Naturalmente que qualquer produtor deleite gostaria de receber pelo seu leite um preço que, em qualquer tempo, cobrisse seu custo de produção e assegurasse uma margem de ganho satisfatória.
Todavia sabemos que isso não acontece, pelo fato do mercado impor limites, o que é agravado nas fases mais restritivas devido a maior força econômica, comercial e política do varejo e da indústria que procuram preservar suas margens de ganho.
Como a influência do produtor de nos preços que recebe é bastante limitada, a única coisa que pode fazer, e que depende apenas dele, é procurar ter ganhos de produtividade e reduzir seus custos de produção para que nas situações de mercado ruim ele consiga ter ainda alguma margem, e nas situações boas de mercado consiga ter ganhos significativos, que compense as margens estreitas nas situações de mercado ruim e permita na média uma margem satisfatória para que a atividade de produzir leite seja economicamente sustentável.
O leitor vai dizer: ora isso todo mundo sabe, mas como conseguir aumentar a minha produtividade e reduzir os meus custos de produção?
Para que os produtores tenham resposta a essa pergunta, a Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo – Leite São Paulo promove, no próximo dia 28 de abril no auditório da Fazenda Lageado da UNESP/Botucatu, o II Workshop Leite São Paulo “PONTOS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE , REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR MARGENS NA PECUÁRIA LEITEIRA”, trazendo especialistas para debater com os técnicos e produtores os problemas e assim encontrarem as soluções e propostas à essa pergunta.
Venha participar desse debate com a Leite São Paulo e lá encontrar respostas e propostas que poderão fazer a diferença nos resultados da sua atividade.
Na matéria publicada no “Fique Atento” do Milkpoint publicada no dia 30/03/211, você encontra maiores informações sobre esse workshop e como pode se inscrever e participar.
Marcello de Moura Campos Filho
