ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Viçosa tem a fabricação de doce de leite reconhecida como interesse cultural

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A fabricação do doce de leite Viçosa foi reconhecida como interesse cultural pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2º turno de votações nesta quarta-feira (17/11). Originalmente, o Projeto de Lei (PL) 632/2019 solicitava o reconhecimento do Doce de Leite Viçosa como um patrimônio imaterial do estado, mas, segundo o parecer da Comissão de Cultura da Assembleia, a atribuição de declarar patrimônio cultural é privativa do Executivo.

A qualidade única do produto, reconhecida por 10 vezes como o melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o transformou em um símbolo da cidade e, gradativamente, de Minas Gerais.

O escritor Leandro Jabour sempre foi um apreciador do Doce de Leite Viçosa.

“A atribuição do título de patrimônio cultural faz perfeito sentido para mim, pois o Doce de Leite Viçosa evoca algo que, ainda que intangível, é muito real e presente no nosso imaginário. A imagem de grandes fazendas coloniais, a infância nos montes mineiros, o cheiro de café… Ele tem a textura e o sabor de Minas Gerais: irresistível”.

Com o reconhecimento feito pela ALMG, o PL segue agora para a sanção ou veto do governador Romeu Zema (Novo).
 

Furnarbe

A Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) é uma empresa sem fins lucrativos, instituída pela Universidade Federal de Viçosa em 1979, e a responsável pela produção e gestão dos produtos Viçosa. A parceria com a UFV proporciona a realização de pesquisas de extensão e ensinamentos práticos a alunos da universidade, que objetivam o aprimoramento, excelência e qualidade dos produtos.

O que antes tinha a perspectiva de atender à necessidade interna da UFV, tornou-se um parâmetro de qualidade, que beneficia os estudantes, a população e o mercado, além de estimular outras indústrias do setor e universidades do país a também investirem os recursos em benefício do consumidor, oferecer produtos saudáveis e de alta qualidade.
 

Doce de Leite Viçosa

O Doce de Leite Viçosa foi lançado no mercado em 1988 e, desde 2001, coleciona premiações. O tecnólogo em laticínios Gladstone da Costa, de 61 anos, estudou na UFV e acompanhou de perto a pesquisa para criação do Doce de Leite Viçosa.

"Eu fui chamado por um professor para estagiar no processo de pesquisa que tinha como objetivo saber qual o melhor material para usar na sanitização do tanque de doce de leite e da batedeira de manteiga. Fazia a limpeza e colhia o material para posteriores análises", contou.

Gladstone lembra que, na época, a distribuição do doce de leite era apenas para o refeitório da universidade e para o antigo supermercado da Fundarbe.

"Era algo tão caseiro, tão tradicional, com todo mundo pensando em cada detalhe para oferecer ao consumidor um produto com nutrientes e que dê prazer ao comer. Eles pensaram no tipo de processamento, na concentração de açúcar e principalmente no tipo de resfriamento que iria ser feito depois que o doce estivesse pronto. Tudo isso para agradar o paladar e proporcionar bem-estar", explicou.

Entusiasmado, o tecnólogo fala que apresenta sempre para as pessoas o doce e que já até reprovou um doce de leite argentino por não chegar "aos pés" do Doce de Leite Viçosa. "Minha esposa foi na Argentina e trouxe um doce de leite de lá muito gostoso, mas ainda faltava uma coisinha que o Doce de Leite Viçosa supera", brincou.

As informações são do G1, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Leia também: 

*Fonte da imagem: Freepik  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures