ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Curiosidade: música eletrônica contribui para aumento da produção de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/08/2018

1 MIN DE LEITURA

0
3

Ivan Rodrigues da Silva, médico veterinário da cabanhas La Estância e Santa Clara, trouxe quatro vacas Holandesas e quatro da raça Jersey para participar de exposições e torneios da 41ª Expointer, realizada em Esteio (RS). Para garantir a produtividade dos animais, ele conta com um aliado diferente: música eletrônica.

A ideia é que as vacas não se distraiam durante o evento e fiquem focadas na alimentação, aumentando a quantidade ingerida e, consequentemente, o leite produzido. “Elas não estão acostumadas a tantas pessoas e barulhos. A propriedade rural é sempre mais silenciosa e aqui há diversos ruídos”, afirma.

O médico veterinário explica ainda que os animais que vieram para participar da Expointer, por exemplo, tiveram uma preparação antecipada de 15 dias. “Elas chegam no evento com uma boa alimentação e já trabalhando no limite do quanto conseguem comer para fazer a conversão em leite. A dieta em si é a mesma em relação a dos animais que estão na fazenda, mas aqui investimos muito na quantidade fornecida, que é maior”, explica.

O ponto mais curioso é o fato das vacas responderem melhor à música eletrônica. “Os animais gostam mais desse tipo de música e não tanto das que são mais paradas. Se colocarmos aquelas músicas chorosas, elas ficam tristes”, brinca.

Para Alex Veloso, que é cuidador dos animais da fazenda, os animais receberam uma espécie de treinamento para entenderem o momento da alimentação. “Ensinei os animais a comerem a ração na hora que a música começa a tocar. Quando eu ligo o som, algumas delas já se levantam, conseguem entender essa ligação”, explica orgulhoso.

Bem-estar animal x produção de leite

“É visível que o animal com bastante conforto produz mais. Muita gente se preocupa se essas vacas estão sendo bem tratadas. A demanda exigida delas é grande, mas fazemos isso com toda preocupação e respeitando as condições de bem-estar. Aqui nós temos médico veterinário, comida, banho todo dia, então o animal produz muito, mas com conforto. A ideia é fornecer tudo que o animal precisa, e do melhor, para ele nos retribuir com tudo que pode”.

E você produtor de leite? Já utilizou música na ordenha das suas vacas? Compartilhe a sua experiência conosco! wink

As informações são do Canal Rural, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures