ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Touro Red Angus em vacas Jersey?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/03/2018

2 MIN DE LEITURA

2
4

Com o intuito de movimentar as discussões sobre a atividade leiteira, o Fórum do MilkPoint é dividido entre várias categorias de temas e uma delas é focada em Genética. Em 2015, um leitor do MilkPoint de Santa Catarina enviou a seguinte dúvida:

“Meu questionamento é sobre o cruzamento entre touros da raça Red Angus e vacas da raça Jersey. O bezerro teria porte de Red Angus para corte? E a vaca continuaria dando boa quantidade de leite?”.

Em resposta, o leitor Carlos Eduardo de Lima Queiroz, de Silva Jardim, RJ, comentou que em sua opinião, a ideia do cruzamento é boa, mas, existem alguns poréns:

“No caso do touro, se você faz o uso de inseminação, escolha animais com DEP (Diferença Esperada da Progênie) negativa para peso ao parto, ou, tente não utilizar vacas que não possuam bom aprumo. Tirando isso, a parte positiva, e por experiência própria, é que quando bem feito o cruzamento, os resultados são bons. Tenho na minha propriedade hoje animais cruzados (Angus x Jersey; Senepol x Jersey; Wagyu x Jersey) que estão com 24 meses e em média até com 17@ em sistema de semiconfinamento (números do lote de machos ½ Senepol). No caso das fêmeas do cruzamento, ainda não tenho como informar, mas por experiência eu digo que provavelmente não serão boas produtoras de leite, no máximo, serão boas vacas para cria. Minhas fêmeas do mesmo lote estão com 15,5@, o que as torna uma boa opção para o abate”.

Outro produtor de leite, Gregorio Beheregaray, de Uruguaiana/RS, afirmou que toda heterose deixa as suas marcas, mas, o produtor precisa de uma definição clara do que está buscando, como: agregar angulosidade ou produção de leite e fertilidade, entre outros. “O Angus é uma raça com essas características e estaria agregando carne ao Jersey. Ou, no caso contrário, a Jersey traria maior habilidade materna com o cruzamento. Portanto, creio que as raças teriam pouco para se agregar e seria mais interessante usá-las em cruzamentos terminas com três raças, por exemplo: Angus x Brangus x Jersey; Angus x Brafor e Jersey ou Hereford x Brangus x Jersey. Até mesmo, estudar cruzamentos realizados hoje nos Estados Unidos com bons resultados, como Holandês x Angus x Brafor (ou Brangus). Faça uma avaliação com algum profissional e adapte à realidade da sua fazenda”, destacou.

Dando sequência ao debate, Douglas Gimenes, de Guapiaçu/SP, acrescentou que por meio de pesquisas que vem realizando, se a intenção for produzir bezerros para corte e novilhas para leite, a indicação é o uso do Senepol. “Uma vaca Senepol com aptidão leiteira pode produzir 12 litros de leite por dia, basta escolher um touro de alguma central de inseminação com foco na produção de leite”.

Você já experimentou em sua propriedade algum cruzamento entre raças com aptidões diferentes? Compartilhe conosco!

Para ler a discussão completa, acesse > https://www.milkpoint.com.br/forum/topico/3509/

Aproveite e conheça o Fórum Técnico do MilkPoint, que possui centenas de discussões que podem agregar na sua produção leiteira!

 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GABRIEL LOPETEGUY ORONHA

DOM PEDRITO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/10/2022

Tenho um vinte (20) vacas Jersey para produção de leite. Cinco (05) delas receberam semen sexado de touros Jerseys para produção de novas matrizes. Qual melhor raça usar para produção de terneiros machos para corte nessas outras quinze (15) vacas aqui na Região de BAGÉ-RS. Eu penso em RED ANGUS ou HEREFORD, mas tenho medo do tamanho do terneiro para o parto. Se valer a pena realizar o cruzamento, vale a pena usar semen sexado dessas raças para produção se machos?
IAN SANTOS

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ - SANTA CATARINA

EM 05/05/2021

Tenho uma novilha mestiça de cruza de jeraey com angus quero tirar cria dela com qual cruza devo fazer pra tirar gado pesado , ela vai dar uma vaca boa Jersey com angus

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures