ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Devo tomar leite desnatado?

VÁRIOS AUTORES

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/02/2022

1 MIN DE LEITURA

0
2

Atualmente, o leite desnatado está presente na mesa do consumidor nas mais diversas refeições e combinações. Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, constantemente, surgem questões relacionadas ao consumo de leite e derivados. Um dos questionamentos é se devemos consumir leite desnatado e quais aspectos o diferencia do leite integral.

A diferença entre o leite integral e o leite desnatado está relacionada ao teor de gordura presente no produto. Na versão integral, de acordo com a legislação, a quantidade de matéria-gorda mínima é de 3,0%. Já o leite desnatado deve apresentar no máximo 0,5% de gordura. 

Em virtude dessa diferença no teor de gordura, para indivíduos com problemas cardiovasculares, colesterol alto e obesidade não é recomendado tomar o leite integral, sendo o mais indicado o leite desnatado. Apesar de um menor teor de gordura, o leite desnatado contém vitaminas A e C, as quais combatem o envelhecimento precoce da pele. As vitaminas são ótimas aliadas do sistema imunológico.

Além disso, o cálcio presente ajuda na prevenção da osteoporose e na regulação da pressão arterial. Os sais minerais e vitaminas têm uma eficácia contra diabetes, doenças cardíacas e até problemas de visão. Por fim, a presença do aminoácido essencial, triptofano, provoca sensação de bem-estar.

Afinal, devemos ou não consumir leite desnatado? A resposta é sim! Tenham uma ótima leitura e até próxima.

 

Referências

ARAUJO, L. et al. Setor de Alimentação e Nutrição: Boletim nº 19. 2020. Disponível em: <https://www.unirio.br/prae/nutricao-prae-1/quarentena/carregamento-boletins-setan/boletim-no-19-2020.> Acesso em: 19 dez. 2021.

ATACADO, Tenda. Leite desnatado. 2020. Disponível em: <https://www.tendaatacado.com.br/leite-desnatado.> Acesso em: 19 dez. 2021.

PINHEIRO, C. Todo mundo deveria tomar leite desnatado? Na maioria dos casos, não. Alimentação. 2019. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/07/24/todo-mundo-deveria-tomar-leite-desnatado-na-maioria-dos-casos-nao.htm#:~:text=Legalmente%2C%20a%20diferen%C3%A7a%20est%C3%A1%20no%20teor%20de%20gordura%20em%20cada%20um.&text=Tanto%20que%20muita%20gente%20n%C3%A3o,a%20vers%C3%A3o%20com%20menos%20gordura.>Acesso em: 19 dez. 2021.

 PIRACANJUBA. Leite integral, semidesnatado e desnatado: você sabe a diferença? 2020. Disponível em: <https://piracanjuba.com.br/dicas/leite_integral__semidesnatado_e_desnatado__voce_sabe_a_diferenca.> Acesso em: 19 dez. 2021.

CLISTIANE SANTOS SANTANA

LORRANE SOARES DOS SANTOS

Engenheira de Alimentos e Mestranda em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

MARCO ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA

Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás, Professor do IF Goiano - Campus Rio Verde, GO

ROSELENE FERREIRA OLIVEIRA

LEANDRO P CAPPATO

Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Professor do IF Goiano - Campus Rio Verde, GO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint