ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite/CEPEA: setembro tem novo aumento mas cenário permanece desafiador

PANORAMA DE MERCADO

EM 01/10/2021

1 MIN DE LEITURA

0
3

Conforme divulgado em 29/09 pelo CEPEA/ESALQ/USP, o valor do preço do leite pago ao produtor em setembro, referente ao leite recebido em agosto, na média Brasil, foi de R$2,38/litro –  alta mensal de 3 centavos/litro.

Apesar do novo aumento no pagamento deste mês, o produtor brasileiro segue enfrentando um cenário desafiador. Muitas regiões produtoras seguem com volume de chuvas aquém do esperado para o período, comprometendo as áreas de pastagens; ao mesmo tempo, os preços dos grãos para suplementação dos animais seguem operando em patamares elevados.

O aumento do pagamento de setembro se justifica pela baixa captação dos laticínios em agosto e pela alta competividade das indústrias pelo leite. Essa maior demanda das indústrias foi refletida nos preços do leite Spot, conforme levantamento do MilkPoint Mercado. Em agosto, o leite Spot manteve os seus preços firmes, com leve aumento nas duas quinzenas do mês (gráfico 1).

Entretanto, neste mês de setembro estamos vivenciando um cenário diferente. De acordo com levantamento semanal do MilkPoint Mercado, a demanda da população pelos lácteos tem diminuído nas últimas semanas, enfraquecendo as vendas da indústria ao varejo. Essa menor demanda diminuí a competitividade de leite entre as indústrias – o que já refletiu nas cotações do leite Spot da última quinzena, que recuou 11 centavos.

Além da menor demanda, alguns importantes estados produtores, como Minas Gerais, tendem a aumentar a produção neste final de ano, ampliando a oferta de leite no mercado.

Dessa forma, frente a menor demanda dos consumidores pelos lácteos e com o aumento da captação de leite pelas indústrias, a expectativa é de pressão sobre os preços do leite ao produtor a partir do pagamento de outubro.

As informações são do MilkPoint Mercado. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint