ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tamanho médio das fazendas no Sul do país aumentou 21% em 11 anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/07/2018

1 MIN DE LEITURA

0
1

As propriedades rurais do Sul do país, tradicionalmente menores que no restante do Brasil por concentrarem pequenos produtores e agricultores familiares, aumentaram de tamanho no período de 2006 a 2017. O tamanho médio das fazendas da região no ano passado era de 47,8 hectares, mais de 8 hectares acima da área média dos estabelecimentos da região 11 anos atrás, de acordo com dados do Censo Agropecuário do IBGE. O crescimento no tamanho médio das fazendas locais foi de 21%.

O aumento mais expressivo foi observado nas fazendas do Rio Grande do Sul, onde a produção de soja ganhou força no período. As propriedades rurais gaúchas cresceram em média 13,5 hectares nesses 11 anos e, no ano passado, tinham, em média, 59,5 hectares.

Houve um aumento da área agrícola no Rio Grande do Sul ao mesmo tempo em que houve decréscimo no número de propriedades rurais, o que indica que o avanço da área foi capitaneado por propriedades maiores. Em 11 anos, a extensão ocupada pelos estabelecimentos rurais gaúchos avançou 7%, para 21,8 milhões de hectares, enquanto o número de fazendas diminuiu 17%, para 364.114 unidades.

No Paraná, onde as produções de soja e milho se expandiram, o tamanho médio das fazendas cresceu 7 hectares e estava em média em 48,5 hectares no ano passado. A área rural paranaense diminuiu no período de 11 anos, mas o número de estabelecimentos caiu em uma proporção ainda maior, o que indica que houve uma concentração dos terrenos.

Também aumentou o tamanho médio das propriedades em Santa Catarina. Em 2017, os imóveis rurais tinham, em média, 35,3 hectares, 4 hectares a mais que em 2006. No Estado, a área rural cresceu, enquanto o número de propriedades diminuiu.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures