ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial de lácteos: importações brasileiras recuam em novembro

POR TIAGO DA CUNHA FARIA

PANORAMA DE MERCADO

EM 07/12/2021

4 MIN DE LEITURA

0
1

Segundo dados divulgados na sexta-feira (03/12) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo da balança comercial de lácteos foi de -76 milhões de litros em equivalente-leite no mês de novembro, um aumento de 10 milhões, ou aproximadamente 12% em comparação ao mês anterior.

Ao se comparar ao mesmo período do ano passado (nov/2020), o saldo foi ainda menos negativo, sendo que o valor em equivalente-leite nesse período foi de -180 milhões de litros, representando um aumento de aproximadamente 58%. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos, 2017 a 2021.

balança comercial láctea novembro 2021

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

No mês de novembro as exportações se mantiveram estáveis, saindo de aproximadamente 6,7 milhões de litros em outubro, para 6,6 milhões em novembro. Ao se comparar ao ano de 2020, as exportações tiveram uma queda de 1,7 milhões de litros, conforme mostra o gráfico 2 a seguir:

Gráfico 2. Exportações brasileiras de lácteos em equivalente-leite, comparação mês a mês, 2020 e 2021.

balança comercial láctea novembro 2021

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

 

Do lado das importações, ocorreu uma diminuição entre os meses de outubro e novembro, passando de 92,4 milhões para 82,9 milhões, um recuo de 9,5 milhões, ou aproximadamente 10%, conforme mostra o gráfico abaixo:

Gráfico 3. Importações brasileiras de lácteos em equivalente-leite, comparação mês a mês, 2020 e 2021.

balança comercial láctea novembro 2021
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

 

Essa manutenção nas exportações e recuo nas importações acarretou em um saldo da balança no mês de novembro menos negativo em relação a outubro. Quando compararmos ao mesmo período de 2020, observa-se uma diminuição expressiva nas importações, passando de 188,8 milhões para 82,9 milhões, uma queda de aproximadamente 56%, o que impactou na diferença entre os períodos e resultou em um cenário mais favorável no ano de 2021.

A competitividade das importações segue perdendo força, conforme mostra o gráfico 4. Associada a uma demanda interna fragilizada, o cenário levou à diminuição do volume importado pelo Brasil.

 

Gráfico 4. Custos do Leite em Pó Integral Importado vs Local (nacional).

balança comercial láctea novembro 2021

Fonte: MilkPoint Mercado.

 

Em relação aos produtos mais importantes da pauta importadora em novembro, temos o leite em pó integral, leite em pó desnatado e os queijos, que juntos representaram 73% do volume total importado. O iogurte e o doce de leite foram os produtos que apresentaram maior aumento nas importações em relação ao mês anterior – um incremento de 22% e 52%, respectivamente. Não ocorreram importações de leite UHT e houve uma diminuição de 26% nas importações do leite em pó integral.

Os produtos que tiveram maior participação no volume total exportado foram o leite UHT, o leite condensado, o creme de leite e os queijos, que juntos, representaram 84% da pauta exportadora.

Produtos que apresentaram forte variação com relação ao mês de outubro foram o leite UHT, o leite modificado, o doce de leite e a manteiga, que tiveram aumento de 166%, 77%, 58% e 41%, respectivamente, embora o volume vendido ainda não seja tão significativo. Por outro lado, o leite em pó semidesnatado, o leite em pó integral e o leite condensado tiveram quedas nas exportações de 90%, 80% e 40%, respectivamente.

A tabela 1 mostra as principais movimentações do comércio internacional de lácteos no mês de novembro deste ano.

Tabela 1. Balança comercial láctea brasileira em novembro de 2021.

balança comercial láctea novembro 2021

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.

 

O que podemos esperar para o próximo mês?

Conforme demonstrado no gráfico 4, a competitividade dos produtos importados continua diminuindo. Os resultados das negociações do evento 296 da plataforma Global Dairy Trade (GDT) apresentaram um novo aumento nos valores dos lácteos: +1,9% em relação ao último evento, com o preço médio fechando em US$ 4.287/tonelada.

Esse aumento nos valores internacionais associados a uma taxa de câmbio que tem se mantido elevada no país (R$ 5,64 em 06/12) e preços dos produtos lácteos no mercado interno não apresentando melhoras, evidencia um cenário desfavorável para importações, que foi observado no mês de novembro e tende a se manter para os próximos meses.

Além disso, o elevado custo do petróleo, faz com que países petrolíferos tendam a importar mais produtos, dentre eles os lácteos. Dessa forma, nossos principais fornecedores do Mercosul tendem a direcionar suas exportações para esses países, como a Argélia – gerando menor disponibilidade para o mercado brasileiro.

Mantendo-se esse cenário, as importações nos próximos meses tendem a ser menores e mantém-se a oportunidade de exportação para os produtos lácteos brasileiros. Entretanto, um entrave enfrentado no caso das exportações é com relação à logística. Ocorreram diminuições nas rotas de transporte devido a pandemia de Covid-19 e o mundo está enfrentando uma escassez de containers, o que pode dificultar no processo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures