Tomar leite puro pode favorecer a perda de peso

Segundo uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio, tomar leite puro todos os dias pode favorecer a perda de peso. O cálcio ajuda a normalizar o metabolismo e inibe a produção de cortisol, um hormônio que pode acumular gordura, principalmente, no abdômen.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Segundo uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio, tomar leite puro todos os dias pode favorecer a perda de peso. O cálcio ajuda a normalizar o metabolismo e inibe a produção de cortisol, um hormônio que pode acumular gordura, principalmente, no abdômen.

A falta de hábito e de informação, leva a um consumo menor do que o recomendado pelo Ministério da Saúde. "A gente tinha que investir muito mais em propaganda para ajudar a aumentar o consumo de leite e esclarecimento da população de que o leite é um produto essencial", acredita Rosângela Zoccal, pesquisadora da Embrapa.

Um estudo da Embrapa revela que o brasileiro ingere 140 litros de leite por ano. O ideal seriam 200 e não só para as crianças. O Ministério da Saúde recomenda para os adultos entre dois e três copos de leite por dia. O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio para o nosso organismo e o baixo consumo destes alimentos pode até se tornar um problema de saúde pública aqui no Brasil.

A osteoporose é um mal causado pela falta de cálcio nos ossos. Atinge dez milhões de brasileiros, principalmente as mulheres. "O que aconteceria numa idade mais avançada, hoje está atingindo adolescentes e adultos jovens; então isso vem enfraquecer os ossos, com maior probabilidade de quedas, fraturas e, consequentemente, maior gasto com serviços de saúde", explicou a nutricionista Elizabeth Queiroz.

No supermercado, a nutricionista dá uma dica valiosa para quem bebe leite todos os dias, mas acha melhor misturá-lo com café. "O leite com café impede que haja absorção completa do cálcio. O leite deve ser ingerido sozinho", ensina Elizabeth Queiroz. E se a preferência é misturar a um achocolatado ou ao café, basta aumentar a quantidade diária de três copos.

A matéria foi exibida no Jornal Nacional, em 02/07. Para assistir a reportagem, clique aqui.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Sidney Lacerda Marcelino do Carmo
SIDNEY LACERDA MARCELINO DO CARMO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 06/07/2009

Prezados colegas,

Vi esta reportagem a TV, mas passou-se muito rápido. Esta pesquisa deveria ser financiada e divulgada junto também das academias, ou seja, na área de Fitness. Pouco se faz em termos de divulgação do leite.

Grato

Sidney
paulo sergio ruffato pereira
PAULO SERGIO RUFFATO PEREIRA

RIO BONITO - RIO DE JANEIRO

EM 04/07/2009

Parabéns pela materia, é isso que falta para aumentar o consumo de leite neste pais, propaganda e informações nutricionais, esclarecendo os benefícios da ingestão de leite diariamente. O governo poderia participar institucionalmente na propaganda e os segmentos da cadeia do leite também, desta forma "todos sairiam ganhando", dá certo com outros alimentos não tão nobres e inclusive "outros que nem alimento são", tais como refrigerantes e pior ainda bebidas alcóolicas (a cervejinha do dia a dia).
marcos alfredo malucelli
MARCOS ALFREDO MALUCELLI

PALMEIRA - PARANÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 03/07/2009

Reportagem como esta deve ser muito bem explorada, entidades ligadas ao meio devem agir na divulgação maciça, o fato da EMBRAPA, MILKPOINT, estarem envolvidas ajudam a confirmar. E assim, se aumentar o alcance desta e outas noticias favorecendo o consumo do leite, este aumento sera real e nosso sofrido produtor tera uma expectativa de receber melhor preço pelo litro que vende para a indústria, saindo assim deste drama que enfrentam a anos.
Qual a sua dúvida hoje?