As vendas on-line de produtos lácteos nas plataformas de e-commerce da China cresceram a uma taxa anual de 45,2% no primeiro trimestre de 2018 - a menor desde o primeiro trimestre de 2016, de acordo com análise realizada pela empresa de pesquisas Syntun.
A pesquisa mostrou queda no desempenho do mercado de leite líquido, fórmula infantil e leite em pó adulto vendido nas plataformas de e-commerce da China no primeiro trimestre de 2018. Os dados foram coletados de uma variedade de plataformas de e-commerce B2C, incluindo JD, Suning, Tmall e Amazon. JD e Tmall continuaram sendo os dois sites mais populares para as vendas de leite. Embora a maioria das transações tenha ocorrido na Tmall (49,5%), a receita de vendas foi maior para a JD (51,2%). Os outros competidores ficaram muito atrás dos dois, com a Suning - a terceira no mercado, responsável por apenas 1,1% das vendas on-line.
As vendas de produtos lácteos foram impulsionadas principalmente pelo leite em pó infantil e leite líquido. De todas as categorias de produtos lácteos, as duas categorias ocuparam uma participação de mercado de 57,5% e 32,1%, respectivamente, no primeiro trimestre de 2018. A participação de mercado restante de 10,4% veio do leite em pó adulto. Embora sua participação de mercado seja menor, seu crescimento anual quase atingiu 120% no período.
O top 10 best-seller de leite líquido no espaço de e-commerce da China foi dominado por produtos domésticos no primeiro trimestre do ano. Embora a Yili tenha liderado o ranking de vendas on-line de leite, a concorrente Mengniu conquistou a maioria dos pontos - com quatro produtos no 2º, 3º, 8º e 10º lugar. A dupla representou 40% da participação no mercado de leite líquido. Weidendort, Anchor e Devondale foram as outras marcas que conseguiram conquistar um lugar no top 10. Juntas, as três marcas estrangeiras ocuparam 5,6% do mercado on-line.
Por outro lado, observou-se que a participação de mercado de leite líquido premium caiu 5,4% no período, enquanto a participação de mercado de todas as outras categorias de leite líquido, incluindo leite UHT, bebidas lácteas e leite aromatizado, aumentou. Em contraste com o leite líquido, as marcas estrangeiras tiveram a maior participação de mercado, com 63,3%.
O Friso Gold Step 3 foi o produto mais vendido, seguido pelo A2 Platinum Step 3 e o Wyeth Illuma Step 3. Dos três produtos, o Friso foi o menos caro, com preço de RMB$ 190,1 /(US$ 27,31) por quilo, enquanto os produtos A2 e Wyeth eram pelo menos RMB$ 300 (US$ 43,11) por quilo. Nove das 10 fórmulas infantis mais vendidas foram produtos da fase 3 que atendem crianças com cerca de oito meses de idade.
Em termos de participação de mercado, a Aptamil conquistou o primeiro lugar, com 14,3% de participação de mercado. Seguiu-se a Wyeth e a Friso, que ocuparam 11,8% e 9,9% de participação de mercado. Yili e Feihe foram as únicas marcas locais da China que conseguiram entrar no top 10. A marca australiana Devondale dominou as vendas on-line de leite em pó adulto, com produtos arrebatando a 1ª, 3ª, 4ª e 6ª posições. No total, a Devondale ocupou 16,3% de participação de mercado.
A Maxigenes, outra marca australiana, também foi popular entre os consumidores chineses, com produtos conquistando os 2º, 5º e 8º lugares mais vendidos.
Em 31/10/18 – 1 Yuan Chinês = US$ 0,14371
6,95869 Yuan Chinês = US$ 1 (Fonte: portal Oanda)
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.