ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial: importações voltam a subir!

POR LAVINIA MORAIS

PANORAMA DE MERCADO

EM 07/12/2020

2 MIN DE LEITURA

0
3

Segundo dados divulgados nessa sexta-feira (04/11) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as importações brasileiras de derivados lácteos apresentaram, em novembro, o patamar mais elevado desde setembro/2016.

No total, foram importados cerca de 189 milhões de litros de leite equivalente no mês, um aumento de 4% em relação a outubro/2020. Ao compararmos esse valor com o mesmo mês de 2019, encontramos uma variação significativa de +117%. Já quanto às exportações, o volume foi de 8,3 milhões de litros, uma queda de 30% em relação ao mês anterior, mas 47% maiores que as de novembro/2019. Assim, o saldo da balança comercial de lácteos foi de -180 milhões de litros (em equivalente leite), uma queda de 7% no déficit quando comparado a outubro/20.

Gráfico 1. Saldo da balança comercial brasileira de lácteos, 2017 a 2020.

balança comercial láctea novembro 2020
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT

 

As importações em 2020 se mantiveram em elevados patamares na segunda metade do ano, resultado de um mercado com baixa disponibilidade de leite e derivados. Ainda, em julho e agosto, observamos um cenário aquecido e com altos preços para esses produtos, estimulando o fechamento de novos contratos. Apesar de setembro e outubro terem apresentado uma situação mais complicada, com demanda desaquecida e retração de preços no atacado, não foi verificada uma redução dos patamares para os importados. Por outro lado, a pouca disponibilidade de leite no Mercosul e produtos importados com preços menos competitivos podem afetar o fechamento de novos contratos.

Entre os produtos importados pelo Brasil, o leite em pó integral, o leite em pó desnatado e queijos foram aqueles com maior participação na pauta importadora em novembro. Deles, apenas o leite em pó desnatado apresentou aumento, com uma variação de 116% no volume importado. Outro produto que apresentou considerável aumento foi a manteiga, com variação positiva de 182% – refletindo a baixa disponibilidade de gorduras lácteas atualmente no mercado brasileiro.

Em relação às exportações, os produtos que têm maior participação no volume total exportado foram o leite condensado e o creme de leite, que juntos, representaram 52% da pauta exportadora. Porém, pode-se observar que houve retração significativa no volume vendido de leite condensado, em 49%. Entre os produtos com maior redução, se destacam o leite em pó desnatado (-100%), manteigas (-78%) e leite modificado (-58%). Apesar da queda das exportações em novembro/20, o volume, em equivalente-leite, foi 47% superior a novembro/2019 e, no acumulado do ano, o aumento é de 54%.

Na tabela 2, é possível observar as movimentações do comércio internacional de lácteos no mês de novembro deste ano.

Tabela 2. Balança comercial láctea em novembro de 2020

balança comercial láctea novembro 2020
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint, com base em dados COMEXSTAT.

LAVINIA MORAIS

Analista de Mercado do MilkPoint Mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures