ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial de lácteos: queda nas importações

POR HELOISA VASCONCELOS

PANORAMA DE MERCADO

EM 07/08/2023

4 MIN DE LEITURA

0
7

Apesar de ainda negativo, durante o mês de julho o saldo da balança comercial de lácteos passou por recuperação. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo obtido no último mês chegou a -174,4 milhões de litros em equivalente-leite, um avanço de 24,1 milhões em relação a junho de 2023, como pode ser observado no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos – equivalente leite.

Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos - equivalente leite.

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

As exportações continuaram enfrentando queda no último mês. Com um volume exportado de 5,78 milhões de litros em equivalente-leite, o mês de julho encerrou com o terceiro pior resultado para as exportações de 2023, com um recuo mensal de mais de 1 milhão de litros, como pode ser observado no gráfico 2. Em relação ao resultado de 2023, até o momento é registrada uma queda de 54% no volume exportado em relação ao mesmo período de 2022, mostrando um ritmo bastante lento para as exportações nos primeiros sete meses do ano.

Gráfico 2. Exportações em equivalente-leite.

Exportações em equivalente-leite.

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

Após atingir o recorde mensal de 2023 no mês de junho, as importações também apresentaram queda em julho, gerando uma variação mensal de -25 milhões de litros, com 180,2 milhões de litros em equivalente-leite importados, como mostra o gráfico 3. Apesar da queda, o patamar para as importações ainda é considerado alto, em relação a julho de 2022 o resultado do último mês encerrou com uma alta de 71%, e quando comparados os primeiros sete meses de 2023 em relação aà 2022, também é registrado um importante avanço, de 168%.

Gráfico 3. Importações em equivalente-leite.

 Importações em equivalente-leite.

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

Apesar dos preços das principais categorias de derivados lácteos importados ainda serem mais competitivos em relação ao preço praticado internamente, a desvalorização que vem sendo observada no atacado brasileiro somado a um mercado já abastecido para as categorias importadas de maior relevância, como os leites em pó, foram os principais fatores relacionados com essa queda observada nas importações do último mês.

Com isso, para o leite em pó integral, o produto de maior relevância dentro das importações, foi observada uma queda de 21% no total importado em relação ao mês anterior. Entretanto, essa não foi a categoria que apresentou maior queda percentual, e sim os iogurtes e o soro, que passaram por um recuo de 57% e 31%, respectivamente, em seu volume mensal importado. Para as manteigas também foi observada uma queda, de cerca de 6%.

Entretanto, outras categorias também relevantes seguiram avançando nas importações no último mês, como o leite em pó desnatado e os queijos, com um avanço mensal de 15% e 7%, respectivamente. Outras categorias que também registraram aumento em seu volume importado foram “outros produtos lácteos” (+71%) e os leites modificados (+69%).

Sobre as principais categorias exportadas, a maior relevância continuou sendo para o leite condensado, que passou por uma variação mensal de -5%. Enquanto o creme de leite também enfrentou recuo no volume exportado, em -38%, os queijos e o leite UHT passaram por aumento, de 23% e 6%, respectivamente, com o leite UHT atingindo o maior volume mensal exportado de 2023.

Outras categorias de menor relevância enfrentaram fortes avanços percentuais em seus volumes exportados no mês de julho, como a categoria “outros produtos lácteos” (+455%), leite em pó semidesnatado (+384%) e leite evaporado (+184%).

As tabelas 1 e 2 mostram as principais movimentações do comércio internacional de lácteos nos meses de julho e junho deste ano.

Tabela 1. Balança comercial láctea em julho de 2023

Balança comercial láctea em julho de 2023

Tabela 2. Balança comercial láctea em junho de 2023.

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.

 

O que podemos esperar para o próximo mês?

Para o mês de agosto é esperada uma continuidade nesta diminuição do volume importado, isso porque, apesar dos produtos do Mercosul (principal fornecedor do Brasil) seguirem mais competitivos quanto ao preço, os compradores brasileiros se mostram já abastecidos para algumas categorias, o que vem diminuindo sua intenção de compra. Além disso, com o início da safra do leite na região Sul, a oferta de leite interna vem aumentando, o que também desestimula as compras internacionais de lácteos.

Para as exportações o cenário se mantém, onde ainda não é observado uma abertura na janela exportadora para os próximos meses. Com a demanda global de lácteos se mantendo em um ritmo fraco nos últimos meses, as exportações devem ainda ser voltadas para produtos brasileiros com nichos fora do país.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures