Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Novonesis
  1. Início >
  2. Indústria de laticínios

O que foi 2023 e quais as perspectivas para o queijo em 2024?

A economia global segue apresentando a cada momento novos desafios. O ano de 2023 exigiu muito das indústrias de queijo. Como será 2024 para o queijo?

Publicado por: Fabio Scarcelli

Publicado em: 15/12/2023 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 3

A economia global segue apresentando a cada momento novos desafios. O ano de 2023 exigiu muito das indústrias de queijo.  Os desafios foram em todas as áreas.

Destacamos que entramos janeiro/2023 com preço de leite mais caro do que nunca, em plena safra, mesmo deflacionado. E assim continuou até setembro.  Essa anomalia gerou uma grande pressão sobre o preço dos queijos, e sobre a rentabilidade das indústrias já que a ponta do consumo esteve bastante contida na maior parte do ano, pela queda da renda.

A menor oferta de leite no campo, foi suprida com alto volume de importações, especialmente do Mercosul, as quais se viabilizaram pela baixa competitividade na produção doméstica de leite, em volumes e em preços.  Essa situação deixou clara a necessidade de se evoluir preventivamente em uma melhor estruturação da cadeia de suprimento, sem que se fechem as portas para se conseguir rentabilizar as produções. Esse volume de importação fez com que se lançasse o decreto 11723/2023, que entrará em vigor em fevereiro de 2024, e que penaliza justamente as indústrias que adquirem leite diretamente dos produtores nacionais .

Além do aumento de preços, gerado pela baixa oferta de leite no campo, a cadeia de distribuição continuou praticando mark-ups elevados nos queijos nacionais, mesmo nos momentos em que já os receberam com preços mais baixos. Então as indústrias ficaram pressionadas nas duas pontas. 

Dois meses foram mais propícios às vendas:  maio, pelos incentivos dados pelo Governo Federal, e, outubro, por uma sinalização de estabilidade na inflação. Esperamos que dezembro possa também trazer maior giro, devido às festividades de fim de ano.  Nossa expectativa é fechar 2023 com um volume de queijos produzidos um pouco menor do que em 2022, seguindo o que deve acontecer também com a produção de leite.

Destaca-se a reforma tributária que está em tramitação, e nos indica que poderemos ter aumento de impostos para o nosso setor e ainda complicações na administração tributária empresarial. Ao invés de facilitar, convivemos o período de transição com duas legislações tributárias. Fica a expectativa de que, passado esse período, realmente tenhamos uma simplificação tributária sem aumento de carga.

Creio que teremos para 2024 uma oferta de leite muito próxima a de 2023 ou até menor.

O cenário pede muita cautela e controle de custos para poder manter preços ao consumidor estáveis e sem grandes oscilações.

O setor industrial queijeiro está acostumado a cenários de adversidades. Antecipar a visão das dificuldades nos capacitará a enfrentá-las com maior dose de êxito. As ações serão necessárias, como sempre, no dia a dia, no trato das imprevisibilidades do clima, da concorrência internacional e oscilações na oferta de matéria prima. De toda forma, esperamos um 2024 melhor que o ano que se encerra.

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 3

Material escrito por:

Fabio Scarcelli

Fabio Scarcelli

Acessar todos os materiais
Novonesis

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

F. Samuel Hosken
F. SAMUEL HOSKEN

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/12/2023

A indústria de lácteos brasileira tem um histórico de crescimento e avanços de qualidade. Todavia a proteção recebida nos países do Mercosul e da Europa, requerem ações além da porteira para fora para proteger este importante segmento.
Especificamente a indústria de Queijos brasileira avançou significativamente em qualidade e oferta. Hoje temos produtos que se igualam aos melhores Europeus.
Nosso governo precisa ficar atento para não prejudicar este importante segmento

Mais visualizadas de Indústria de laticínios

26/05/2026

O impacto das divulgações em redes sociais na prática: o fenômeno do Leite Condensado Cemil

25/05/2026

Incentivos fiscais impulsionam o agronegócio do leite em São Paulo

02/06/2026

Como a Copa do Mundo virou uma vitrine global para as marcas de laticínios

03/06/2026

Fusão entre Arla e DMK impulsiona o poder da proteína de soro de leite na Europa

14/05/2026

Procura online por leite em pó A2 aumenta no Brasil, entenda

18/05/2026

Reforma tributária e o produtor de leite: quando optar por CNPJ vira decisão econômica

Destaques de hoje

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em maio
Panorama de Mercado

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em maio

Dia Mundial do Meio Ambiente: tudo é diverso na natureza e na produção leiteira
Julio Cesar Pascale Palhares

Dia Mundial do Meio Ambiente: tudo é diverso na natureza e na produção leiteira

O impacto do consumo de outras variedades de leite fluido no mercado lácteo dos EUA
Indústria de laticínios

O impacto do consumo de outras variedades de leite fluido no mercado lácteo dos EUA

Carambeí-PR retoma liderança nacional em ranking das Top 100 propriedades produtoras de leite
Giro de Notícias

Carambeí-PR retoma liderança nacional em ranking das Top 100 propriedades produtoras de leite

O novo pecuarista-agricultor: como a inteligência de recursos dita o futuro da produção de leite
Interleite Brasil

O novo pecuarista-agricultor: como a inteligência de recursos dita o futuro da produção de leite

Betânia faz o coração do Nordeste bater mais forte com João Gomes em campanha de São João
Giro de Notícias

Betânia faz o coração do Nordeste bater mais forte com João Gomes em campanha de São João

Quem produz o leite brasileiro

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?