ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Captação de leite se recupera em 2023 e Sul se consolida como maior região produtora

POR HELOISA VASCONCELOS

E MATHEUS NAPOLITANO

PANORAMA DE MERCADO

EM 15/03/2024

5 MIN DE LEITURA

1
5

Os resultados definitivos da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE, publicados no dia (14/03), confirmaram o avanço na captação de leite no 4º e último trimestre de 2023, contribuindo para recuperação no volume de leite no ano em relação a 2022.

Resultados do 4º trimestre de 2023

Com um total de 6,46 bilhões de litros de leite captados no 4º trimestre de 2023, a variação em relação ao 4º trimestre de 2022 chegou a 2,2%, como é possível observar no gráfico 1, acima dos 1,9% anunciados anteriormente pelos dados prévios.

Tabela 1. Captação mensal de leite no Brasil

Captação mensal de leite no Brasil
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2024.


Gráfico 1. Captação formal: variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior

Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2024.

Em relação aos resultados estaduais, Minas Gerais apresentou um avanço de 1,9% no último trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, com um pouco mais de 1,5 bilhão de litros de leite captados no estado no período citado.

Entre os maiores estados produtores de leite do Brasil, o maior avanço seguiu sendo em Santa Catarina, que passou por um aumento anual de 7,3% no volume total de leite captado nos últimos três meses de 2023, seguido pelo estado do Paraná, que passou por um avanço de 6,1% no mesmo período.

Por outro lado, São Paulo e Rio Grande do Sul apresentaram quedas em suas captações, com variações anuais de -5,5% e -5,8% no 4º trimestre de 2023, respectivamente, como mostra o gráfico 2.

Entre todos os demais estados brasileiros, o principal crescimento percentual observado foi novamente no estado de Alagoas, que apresentou uma variação de 85,5% em relação ao ano anterior no 4º trimestre. Outros estados da região Nordeste também apresentaram importantes crescimentos percentuais, como Paraíba e Piauí, que avançaram 27,5% e 26,3% em relação ao 4º trimestre de 2022, respectivamente.

Fora da região Nordeste, os destaques de crescimento percentual ficaram para o Espírito Santo, que apresentou um avanço anual de 31,2%, e Mato Grosso do Sul, que avançou 25,6% em relação ao mesmo período de 2022.

Em termos de volume de leite, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, os principais crescimentos no 4ª trimestre ficaram com os estados de Santa Catarina (+56 milhões de litros), Paraná (+54 milhões de litros) e Minas Gerais (+29 milhões de litros).  Por outro lado, Rio Grande do Sul (-49 milhões de litros) e São Paulo (-34 milhões de litros) registraram os principais recuos.

Gráfico 2. Variação na captação formal dos principais estados produtores entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022.

Variação na captação formal dos principais estados produtores entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2024.

Dentre as regiões brasileiras, o Nordeste e o Norte tiveram crescimentos percentuais bem similares no último trimestre de 2023, de 5,2% e 5,1%, respectivamente, liderando entre as demais regiões brasileiras. Em termos de volume de leite, o Sul (+61 milhões de litros) e Nordeste (+26 milhões de litros) apresentaram os maiores avanços.

O Sudeste foi a região que apresentou menor crescimento percentual no período, de apenas 0,8% (+19 milhões de litros).

Gráfico 3. Variação na captação formal de leite das regiões brasileiras entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022.


Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2024.

 

Resultados de 2023

Com a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2023 foi possível verificar o resultado para a captação de leite ao longo de todo o ano. Ao todo foram captados cerca 24,52 bilhões de litros de leite em 2023, apresentando um avanço anual de 2,5%.

Gráfico 4. Evolução anual da captação de leite no Brasil

Evolução anual da captação de leite no Brasil
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2024.

Dentre as regiões, o maior crescimento percentual para o ano de 2023 foi da região Nordeste, que avançou 10,3% em sua captação formal e atingiu uma participação de 8,4% de todo o leite captado no país. Por outro lado, a região Sudeste foi a única a apresentar uma queda em seu resultado anual, de 0,7%.

O fechamento do último ano também consolidou a região Sul como sendo a maior produtora de leite do país, sendo responsável por cerca 40,7% do leite formal brasileiro. Dessa forma, o Sul abriu mais de 4 p.p em relação ao segundo colocado, Sudeste, que agora representa 36,1% da captação brasileira.

Gráfico 5. Captação de leite por região em 2023

Captação de leite por região em 2023
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2024.

Em relação ao maior estado produtor do Brasil, Minas Gerais seguiu na liderança, apesar de ter apresentado um recuo no ano de cerca de 0,6% (cerca de 37 milhões de litros). Paraná se manteve em segundo. Já Santa Catarina assumiu a terceira posição, que anteriormente era ocupada pelo Rio Grande do Sul.

Gráfico 6. Captação formal de leite em 2023 – 10 maiores estados

Captação formal de leite em 2023 - 10 maiores estados
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2024.

O que influenciou no aumento da captação?

O aumento da captação observado no 4º trimestre de 2023 ainda é um resultado da melhor rentabilidade do produtor no 1º semestre do mesmo ano, que ocorreu devido ao aumento no preço recebido pelos produtores pelo leite e uma queda nos preços dos principais insumos alimentares, que compõem a maior parte do custo de produção.

Expectativas para 2024

Enquanto o 1º semestre de 2023 foi marcado por melhores resultados para os produtores de leite, no 2º semestre do ano foi observado um cenário bem mais desafiador na produção, com consecutivas quedas nos preços recebidos pelos produtores pelo leite produzido.

Desta forma, o 1º semestre de 2024 deve ser impactado de forma negativa em sua produção por conta do cenário observado na segunda metade de 2023, visto que o impacto na produção a partir da rentabilidade dos produtores possui um período de defasagem para refletir efetivamente na produção.

Em relação ao mercado atual, é possível observar um importante viés de alta no preço recebido pelos produtores e nos preços praticados no mercado spot, portanto, se forma um cenário mais positivo para o produtor de leite neste início de 2024. Sendo assim, é esperada uma maior recuperação anual na captação formal de leite no Brasil a partir do 2ª semestre deste ano.

Vale ressaltar que a possível chegada da La Nina no segundo semestre de 2024 pode impactar os resultados esperados para a produção de leite brasileira, principalmente na principal região produtora, o Sul. Continuaremos acompanhando.

 

MilkPoint Mercadohttps://www.milkpoint.com.br/mercado

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOAO LUIZ MARCON

PALMEIRA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/03/2024

boa tarde, se for possivel complementar a materia, gostaria de saber o numero de produtores por estado.para sabermos a media produzida.obrigado

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures