ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial de lácteos: novembro mantém avanço nas importações

POR HELOISA VASCONCELOS

PANORAMA DE MERCADO

EM 07/12/2023

3 MIN DE LEITURA

0
4

Por conta de um aumento nas importações, o saldo da balança comercial de lácteos em novembro passou por mais uma queda. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo registrado no mês de novembro chegou a -193 milhões de litros em equivalente-leite, uma queda de 12 milhões em relação a outubro de 2023, conforme pode ser observado no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos – equivalente leite.

Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos - equivalente leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

As exportações voltaram a registrar queda no último mês e atingiram o menor volume exportado desde agosto/19. Com um volume total de 4,54 milhões de litros em equivalente-leite exportados no último mês, a variação mensal obtida foi de -41% (-3,13 milhões de litros de leite) nas exportações, como mostra o gráfico 2. Com este resultado, os primeiros 11 meses de 2023 configuram uma queda de 51% quando comparado com o volume exportado no mesmo período de 2022.

Gráfico 2. Exportações em equivalente-leite.

Exportações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

Enquanto as importações continuaram enfrentando avanço no mês de novembro. Com o total de 197,9 milhões de litros em equivalente-leite importados, o último mês passou por uma alta de 5% em relação ao mês anterior (+9,4 milhões de litros), se tornando o 4º maior mês para as importações de 2023 até então, como mostra o gráfico 3. Nos primeiros 11 meses do ano as importações registram uma variação positiva de 71% em relação ao mesmo período de 2022, já sendo o ano de maior volume nas importações de lácteos na série histórica iniciada em 2000.

Gráfico 3. Importações em equivalente-leite.

Importações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

A categoria de maior relevância dentro das importações, o leite em pó integral, passou por uma variação mensal de -1% em seu volume total importado, enquanto outras categorias de relevância dentro das importações enfrentaram aumento, como os queijos (+17%) e o leite em pó desnatado (+8%).

Além disso, outras categorias de menor relevância enfrentaram importantes avanços neste último mês, como os iogurtes, que passaram por um avanço mensal de 99% em seu volume importado, os leites modificados, com um avanço de 48%, e outros produtos lácteos, que avançaram aproximadamente 39% no último mês.

Já dentro das exportações, a categoria de maior relevância seguiu sendo o leite condensado, que enfrentou uma queda de 26% em novembro, bem como os queijos, que passaram por um recuo de 32% em seu volume exportado no último mês.

Em contrapartida, a segunda maior categoria dentro das exportações, o creme de leite, enfrentou um avanço mensal de cerca de 14%, enquanto outras categorias de menor relevância apresentaram importantes saltos percentuais nas exportações, como o leite em pó semi-desnatado (+206%) e os iogurtes (+110%).

As tabelas 1 e 2 mostram as principais movimentações do comércio internacional de lácteos nos meses de novembro e outubro deste ano.

Tabela 1. Balança comercial de lácteos em novembro de 2023.

Balança comercial de lácteos em novembro de 2023

Tabela 2. Balança comercial de lácteos em outubro de 2023.

Balança comercial de lácteos em outubro de 2023.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.

O que podemos esperar para os próximos meses?

Apesar dos preços internacionais dos lácteos, incluindo os preços praticados no Mercosul, demonstrarem firmeza nas últimas semanas, algumas empresas que exportam lácteos para o Brasil relataram uma maior procura dos compradores brasileiros neste último mês, como um movimento de antecipação das compras, visto o avanço nos preços internacionais que é esperado para o início de 2024.

Desta forma, os meses de dezembro e janeiro ainda devem apresentar um alto patamar nas importações brasileiras de lácteos, porém, frente ao aumento esperado nos preços internacionais e em virtude das recentes medidas governamentais que visam frear as importações no ano que vem, no primeiro semestre de 2024 as importações devem apresentar queda quando comparado com o primeiro semestre de 2023.

 

MilkPoint Mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures