Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Uruguai: primeiro semestre apresentou melhorias para lácteos

O mercado mundial de lácteos segue dando sinais de recuperação impulsionado pela China.O faturamento do setor de lácteos Uruguaio no 1° semestre aumentou 14%.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 14/07/2021 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O faturamento do setor de lácteos durante o primeiro semestre de 2021 registrou alta de 14% com colocações mais elevadas e melhores preços em relação ao mesmo período de 2020, confirmou o Instituto Nacional do Leite (Inale).

Foram exportadas 68,5 mil toneladas de leite em pó integral por US $ 228,9 milhões, com valor médio de US $ 3.752. O preço subiu 6%, o volume ficou 9% e o faturamento 16%. É o principal produto de exportação do Uruguai.

O crescimento no volume exportado de leite em pó desnatado foi mais expressivo (13%), com 5,3 mil toneladas exportadas. Nessa área, o faturamento cresceu 20% — sempre nas mesmas datas da comparação anterior — e atingiu US $ 15,6 milhões. O preço médio da tonelada foi de US $ 3.376 (alta de 15%), segundo estatísticas do Inale.

Continua depois da publicidade Agroceres

Paralelamente, foram vendidas 12,2 mil toneladas de queijos por US $ 49,6 milhões. Nessa área, o preço médio da tonelada exportada foi de US $ 4.282.

Outro produto com forte crescimento foi a manteiga. Foram embarcadas 5,4 mil toneladas que geraram US $ 20,7 milhões. O volume vendido caiu 5%, mas o faturamento compensou essa queda, com um aumento de 14%. O preço médio da tonelada ficou em US $ 4.118, valor que marca um aumento de 19%.

O mercado mundial de lácteos segue apresentando sinais de recuperação, principalmente impulsionado pela China. O gigante asiático é um dos dois maiores produtores de leite do mundo, mas, embora tenha aumentado sua produção de lácteos, está longe de ser autossuficiente. Portanto, não pode atender sua demanda por lácteos.

A pandemia da  Covid-19 acentuou essa demanda, quando a população pode perceber as vantagens do consumo de laticínios para manter um bom nível imunológico. De acordo com informações do Food Navigator publicadas pelo portal MilkPoint, o governo da China promove o consumo de laticínios e aconselha o aumento da ingestão diária. As diretrizes oficiais de consumo publicadas pelas principais associações locais recomendam 300 gramas em diferentes formatos.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Por sua vez, segundo informações do Edairy News, no ano passado a China produziu 34 milhões de toneladas de leite que abastecerão apenas 70% da demanda interna. É um grande desafio para as indústrias de laticínios da China.

Este grande importador mundial tem buscado soluções internas e externas para fazer frente à defasagem da produção de leite em relação à demanda. Entre as opções que os chineses vêm adotando para a produção em escala estão o aumento da produção por animal, contam com genética e manejo, mas principalmente, buscam aumentar o rebanho leiteiro, importando bezerros vivos.

O Uruguai é um exportador tradicional de bezerros Holandês de até 15 meses. Muitos animais já estão produzindo nas fazendas leiteiras chinesas e o bom resultado faz com que a genética uruguaia continue sendo exigida. A seriedade dos exportadores e as certificações pesam muito.

As informações são do El País, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

Transformação digital começa com centralização de dados
Novidades dos Parceiros

Transformação digital começa com centralização de dados

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?