Neste ano, a World Dairy Expo, maior feira de gado leiteiro dos EUA e do mundo, realizada anualmente em Wisconsin, chegou a ser ameaçada em função de problemas envolvendo biosegurança. Uma ala dos organizadores do evento americano temia a impossibilidade de concretização de medidas de precaução para garantir a segurança do rebanho leiteiro norte americano para doenças que se transformaram em epidemias em diversas regiões do mundo, destacando-se a febre aftosa (Foot and Mouth Disease, ou FMD para os americanos). Segundo o chefe administrativo geral da World Dairy Expo 2001, Tom McKittrick, o cancelamento da edição de 2001 nunca foi realmente cogitado. "Os conceitos e problemas envolvendo a febre aftosa apenas serviram para a abertura de nossos olhos para a necessidade de medidas de biosegurança na feira. O cancelamento do show nunca foi uma possibilidade seriamente considerada" disse o administrador geral da feira.
Organizadores da feira, juntamente com veterinários do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e do Estado de Wisconsin desenvolveram um plano de biosegurança que foi aprovado em junho deste ano. Tal projeto não foi somente uma novidade para o evento deste ano, como será também mantido nos próximos anos. Segundo o secretário da Agricultura, Comércio e Proteção ao Consumidor de Wisconsin, Jim Harsdorf, a questão envolvendo doenças e biosegurança são constantemente debatidas e fazem parte da vida e dia a dia dos produtores.
Antes da realização da exposição, a organização do evento divulgou um comunicado aos visitantes internacionais, através de releases, internet e publicações internacionais, contendo as medidas de segurança (protocolo) que seriam tomadas na feira.
Protocolo
Para os visitantes oriundos de países com focos de febre aftosa, foi perguntado se estiveram afastados do campo (áreas e fazendas), por pelo menos 5 dias antes de chegarem a World Dairy Expo 2001. Os mesmos foram devidamente orientados e encorajados a lavar suas roupas e higienizar seus calçados antes de vir para a feira. Também foi recomendado a estes participantes que não trouxessem nenhum tipo de alimento para os EUA, além de ter que seguir as recomendações do USDA para imigrações.
As mudanças propostas pelo projeto de biosegurança das entidades puderam ser vistas logo na entrada do evento. Em cada um dos portões de entrada havia atendentes, as quais forneceram folhetos informativos em vários idiomas perguntando se os visitantes estiveram em países estrangeiros além de Canadá ou México nos últimos 5 dias. No caso de resposta positiva, o visitante era encaminhado para o serviço de Registro Internacional, para responder a um outro questionário mais detalhado. O visitante deveria detalhar sobre o país que esteve visitando e a exposição do mesmo a doenças como a febre aftosa. Suas roupas e sapatos, neste caso, seriam examinadas e, se necessário, passariam por processo de desinfecção. Informações sobre como interagir com o rebanho e expositores também foram passadas.
Na entrada e saída dos galpões de animais foram colocadas pequenas caixas com desinfetantes (lava-pés), estimulando os visitantes a utilizá-las. Para os expositores, foi requisitado um certificado que comprovasse e garantisse que nenhum equipamento importado utilizado na feira, fosse proveniente de países com foco de aftosa. Os expositores foram aconselhados, também, a utilizar botas de borracha, sempre desinfetando as mesmas, além de evitar a troca de equipamentos com outros expositores e manter corredores e passagens limpas para evitar que visitantes caminhassem sobre as camas dos animais.
Balanço
Em 2000, a World Dairy Expo recebeu em torno de 1,1 mil visitantes estrangeiros, oriundos de países com focos de febre aftosa. Os mesmos participaram de visitas em fazendas, caminharam pelas salas de exposição e assistiram ao julgamento de animais. No entanto, em 2001, algumas mudanças ocorreram, dentre elas destacamos a ausência de visitas às fazendas locais.
"O objetivo do plano de biosegurança foi providenciar métodos racionais de controle e combate à entrada de doenças para nossos expositores e visitantes" disse McKittrick e completou: "Nós queremos implementar medidas para assegurar a sanidade do rebanho leiteiro norte americano."
Fonte: Hoard's Dairyman, adaptado por Equipe MilkPoint
World Dairy Expo 2001 nos EUA reforçou biosegurança contra aftosa
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.