Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Tecnologia e dados impulsionam o futuro dos lácteos

Como será o futuro da pecuária leiteira em 10 anos? Mais consolidação, mais regulamentações e mais uso de tecnologia são um fato. Leia!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 19/10/2022 - Atualizado em: 18/10/2022 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Como será o futuro da pecuária leiteira em 10 anos? Mais consolidação, mais regulamentações e mais uso de tecnologia são um fato.

"Se o caminho em que estamos é uma indicação, os próximos 15 a 20 anos serão bastante interessantes quando olhamos para o futuro", disse Chad Heiser, presidente da Lely North America, que se juntou a executivos da GEA e DeLaval para falar sobre o futuro da pecuária leiteira e como a tecnologia e a inovação desempenharão um papel importante durante um painel de discussão na World Dairy Expo.

Matt Daly, presidente da GEA North America, disse que é certo que os produtores de leite nos EUA e no Canadá enfrentarão um ambiente mais regulamentado nos próximos 10 anos e que as empresas terão que atender às suas necessidades com o desenvolvimento de novos produtos.

Coisas como a geração de energia na fazenda continuarão crescendo, disse Daly, acrescentando que agora a GEA está envolvida com quase duas dúzias de projetos de digestores de esterco em todo o país.

Junto com isso, os produtores precisarão ser mais proativos no trato com o público. “Os próprios produtores estão ficando cada vez melhores no que fazem, o que significa que eles precisam estar muito, muito mais cientes do público que os cerca e de como são vistos”, disse Daly. "E então eu acho que você verá muito mais abertura e compartilhamento de informações com o público. O público precisa saber de onde vem sua comida."
 

Dados são fundamentais

Fabian Bernal, chefe de sustentabilidade da DeLaval, disse que os dados nas fazendas serão fundamentais para orientar as decisões dentro e fora das fazendas, informando melhor as pessoas sobre como os produtores tomam decisões e como isso afeta seus alimentos.

Continua depois da publicidade Agroceres

Heiser acrescentou: "Da forma que avançamos, em 10 anos a utilização desses dados será imperativa. Primeiro, para tomar melhores decisões para o animal, acho que devemos manter o animal na frente e no centro. Esta é uma oportunidade de transparência para que a indústria seja muito clara para os consumidores sobre o que está acontecendo.”
 

Comunicando a sustentabilidade

Sobre a preservação de recursos naturais, como a água, Heiser disse que a indústria está apenas arranhando a superfície do que pode fazer, citando projetos de irrigação inteligente e recuperação de resíduos animais como dois exemplos.

Daly disse que os produtores, especialmente os jovens, estão muito mais dispostos a aprender sobre coisas como alimentação de precisão e como fazer mais com menos. “Esta é uma ciência real que percorreu um longo caminho em nossa indústria”, disse ele. “Você não precisa colher tanto; você não precisa estar lá cortando cinco ou seis vezes com algumas das novas digestibilidades e algumas das forragens que estão lá fora. É incrível o que você pode fazer.”

Mas comunicar isso com o público é fundamental. Daly apontou para as práticas regenerativas que algumas fazendas leiteiras já estão fazendo, como a reciclagem de água que ajuda a resfriar o leite para retirar o esterco dos galpões. “A agricultura regenerativa é o que todas as fazendas estão fazendo, se é visto dessa maneira é algo que deve ser divulgado mais”, disse Daly.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Bernal disse que é aqui que os dados podem fazer a diferença. “Com a agricultura regenerativa, acredito que temos duas dificuldades. Uma é lidar principalmente com a forma como comunicamos nossas práticas aos consumidores, mas também o que podemos fazer em nossas fazendas para melhorar ou reduzir o impacto de certas coisas”, disse ele, acrescentando que, com melhores medições e dados, as fazendas podem diminuir os impactos de coisas que antes eram prejudiciais - e depois conversar com os consumidores com os dados para respaldá-los.
 

Incentivando as pequenas propriedades

Celulares e laptops já foram vistos como itens de luxo para a maioria das pessoas. Mas os preços eventualmente caíram, e os próprios aparelhos se tornaram tão avançados que os celulares se tornaram um item doméstico comum.

Heiser disse que vê a mesma curva de adoção para pequenas fazendas que colocam tecnologias avançadas, como ordenhas robóticas, alimentação de precisão e aplicação avançada de esterco nos campos. Os custos para fazer essas coisas serão reduzidos ao ponto em que as pequenas fazendas serão tão capazes de fazê-las quanto as grandes fazendas leiteiras, disse ele.

Bernal disse que a reforma dos regulamentos pode ajudar a impulsionar a adoção de tecnologias avançadas. Ele disse que os regulamentos atuais, como a Portaria Federal do Leite Pasteurizado, levaram a custos de adoção mais altos – 20% mais altos para os produtores dos EUA do que os produtores de outros países – para tecnologias semelhantes.

Daly disse que sua empresa já construiu sistemas fechados de tratamento de águas residuais em fazendas na Europa e em outros países que limpam as águas residuais e as devolvem às vacas, não apenas as descarregam em um córrego.

Independentemente disso, porém, Heiser disse que é uma questão de quando, e não se, as fazendas leiteiras podem ser totalmente automatizadas, resultado de produtores tentando resolver questões trabalhistas e regulatórias, e a tecnologia cada vez melhor.

“Existem muitas tarefas manualmente redundantes que acontecem agora com trabalho físico”, disse ele. “Há inovações disponíveis hoje, e acredito que está chegando a inovação que pode realmente automatizar cada uma dessas tarefas dentro de uma fazenda leiteira.”

“O feedback imediato para o usuário, para aquele funcionário, gerará informações suficientes para que esses funcionários possam responder ao chamado para ação com muito mais rapidez, tornando o processo muito mais eficiente, ou seja, se um animal for apresentar um caso clínico, o feedback será imediato para que o funcionário tome decisões muito, muito mais rápido, ao invés de perder tempo e separar o animal e outras coisas, o funcionário poderá responder a esses processos muito, muito mais rápido e realimentar o sistema para que o agricultor saiba o que fazer no futuro, seja em termos de tratamento ou decisões de descarte", disse Bernal. 

As informações são da Farm Progress, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0
Agroceres

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?