Volume importado de leite cai 19% em junho |
Segundo os dados mais recentes da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as importações de leite caíram 19% em junho na comparação com maio (em equivalente leite). Em comparação com junho de 2017, a queda foi de 34,4%, consolidando o primeiro semestre de 2018 como o de menor volume importado nos últimos anos.
Dessa forma, o déficit da balança comercial láctea no Brasil está aproximadamente 190 milhões de litros em equivalente leite menor no 1º semestre de 2018 frente ao mesmo período de 2017, e mais de 250 milhões de litros menor frente ao 1º semestre de 2016; indicando uma menor “dependência” do leite importado no Brasil. Observe o gráfico 1.
Gráfico 1. Saldo semestral da balança comercial brasileira de lácteos. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados da Secex.
Analisando a queda mensal de 19% em junho, grande parte foi por conta da redução no volume importado de leite em pó integral. Com 3,6 mil toneladas, a redução mensal foi de 45% em relação às 6,5 mil toneladas internalizadas no mês anterior. Já no leite em pó desnatado, observou-se um aumento de 5%, sendo importadas 2,2 mil toneladas nesse mês, quando em maio foram importadas 2,1 de leite em pó desnatado.
Para os queijos, as 2,7 mil toneladas representam um aumento de 20% na importação do produto em relação a maio, quando importamos 2,2 toneladas. Nas manteigas, as 0,436 mil toneladas importadas representam estabilidade, variação de 2% frente às 0,428 mil toneladas em maio. Confira os dados da balança comercial láctea na tabela 1:
Tabela 1. Balança comercial láctea em maio de 2018. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados da Secex.
Para verificarmos a quantidade de leite em pó importada nesse primeiro semestre, fizemos uma análise da soma de quantas mil toneladas (MTon) internalizamos por mês de leite em pó integral e desnatado. Pudemos observar quais estão sendo os efeitos da desvalorização do real frente ao dólar que ocorreu nos últimos meses. O acumulado no ano de 2018 de 38 MTon foi 41% menor do que o acumulado de 2017.
Confira a evolução no gráfico 2:
Gráfico 2. Acumulado de importações de leite em pó. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados da Secex.
ROBERTO KIMURA
0 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro