ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cepea divulga valores do leite captado em maio

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

E MATHEUS NAPOLITANO

PANORAMA DE MERCADO

EM 30/06/2023

1 MIN DE LEITURA

3
14

Atualizado em 30/06/2023

preço do leite captado em maio e pago em junho se estabeleceu em R$ 2,7289/litro na “Média Brasil” líquida do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. É a primeira vez, desde dezembro/22, que o valor apresenta queda. 

Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de maio/2022).

Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de maio/2022).
Fonte: Cepea/Esalq – USP.
 

Em movimento atípico para o setor, o encerramento da tendência de alta em maio é resultado, em resumo, de três fatores: consumo enfraquecido, aumento da disponibilidade de leite e antecipação do movimento de alta dos preços – que vinham crescendo desde dez/22.

Do lado da oferta, o elevado volume de importações nos últimos meses tem colaborado para um maior abastecimento de leite no mercado interno. Por outro lado, da demanda, o consumo seguiu enfraquecido em maio, impactado pelo menor poder de compra da população frente aos preços elevados dos lácteos no varejo.

Nesse cenário, de acordo com pesquisas do MilkPoint Mercado, a indústria tem reduzido os seus preços de vendas nos últimos 2 meses – baixas que também refletiram no mercado spot e agora chegam no preço ao produtor.

A pesquisa do Cepea mostrou que, em maio, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira caiu 2,3% na “Média Brasil”, influenciado pela retração nos preços do concentrado. Com isso, a relação de troca tem estado mais favorável ao produtor, favorecendo a produção mesmo em época atípica.

Obs.: vale lembrar que a partir da divulgação dos dados de janeiro, o CEPEA passou a divulgar o resultado de preços com o nome referente ao mês que o leite foi captado. Dessa forma, a série anterior passa a ter ajuste de -1 mês na nomenclatura do mês. 

As informações são do Cepea, adaptadas pela equipe do MilkPoint.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ PEREIRA GUIMARÃES NETO

JATAÍ - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/07/2023

Infelizmente o pequeno pecuarista que investiu anos de trabalho duro na atividade LEITEIRA com melhoramento genético, chega em um cenário onde a única alternativa é o abate do rebanho.

Quem é do ramo leiteiro e tem conhecimento do custo da produção de 1 litro de leite, sabe da dificuldade de se encontrar mão de obra qualificada e vinha trabalhando com uma pequena margem na atividade. No cenário atual o produtor PAGA para alimentar a população! Só nos resta rezar por um milagre.
TADEU SALLES

RIO PRETO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/07/2023

Falou tudo
ELIEZER FURTADO DE CARVALHO

SILVÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/01/0001

Sou produtor de leite há 54 anos. Poço afirmar que sempre foi um péssimo negócio, mas, nunca foi tão ruim como atualmente.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures