ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Efeitos do estresse térmico em vacas de leite

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/10/2022

10 MIN DE LEITURA

0
2

Atualizado em 13/10/2022

A cadeia produtiva do leite e derivados é um setor de grande importância econômica e social para o Brasil.

Com um rebanho superior a 16 milhões de cabeças e produção de mais de 34 bilhões de litros de leite por ano, o Brasil destaca-se como produtor mundial de leite, sendo que essa produção ocorre nas mais de 1 milhão de propriedades produtoras de leite existentes no Brasil (IBGE, 2021).

A produção leiteira possui como um dos principais desafios a temperatura elevada, uma vez que o clima no Brasil passa por oscilações durante o ano todo, atingindo temperaturas de até 38 °C, fator este indesejado para a bovinocultura de leite (VITOR NETO; BITTAR, 2018).

De acordo com Silva (2000), pode-se definir o ambiente como o conjunto de tudo o que afeta a constituição, o comportamento e a evolução de um organismo e que não envolve diretamente fatores genéticos.

O mesmo autor ainda comente que, em se tratando de condições ambientais, o estresse térmico pode ser entendido como um fator que age sobre um animal levando-o a desencadear uma resposta fisiológica com força proporcional a aplicada sobre ele. O grau do estresse térmico induz os animais a modificarem seus hábitos alimentares, diminuindo a ingestão de matéria seca e a absorção de nutrientes, diminuindo assim o calor metabólico (KADZERE et al., 2002; SHWARTZ et al., 2009).

Muller (1989) comenta que um ambiente desconfortável, estressante, pode levar o animal a provocar várias respostas dependendo de sua capacidade em se adaptar. Logo, os mecanismos fisiológicos agem rapidamente na manutenção termorregulatória o que resulta num balanço energético negativo reduzindo a disponibilidade de nutrientes e energia para a produção e reprodução (BERNABUCCI et al., 2010; BAUMGARD; RHOADS, 2013).

Dentre os parâmetros fisiológicos sobressaem a frequência respiratória e a temperatura corporal cujas oscilações sofrem influência de variáveis intrínsecas ao animal como raça, idade e estado fisiológico ou por variáveis extrínsecas como horário, consumo de alimentos e de água, temperatura ambiente, velocidade do vento e estação do ano) (PERISSONOTO et al.; 2009; INDU; PAREEK, 2015).

Diante do stress térmico, os bovinos desencadeiam uma resposta fisiológica onde o animal se utiliza de mecanismos termorreguladores na tentativa de dissipar o calor. Os mecanismos inicialmente utilizados são a vasodilatação, a sudorese e a respiração, sendo que o primeiro sinal que se observa é o aumento da frequência respiratória. Quando a temperatura ambiente se soma a temperatura metabólica, o que se observa é um aumento da temperatura retal e sudorese com a finalidade de eliminar o excesso de calor (RESENDE et al., 2021).

Segundo Baccari (2001), o primeiro sinal visível em virtude do estresse calórico é a taquipneia, observando-se também um aumento na sudorese e na ofegação. Já a temperatura retal é o último mecanismo fisiológico utilizado pelo animal na tentativa de estabelecer a homeostase já que os outros não foram suficientes para a dissipação do calor (SCHARF et al., 2008).

Segundo Dalcin (2013), o estresse térmico causa mudanças na homeostase sendo mensurado através de variáveis fisiológicas tais como, temperatura retal, frequência respiratória e concentrações hormonais.

O hipotálamo é o principal termorregulador do organismo dos animais e através de uma sequência de mecanismos se observa a ativação hormonal e do sistema nervoso autônomo com a finalidade de preservar a integridade do organismo, assegurando a homeostasia (PIRES et al, 1998; RODRIGUES, 2006).

A frequência respiratória (FR) é uma forma do animal eliminar o calor corporal através da evaporação, sendo que o primeiro sinal visível em virtude do estresse calórico é a taquipneia, porém a sequência de mecanismos utilizados pelos animais para sua adaptação fisiológica seja a vasodilatação periférica, o aumento da sudorese e somente depois a taquipneia (BACCARI, 2001).

A frequência respiratória pode sofrer variações intrínsecas e extrínsecas, sendo as intrínsecas relacionadas a idade, raça, estado fisiológico e as extrínsecas relacionadas a fatores como hora do dia, ingestão de alimentos e de água, temperatura ambiente, velocidade do vento, estação do ano que podem ter relação com a temperatura corporal e também com a frequência respiratória (PERISSINOTTO et al., 2009).

Segundo relatos de Martello, (2006), de acordo com a intensidade e duração do estresse calórico, a FR pode aumentar ou diminuir.

Ferreira et al. (2006) afirmaram que em bovinos adultos os valores médios da FR podem variar de 24 a 36 movimentos respiratórios por minuto podendo ter uma amplitude de 12 a 36 mov/min. A partir de 12 mov/min já caracteriza carga excessiva de calor, sendo que acima de 160 mov/min medidas devem ser tomadas para diminuir essa carga sendo que acima de 60 mov/min seria a carga máxima que o animal suportaria (HAHN; MADER, 1997).

O início da troca de calor por meio da evaporação da umidade do sistema respiratório se dá pela ofegação (DALCIN, 2013). Segundo Cattelam et al. (2013) o bovino ofegante apresenta um aumento de sua taxa metabólica, gasta mais energia, podendo apresentar acidose respiratória e alterar o seu comportamento.

A temperatura retal é outro indicador de estresse térmico, sendo o último mecanismo fisiológico utilizado pelo animal na tentativa de estabelecer a homeostase já que os outros não foram suficientes para a dissipação do calor(SCHARF et al., 2008). Silva (2008) declarou que  a temperatura não é uniforme em todo o corpo,  variando de acordo com a atividade metabólica dos diversos tecidos de cada região anatômica.

De acordo com Head (1995) os bovinos possuem temperatura corpórea variando de 37 °C à 39 ºC. Já segundo Cattelam (2013), para bovinos leiteiros, a TC varia de 38 ºC a 39,3 ºC, sendo que medidas de TR acima de 39 ºC, são negativamente correlacionados com a produção de leite.

Diante do exposto, pode se considerar que nas regiões tropicais, a alta temperatura ambiente pode ser considerada como o principal fator limitante na produção da vaca leiteira, pois levam a alterações drásticas nas suas funções metabólicas, prejudicando o apetite e, consequentemente, diminuindo a ingestão de alimentos (ARANHA, et al., 2019).

Em relação as alterações comportamentais, os bovinos que encontram-se sob estresse térmico apresentam mudanças de comportamento sendo observado um aumento na ingestão de água e diminuição da ingestão de alimentos (RODRIGUES, 2021), diminuição da ruminação (PIRES; CAMPOS, 2008), diminuição do pastoreio diurno e aumento do pastoreio noturno e tempo de ócio (COSTA, 2000), busca pela sombra, distensão dos membros buscando aumentar a superfície de troca, procura por pisos frios e molhar a superfície corporal (PIRES, 1998).

Abreu et al., 2011 e Brasil et al., 2000, verificaram que o estresse térmico em vacas leiteiras também levam a alterações nas características do leite como diminuição nos níveis de gordura, de proteína, de lactose e de sólidos totais.

Os animais de produção, dentre eles as vacas leiteiras, requerem necessidades distintas que possam proporcionar-lhes bem-estar, tais como ambiente, ambiência, instalações, manejo e nutrição.

Em especial, necessitam de conforto térmico que deve respeitar fatores como clima da região e suas variações, raça, idade e seu desempenho de produção, evitando os efeitos negativos que o estresse calórico desencadeia nos animais. Com isso, o bem-estar animal poderá proporcionar maior produtividade e lucratividade a atividade leiteira.
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
 

Autores

Zampieri, João Henrique -  Discente em Produção Animal, Universidade Brasil, SP.
Brennecke, Kathery - Docente em Produção Animal, Universidade Brasil, SP.
Zeferino, Cynthia Pieri - Docente em Produção Animal, Universidade Brasil, SP.
Orlandi, Cassia Maria Barroso - Docente em Produção Animal, Universidade Brasil, SP.

 

Rerefências

ABREU, A. S.; FISCHER, V.; KOLLING, G. J. Estresse calórico induzido por privação de acesso à sombra em vacas holandesas reduz a produção leiteira e a estabilidade térmica do leite. In: CONFERENCIA INTERNACIONAL DE LECHE INESTABLE, 2., 2011, Colonia del Sacramento. Anais… Colonia del Sacramento: Editora, 1 CD-ROM. 2011.

ARANHA, H.S.; ANDRIGHETTO, C.; LUPATINI, G.C.; BUENO, L.G.F.; TRIVELIN, G.A. Produção e conforto térmico de bovinos da raça Nelore terminados em sistemas integrados de produção agropecuária. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.,v.71, n.5, p.1686-1694, 2019.

AZEVEDO, H.H.F.; PACHECO, A.; PIRES, A.P.; NETO, J.S.N.M.; PENA, D.A.G.; GALVÃO, A.T.; FERRARI, E.D.M.; ALMEIDA, B.V.B.F.; BATISTA, T.V.L.O.; BATISTA, W.L.O. Bem-estar e suas perspectivas na produção animal. Pubvet, v. 14, n. 1, a481, p.1-5, Jan., 2020.

BACCARI JR., F. Manejo ambiental da vaca leiteira em climas quentes. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 142p. 2001.

BAUMGARD, L.H.; RHOADS, R.P. Effects of heat stress on postabsorptive metabolism and energetics. Annual Review of Animal Biosciences, v.1, p.311-337, 2013.

BERNABUCCI, U.; LACETERA, N.; BAUMGARD, L.H.; RHOADS, R.P.; NARDONE, A. Metabolic and hormonal acclimation to heat stress in domesticated ruminants. Animal, v.4, n.7, p.1167-1183, 2010.

BRASIL, L. H. A.; WECHESLER, F.S.; BACCARI JR, F.; GONÇALVES, H.C.; BONASSI, I.A. Efeitos do estresse térmico sobre a produção, composição química do leite e respostas termorreguladoras de cabras da raça Alpina. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 29, n. 6, p. 1632-1641, 2000.

CATTELAN, J; DO VALE, M.M. Estresse térmico em bovinos. Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias. RCPV (2013) 108 (587-588) 96-102. 2013.

COSTA, M. J. R. P. Ambiência na produção de bovinos de corte. In: ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA, 18., 2000. Florianópolis.

DALCIN, V.C. Parâmetros fisiológicos em bovinos leiteiros submetidos ao estresse térmico. 2013. 49 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

FERREIRA F.; PIRES, M.F.A.; MARTINEZ, M.L.; COELHO, S.G.; CARVALHO, A.U.; FERREIRA, P.M.; FACURY FILHO, E.J.; CAMPOS, W.E. Parâmetros fisiológicos de bovinos cruzados submetidos ao estresse calórico. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 58, n. 5, p. 732-738, 2006.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico de 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/84/ppm_2020_v48_br_informativo.pdf.

HAHN, G. L.; MADER, T. L. Heat waves in relation of thermoregulation, feeding behavior, and mortality of feedlot cattle. In: International Livestock Environment Symposium, 5., Minnesota, 1997. Proceedings. St. Joseph: ASAE, 1997. p.125-129.

HEAD, H.H. The strategic use of the physiological potential of the dairy cow. In: Simpósio Leite nos Trópicos: Novas estratégias de produção. Anais... Botucatu, 1989. p.38-89. 1995.

INDU, S.; PAREEK, A. A review: Growth and physiological adaptability of sheep to heat stress under semi-arid environment. International Journal of Emerging Trends in Science and Technology, v. 2, n. 9, p. 3188-3198, 2015.

KADZERE, CT.; MURPHY, M.R.; SILANIKOVE, N.; MALTZ, E. Heat stress in lactating dairy cows: a review. Livestock Production Science, v. 77, p. 59-71, 2002.

MARTELLO, L.S. Interação animal-ambiente: efeito do ambiente climático sobre as respostas fisiológicas e produtivas de vacas Holandesas em free-stall. 2006. 111 f. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade de São Paulo, Pirassununga, São Paulo.

MULLER, R. P. Bioclimatologia aplicada aos animais domésticos. Porto Alegre: Sulina, 1989.

PERISSINOTTO, M.; MOURA, D. J.; CRUZ, V. F.; SOUZA, S. R. L.; LIMA, K. A. O.; MENDES, A. S. Conforto térmico de bovinos leiteiros confinados em clima subtropical e mediterrâneo pela análise de parâmetros fisiológicos utilizando a teoria dos conjuntos fuzzy. Ciência Rural, v. 39, n. 5, p. 1492-1498, 2009.

PIRES, M.F.A.; CAMPOS, A.T. Conforto animal para maior produção de leite. Viçosa – MG, CPT, 252p., 2008.

PIRES, M.F.A.; FERREIRA, A.M.; COELHO, S.G. Estresse calórico em bovinos de leite. In: SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO E NUTRIÇÃO DE GADO LEITEIRO, 1998a, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 1998a. p.17-30.

PIRES M.F.A.; SATURNINO, H.M.; VERNEQUE, R.S.; FERREIRA, A.M. Efeito das estações (inverno e verão) na temperatura retal e frequência respiratória de vacas Holandesas confinadas em free stall. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 50, p. 747-752. 1998b.

REZENDE, N.S.; AMARAL, R.R.; MOTA, A.A.P.; REDIN, E.; MELO, T.V. Percepção do bem-estar animal na pecuária familiar de leite em Unaí, Minas Gerais. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. HOLOS, n. 37, v. 1, e10374, 2021.

RODRIGUES, E. Conforto térmico das construções: fisiologia da homeotermia. 2021. Disponível em: https://docplayer.com.br/34861295-3-fisiologia-da-homeotermia.html. Acesso em: 17 jun. 2022.

SCHARF B.; WAX, L.E.; AIKEN, G.E.; SPIERS, D.E. Regional differences in sweat rate response of steers to short-term heatstress. International Journal of Biometeorology, v. 52, p. 725–732. 2008.

SILVA, R.G. Introdução à bioclimatologia animal. Nobel, 2000. 285p.

SILVA, R.G. Biofísica ambiental: os animais e seu ambiente. 1.ed. Jaboticabal: Funep, 393p. 2008.

VITOR NETO, O.; BITTAR, D.Y. Análise do conforto térmico e sua influência na produção e qualidade do leite em ambiente de domínio de cerrado. Pubvet, v. 12, n. 4, a75, p. 1-6, Abr., 2018.

SHWARTZ, G. M. L.; RHOADS, M.L.; VANBAALE, M.J.; RHOADS, R.P.; BAUMGARD, L.H. Effects of a supplemental yeast culture on heat-stressed lactating Holstein cows. Journal of Dairy Science, Lancaster, v. 92, n. 3, p. 935-942, 2009.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures