ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Modelo de sustentabilidade rentável no leite chileno, conheça a fazenda Manuka

AGROEFICIENTE NZ

EM 03/07/2024

2 MIN DE LEITURA

0
4

Em um cenário global que busca soluções cada vez mais sustentáveis e éticas para a produção de alimentos, a fazenda Manuka, localizada no sul do Chile, vem se destacando como modelo sustentável na cadeia leiteira chilena. Inspirada no sistema neozelandês, a empresa combina inovação tecnológica, gestão eficiente e compromisso com o bem-estar animal para alcançar resultados.

A fazenda Manuka é responsável por cerca de 8% da produção de leite total do Chile, com suas 59 fazendas produzindo mais de 175 milhões de litros leite por ano.  Ao todo, conta com cerca de 64.000 animais.

fazenda manuka
Fazenda Manuka

Fundada em 2005 com apenas duas fazendas, a fazenda Manuka se tornou referência nacional para o leite Chileno. A chave para o sucesso reside na utilização do sistema de produção a pasto com pastagens permanentes. Essa abordagem, inspirada no modelo neozelandês, garante a qualidade do solo e da forragem, resultando em um leite de alta qualidade.

A convite da New Zealand Trade and Enterprise (NZTE), uma agência de desenvolvimento de negócios da Nova Zelândia, a Manuka abriu a porteira de uma de suas fazendas, a San Luis, para mostrar como é o funcionamento de sua operação leiteira.

Moises Saravia
Moisés Saravia, CEO da Manuka.

Para otimizar seu sistema produtivo, a Manuka implementa diversas tecnologias de origem neozelandesa como as sementes de azevém e trevo para pastagens, genética Jersey, cercas elétricas para controle do rebanho, manejo eficiente de dejetos, maquinários para otimização das atividades, sistema de pesagem e identificação individual dos animais.

Moisés Saravia, CEO da Manuka, enfatiza a importância da saúde do solo para o sucesso do sistema: "tudo começa com a nutrição do solo". Por isso, a fazenda adota práticas de correção e adubação, utilizando dejetos dos animais para adubação orgânica.

A preocupação com a qualidade do solo garante a produção de forragem rica em nutrientes, essencial para a produtividade do rebanho. Além disso, a Manuka implementa um modelo eficaz de rotação de pastagem, assegurando o rebrote da forragem e a disponibilidade de alimento durante todo o ano.

Modelo de gestão preocupado com as pessoas e a sustentabilidade

Outro ponto fundamental para o sucesso da operação é o modelo de gestão, que se destaca pela valorização dos colaboradores, fornecedores e da comunidade local. Para garantir a qualificação e retenção da sua mão-de- obra, a fazenda Manuka promove treinamentos para a profissionalização dos colaboradores além de favorecer promoções internas. O programa de formação da fazenda além de garantir o treinamento técnico, também emprega princípios da sustentabilidade e soft skills como comunicação, trabalho em equipe para fortalecer a liderança e gestão.

bonecos treinamento
Bonecos e peças para treinamento técnico na fazenda Manuka.

Altamente comprometida com a sustentabilidade, a fazenda possui diversas certificações como garantia da sua produção de forma ética, ambientalmente responsável e com o máximo respeito ao bem-estar animal. Suas fazendas são 100% certificadas em bem-estar animal (Certified Humane – Animal Welfare), além da certificação em leite a pasto (Certified Humane – Raised and Handled Grass-fed). Além disso, a Manuka possui certificações nacionais de origem consciente (Chile Origen Consciente) e é eficaz na redução de emissões de gases de efeito estufa (Sello Huella Chile).

Com um modelo inovador, a Fazenda Manuka demonstra que é possível alcançar a excelência na produção leiteira aliando eficiência, sustentabilidade e bem-estar animal. Seu modelo serve como inspiração para outras empresas do setor, que buscam práticas mais responsáveis e comprometidas com o futuro do planeta.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures