicos (fome, fadiga, lesão e temperatura ambiental) ou por fatores psicológicos (contenção, manejo, medo do tratador). Para diminuir o estresse, o enriquecimento ambiental propõe adicionar objetos ou distrações no meio em que o animal vive, especificamente em confinamentos, para, assim, estimular o comportamento natural do animal, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar.

O enriquecimento ambiental pode ser caracterizado como, físico (consiste em deixar o recinto mais semelhante ao habitat natural por meio da inserção de objetos), sensorial (consiste em estimular os cinco sentidos dos animais), cognitivo (consiste em oferecer dispositivos mecânicos – "quebra-cabeças" – para os animais manipularem), alimentar (consiste em promover variações na alimentação dos animais) e social (consiste na interação intraespecífica ou interespecífica que pode ser criada em um ambiente confinado).

Os artifícios físicos de enriquecimento ambiental são frequentemente utilizados em instalações de vacas leiteiras. O uso de aspersores e nebulizadores de água é considerado um manejo de enriquecimento ambiental físico, de modo que, quando a água umedece o pelo dos animais, facilita a dissipação de calor, promovendo o resfriamento das vacas e, consequentemente, promovendo maior conforto térmico e bem-estar.

O uso de escovas automáticas também é uma alternativa de enriquecimento ambiental físico para vacas leiteiras, que, além de ajudar a reduzir o estresse, satisfazem necessidades comportamentais e melhoram o conforto e a higiene. Essas escovas possuem um interruptor mecânico que pode ser ativado pela vaca e permite a atividade de escovação repetida, permitindo que as vacas exerçam o comportamento de catação, que pode reduzir a frustração e estresse em sistemas de alojamento confinado.

Um método de enriquecimento ambiental que tem ganhado espaço na bovinocultura leiteira é a utilização de música na sala de ordenha. A música trata-se de um método de enriquecimento ambiental sensorial e social, que tem se mostrado eficiente para vacas leiteiras por ser rítmica e contínua apresentando efeito relaxante, tanto para os animais quanto para os trabalhadores, além de favorecer as reações positivas na interação humano-animal.

Os principais benefícios do enriquecimento ambiental são a redução do estresse e consequentemente redução na incidência de distúrbios comportamentais, melhorando a sanidade e taxas reprodutivas, além de aumentar a produtividade de vacas leiteiras.

Dessa maneira, o enriquecimento ambiental surge como estratégia para beneficiar o desempenho do animal, resultando em uma maior produção de leite e proporcionando ganhos ao produtor, além de oferecer conforto e bem-estar aos animais.

Autores:

Taize Lorrayne Silva Santos, Zootecnista, Mestranda em Zootecnia pelo Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde

Lucas Ferreira Gonçalves, Graduado em Tecnologia em Agronegócio, Mestrando em Zootecnia pelo Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde

Larissa Christyna de Paula, Zootecnista, Mestranda em Zootecnia pelo Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde

Ana Paula Cardoso Gomide, Zootecnista, Mestra e Doutora em Zootecnia, Professora no Instituto Federal Goiano Campus de Rio Verde, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde

 

Leia também > Enriquecimento ambiental para bezerros leiteiros

 

Referências

BROOM, D. M. 1991. Animal welfare: concepts and measurement. Journal of Animal Science, v.69, n.10, p.4167-4175.

CARLSTEAD, K.; SHEPHERDSON, D. Alleviating stress in zoo animals with environmental enrichment. In: The Biology of animal stress: basic principles and implications for animal welfare. Cap.16, p.337-354, 2000.

DEVRIES, T. J.; VANKOVA, M.; VEIRA, D. M.; VON KEYSERLINGK, M. A. G. Usage of mechanical brushes by lactating dairy cows. Journal of dairy science, v.90, n.5, p.2241-2245, 2007.

MACHADO, A. T. Vacas leiteiras e música clássica brasileira: um encontro inusitado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) 44p. 2016.

SANT’ANNA, A. C.; COSTA, M. J. R. P.; MADUREIRA, A. P. Boas práticas de manejo conforto vacas em lactação. Jaboticabal: Funep, 2014. E-book 39p.

SNOWDON, C. T. 1999. O significado da pesquisa em comportamento animal. Estudos de Psicologia, v.4, n.2, p.365-373.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures