ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Soro do queijo: resíduo ou matéria-prima?

VÁRIOS AUTORES

ILCT/EPAMIG

EM 02/06/2023

8 MIN DE LEITURA

0
5

Nas indústrias de laticínios ocorre o processamento do leite, onde realiza-se a produção de diversos derivados, dentre eles o queijo.

Durante esse processo, nem toda matéria-prima é convertida no produto final desejado, gerando também um subproduto denominado soro (GIROTO; PAWLOWSKY, 2001). De acordo com a PM Food & Dairy Consulting (2016), a previsão é que, em 2023, a produção mundial de queijo seja de aproximadamente 26 milhões de toneladas. Levando em consideração que a cada 1 kg de queijo produzido são gerados 9 litros de soro (MOREIRA et al. 2010), aproximadamente 230 milhões de litros desse subproduto serão originados.

De acordo com STEFANELLI JR. (2013), o soro é a porção aquosa do leite que se separa durante a fabricação dos queijos, compondo cerca de 85-95% de seu volume e até 55% dos seus nutrientes. As proteínas presentes no soro de leite possuem um valor nutricional e biológico ainda mais elevado do que as proteínas presentes no ovo.

Além disso, conforme citado por LAGRANGE e DALLAS (1997), uma quantidade diária de apenas 14,5 gramas de soro de leite é suficiente para atender às necessidades proteicas de um adulto, demonstrando seu grande potencial como ingrediente na indústria alimentícia.

Apesar do seu elevado valor nutricional e possibilidades de reutilização, o soro ainda é considerado um problema para as indústrias de laticínios pois, quando não aproveitado e descartado incorretamente, pode causar grandes impactos ambientais devido à sua elevada concentração de matéria orgânica. Um litro de soro (com 0,05% de gordura) possui uma Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) de 45.000 mg/L (Bylund, 1995), o que corresponde a cerca de 100 vezes o valor da DBO gerada pelo esgoto doméstico, dificultando o tratamento biológico por conta do elevado custo. 

Segundo um estudo publicado na revista científica Environmental Science and Pollution Research, o descarte inadequado do soro de leite pode causar a eutrofização de corpos d'água, ou seja, um aumento excessivo de nutrientes que leva à proliferação de algas e outros organismos, podendo comprometer a qualidade da água (KHAN et al., 2019). Além disso, o descarte incorreto desse subproduto pode gerar odores desagradáveis no ambiente, principalmente em regiões próximas a laticínios, causando desconforto para a população local (ZHANG et al., 2018).

De acordo com Marquardt et al. (2012), cerca de 40% do soro do leite produzido em território nacional é descartado de modo impróprio, sobretudo, pelas pequenas e médias empresas. Por outro lado, nos países desenvolvidos, a proporção da utilização do soro do leite para a geração de novos produtos chega a 100% do volume produzido (BIEGER; LIMA, 2008). Dessa maneira, torna-se necessário adotar procedimentos adequados para o manejo desse subproduto no Brasil, buscando, acima de tudo, vantagens financeiras e ambientais.

É possível encontrar na literatura diversas aplicações para o soro de leite, com abordagens tecnológicas ou biológicas (MASCARELLO et al. 2019). Alguns exemplos dessas aplicações são: alimentação animal (MIZUBUTI, I. 1994), produção de bebidas (SIQUEIRA, A. 2013), fertilizante (PAULA, L. 2011), cosméticos (BOLDRINI, F. 2011), suplementos nutricionais (LUZ, G. 2016), alimentos panificados, embutidos cárneos, chocolates, leites fermentados, molhos de saladas, fórmulas infantis, sobremesas congeladas, bebidas para atletas e suplementos alimentares (CISLAGHI et al. 2018).

O soro de leite pode ser aplicado, também, na fabricação de bebidas alcoólicas destiladas como vodka, gin e licores. Pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estudaram a aplicação do soro de leite para a produção de etanol. Nessa técnica, a matéria-prima passa por uma fermentação, em biorreatores, por leveduras do gênero Kluyveromyces (AYUB. 2012) depois, o líquido fermentado é destilado, gerando o biocombustível. Segundo os pesquisadores, esse processo é tão eficiente quanto o feito a partir da cana-de-açúcar com a vantagem de não gerar outro resíduo, como no caso do bagaço.

Outra alternativa para aproveitamento do soro é a sua utilização para produção de biogás que, segundo Aziz e Hanafiah (2020), é uma tecnologia de produção de energia sustentável e renovável na qual tem como principal constituinte o metano, dióxido de carbono e outros gases. Este gás, produzido a partir do soro do leite, pode ser utilizado no aquecimento das caldeiras e na geração de energia sustentável, trazendo às empresas vantagens na competitividade do mercado, reduzindo certos gastos e aumentando lucros.

Um estudo conduzido por Silva (2015),  apontou que 600 ml de resíduo de leite pode gerar de 60% a 84% de biogás onde 59,13% são de gás metano. Baseado nesses dados, Siqueira (2019), em um outro trabalho, concluiu que a utilização do biogás era capaz de reduzir em até 70% os custos de energia elétrica de uma cooperativa de laticínios no estado do Mato Grosso.

Mais uma opção para a utilização do soro do leite é através das indústrias farmacêuticas e de cosméticos. De acordo com Dias et al. (2017), ele pode ser utilizado em cremes e loções para a pele por possuir propriedades hidratantes e anti-inflamatórias. Suas proteínas também têm sido estudadas para o tratamento de doenças de pele como dermatite atópica e psoríase.

Também, bastante conhecida, é a utilização do soro em pó na fabricação de suplementos alimentares e nutricionais devido ao seu alto teor de aminoácidos essenciais e sua rápida absorção pelo organismo. Esses suplementos são usados para promover a recuperação muscular, ganho de massa magra e melhorar a performance física (LANDS et al., 2018).

O soro de leite também pode ser utilizado na produção de fertilizantes em razão da presença de nutrientes importantes para as plantas em sua composição, como nitrogênio, fósforo e potássio. Um estudo  realizado por Berté et al. (2017), avaliou o uso do soro na compostagem de resíduos agroindustriais. Os resultados mostraram que a adição desse subproduto aumentou a atividade microbiana na compostagem e acelerou o processo de decomposição dos resíduos, resultando em um fertilizante orgânico mais rico em nutrientes.

Conclui-se que é possível obter vários produtos a partir do soro de leite, porém, é preciso que as indústrias de laticínios tratem o soro como matéria prima e não como resíduo, mantendo  sua qualidade, conservação e estabilidade, para garantir sua qualidade após processamento do leite.

Além de diminuir os impactos ambientais com o descarte inadequado do soro, o reaproveitamento pode agregar valor econômico à produção de queijo, aumentando os lucros. Cabe à indústria de laticínios identificar suas demandas e colocar em prática a alternativa de reaproveitamento que mais se encaixa em sua realidade,  levando em consideração a viabilidade econômica e ambiental.

 

REFERÊNCIAS

AYUB, Marco Antônio. Bioconversão do soro de queijo em etanol. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

AZIZ, N.I.H.A., HANAFIAH, M.M. Life cycle analysis of biogas production from anaerobic digestion of palm oil mill effluent. Renew.  Energy 145, 847–857. 2020. https://doi.org/10.1016/j.renene.2019.06.084, 

BERTÉ, L. N., FERREIRA, L. F. R., MANFIO, D. C., LOPES, E. S. N., & FERNANDES, S. A. (2017). Whey addition to agroindustrial residues for composting. Waste Management & Research, 35(10), 1051-1056. doi: 10.1177/0734242X17728148

BIEGER, A.; LIMA, J. Empresa e desenvolvimento sustentável: um estudo de caso do  soro. Revista FAE Curitiba, v.11, n.2, p.59-67, 2008.

BYLUND, G. Dairy Processing Handbook. . Lund, Sweeden: 1995.

BOLDRINI, F. M.; TOMA, A. B; CUNHA, M. E. T. Extração de proteínas do soro de leite por coacervação com polissacarídeo e sua utilização em formulação cosmética. UNOPAR Científica Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 10, n. 1, p. 43-48, 2011.

CISLAGHI, M. I. J. et al. Utilização do soro de leite na fabricação de alimentos. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v.20, n.4, p.525-538, 2018.

DIAS, M. F. R. G., SILVA, T. H., REZENDE, C. A., RODRIGUES, M. V. N., & OLIVEIRA, M. B. (2017). Leite e derivados no envelhecimento da pele: benefícios e dúvidas. Revisões críticas em ciência dos alimentos e nutrição, 57(6), 1206-1217.

GIROTO, J. M.; PAWLOWSKY, U. O soro de leite e as alternativas para o seu beneficiamento. Brasil Alimentos, v. 2, n. 5, p. 43-46, 2001

KHAN, S., SHAHID, M., NAWAZ, M., SHAH, A. A., & MAHMOOD, Q. (2019). Implicações ambientais do soro de queijo como um recurso valioso: uma revisão. Ciência Ambiental e Pesquisa sobre Poluição, 26(16), 15694-15708.

LAGRANGE, V.; DALLAS, P. Produtos de soro dos EUA: Disponibilidade, recursos tecnológicos, aplicações. Engenharia de Alimentos, n. 15, p. 27-29, 1997.

LANDS, L. C., GREY, V. L., & SMOUNTAS, A. A. (2018). O potencial da suplementação de proteína de soro de leite na redução da perda muscular em idosos saudáveis. Pesquisa clínica e experimental sobre envelhecimento, 30(7), 753-761.

LUZ, Fábio Ramos da. "Soro de leite em suplementos nutricionais." Revista Saúde em Foco 11.2 (2016): 59-62.

MARQUARDT, L. et al. Indústrias lácteas: alternativas de aproveitamento do soro

de leite como forma de gestão ambiental. Tecno-Lógica, v. 15, n. 2, p. 79-83, 2012

MASCARELLO, Andressa de Freitas et al. Technological and Biological Properties of Buttermilk: A Minireview. In: Whey-Biological Properties and Alternative Uses. Londres: IntechOpen, 2019.

MIZUBUTI I.Y. 1994. Soro de leite: composição, processamento e utilização na alimentação. Seminário, Ciências Agrárias 15(1):80-94.

MOREIRA, R. W. M. et al. Avaliação sensorial e reológica de uma bebida achocolatada elaborada a partir de extrato hidrossolúvel de soja e soro de queijo. Acta Scientiarum. Technology, v. 32, n. 4, p. 435-438, 2010.

PAULA L., ROLIM M.M., BEZERRA NETO E., SOARES T.M., PEDROSA E.M.R. & SILVA E.F.F. 2011. Crescimento e nutrição mineral de milho forrageiro em cultivo hidropônico com soro de leite bovino. Revista Bras. Eng. Agríc. Ambient. 15(9):931-939. https://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662011000900009.

PM Food & Dairy Consulting. World cheese market 2000–2023, 2016. Disponível em: https://pmfood.dk/upl/9766/Cheese.pdf.

SILVA, Guilherme Bergmann de, centro universitário univates, curso técnico em química, avaliação da produção de biogás e geração de metano a partir de resíduo de leite, Lajeado, novembro de 2015.

SIQUEIRA, Sandro Pio de. Aproveitamento do soro do leite como forma de viabilidade financeira: um estudo por meio de pesquisação na coopergrande - MT. 2019. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Gestão Pública, IFMT, Campus Várzea Grande, Várzea Grande, MT, 2019.

STEFANELLI JR., J. R.; Ferrarini, F. O. C.; Silva, P. B.; PAVAN, A. R.; MONTI, R.; FREM, R. C. G.. Obtenção e avaliação das potencialidades biológicas de complexos de zinco e cobalto contendo proteínas hidrolisadas do soro de leite. Águas de Lindóia, 2013. p. 56.

ZANIN, Angela.Tratamento anaeróbio em escala piloto de efluente de beneficiamento do soro de leite. Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo/RS - 2020.

ZHANG, Q., WANG, Y., ZHANG, H., LIU, Y., ZHANG, W., & Wu, H. (2018). Utilização de soro de queijo para produção de bioetanol e biogás: uma revisão. Revista de Gestão Ambiental, 206, 419-431.

CLAUDETY BARBOSA SARAIVA

Claudety Barbosa Saraiva - Professora Dra. e Pesquisadora do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG.

LIZ MARQUES SOUZA DUQUE

Liz Marques Souza Duque - graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF. Filiação: Egle Xavier de Souza e Viumar dos Reis Duque.

MARIANA CAMPOS LIMA

Mariana Campos Lima - graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF. Filiação: Maria Helena Campos e Benedito Vitório de Lima Neto.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures