Valio e DSM anunciam colaboração na redução de metano

A Valio e a DSM disseram que estão colaborando em um cenário de demonstração ponta a ponta para desenvolver, construir e testar o Bovaer nos sistemas de produção e marketing da Valio. As atividades neste teste são rastrear parâmetros de desempenho animal e do leite e calcular a redução da pegada ecológica.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Valio, maior cooperativa de lácteos da Finlândia, e a Royal DSM com sede na Holanda, assinaram um acordo de colaboração para reduzir a pegada de carbono da indústria de laticínios na Finlândia. A empresa  disse que quer melhorar o bem-estar animal e humano, ao mesmo tempo que toma medidas ativas para reduzir seus impactos ambientais e climáticos.

A cooperativa tem como objetivo tornar sua cadeia de valor de lácteos neutra em carbono até 2035. A colaboração com a DSM é uma das etapas para alcançar essa ambição. Nos últimos 10 anos, a DSM desenvolveu um aditivo para rações, o Bovaer, que reduz as emissões de metano entérico do gado em aproximadamente 30%.  

Continua depois da publicidade

A empresa está trabalhando com parceiros da cadeia de valor de laticínios e carne bovina para se preparar para a introdução no mercado. As atividades incluem testes conjuntos para confirmar a eficácia em sistemas agrícolas locais, co-desenvolvimento de produtos lácteos de baixo carbono e estabelecimento de modelos de negócios. A colaboração com a Valio é um passo em direção à introdução no mercado. 

A Valio e a DSM disseram que estão colaborando em um cenário de demonstração ponta a ponta para desenvolver, construir e testar o Bovaer nos sistemas de produção e marketing da Valio. As atividades neste teste são rastrear parâmetros de desempenho animal e do leite e calcular a redução da pegada ecológica. A Valio conduzirá avaliações de qualidade e processabilidade para qualificar o Bovaer como um aditivo alimentar para uso em suas fazendas.

Continua depois da publicidade

Juha Nousiainen, chefe do programa climático de Valio, disse: “A DSM inventou uma solução promissora para melhorar a emissão de GEE das vacas. Esta solução para reduzir o metano entérico será um bloco de construção importante para alcançar nossas ambições por leite neutro em carbono. Estamos ansiosos para esta parceria. ” 

Mark van Nieuwland, chefe do programa global da DSM, disse: “Estamos entusiasmados por poder apoiar a Valio em suas ambições de avançar para a neutralidade de carbono até 2035.” Bovaer é um aditivo alimentar para vacas (e outros ruminantes, como ovelhas, cabras e veados) pesquisado e desenvolvido ao longo de 10 anos pelo DSM.

Um quarto de colher de chá de Bovaer por vaca por dia suprime a enzima que desencadeia a produção de metano no rúmen de uma vaca e reduz a emissão entérica de metano em aproximadamente 30%. O aditivo está aguardando a aprovação da UE e deverá estar disponível no mercado finlandês em 2021.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?