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Sorveterias investem em saudabilidade para o verão; Chiquinho Sorvetes expande 10% no mercado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/01/2019

5 MIN DE LEITURA

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Diante de um consumidor cada vez mais preocupado com a saúde, as redes de sorveterias apostam em um portfólio com apelo de saudabilidade. Para este verão, a expectativa é que as vendas tenham avanço médio de 30%.

“Quando temos um verão com calor contínuo, as vendas na categoria de sorvetes crescem de 30% a 50%. A rede Rochinha vem trabalhando mais os aspectos de saudabilidade no litoral paulista. Vemos essa demanda por produtos mais saudáveis não apenas dos diabéticos, mas também é crescente no público em geral”, diz o sócio-diretor da companhia, Lupércio de Moraes.

De acordo com o executivo, para atingir as exigências do público-alvo do negócio – classes A e B –, houve necessidade de reformulação gradual do portfólio, como por exemplo a inserção dos sabores de maçã verde e whey protein. “Começamos a patrocinar corridas no litoral e em paralelo realizamos o lançamento do sabor de whey protein . Essas são ações de parcerias estratégicas”, complementou o executivo.


Sorvete de whey protein. 

Na mesma linha de raciocínio de Moraes, o diretor comercial da rede de sorveterias Stupendo, Leonardo Guedes, afirma que passou a inserir no cardápio opções diet por meio de fornecedores que trabalham com itens orgânicos. “Prevemos um aumento de até 30% nas vendas do verão de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Também percebemos o aumento da demanda por produtos zero lactose, então passamos a desenvolver receitas à base de água juntamente com os nossos parceiros”, relata Guedes, ressaltando que há diferenciação na oferta de frutas de época dependendo da região da unidade do negócio.

Atualmente, a rede está presente em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Outro exemplo de rede de sorveterias que buscou renegociar com os fornecedores foi a Ice Creamy.

“Neste ano, vamos lançar uma linha de sorvete italiano dentro do nosso portfólio, agregando maior valor ao produto. Conseguimos negociar bem o preço com fornecedores em virtude do volume de pedidos”, explica o CEO da rede, Émmerson Serandin. Segundo o executivo, atualmente, o negócio tem 70 unidades. “Em 2018, o faturamento da We Food (controladora da Ice Creamy) foi de R$ 100 milhões. Para este ano, a expectativa é atingir entre R$ 130 milhões e R$ 150 milhões”, disse, lembrando que a rede responde por 80% dessa receita.

Assim como a Ice Creamy, a rede Chiquinho Sorvetes também enxerga no período do verão a oportunidade para expandir os negócios e lançar novos sabores no mercado. “Mesmo com um volume maior de vendas de casquinhas, damos foco em produtos de maior valor agregado, como por exemplo nossos shakes”, afirma o CEO da marca, Isaias de Oliveira.

A rede abrirá mais 60 lojas até o final de 2019 – atingindo o número de 520 unidades. Segundo ele, tanto o volume de vendas do negócio como o tíquete médio devem subir 20% até o final do verão, o que poderá contribuir para uma alta de 10% na receita registrada em 2018 (R$ 30 milhões).

Chiquinho Sorvetes cresce e mira o mercado internacional

A rede de sorvetes Chiquinho encerrou o ano de 2018 com chave de ouro, refletido por crescimento de mais de 10% ante dezembro de 2017. Para esse ano, o projeto de expansão continua, e o objetivo é aumentar o faturamento em 20% e abrir mais 60 lojas, sendo um dos protótipos a quinta unidade em Santo André, engatilhada pelo sucesso da inauguração no Shopping ABC no mês passado.

Na região, a marca está em quatro cidades. Santo André, com quatro lojas de shopping, São Bernardo, com três, e Diadema e Mauá, com uma cada. A quinta loja andreense tem como alvo o público do centro da cidade, e não espera nada além do sucesso das demais. “O mesmo franqueado é dono de todas as lojas no município. Isso mostra o quanto os moradores são receptivos como produto, que mesmo em temporadas frias, têm vendas significantes”, relata Isaías Bernardes, sócio fundador da rede.

Atualmente, são oferecidos cinco modelos para os interessados em ter uma unidade da marca, entre eles, o modelo de rua, de shopping, quiosque interno ou externo e loja compacta para cidades de até 50 mil habitantes. Segundo o sócio fundador, os candidatos passam por análise do departamento de expansão, responsável pelo processo de seleção e venda, que vai desde entrevista até verificação da capacidade financeira para implementar o negócio. “Temos espaço para crescer, e o ABC tem potencial, é só aparecerem os candidatos”, ressalta o empresário, que investe com propósito. “Queremos ser a marca mais lembrada”.

A produção é própria e os fornecedores homologados entregam a bebida láctea que vira mix de mais de 120 sabores, servidos na casquinha ou cascão, como milk-shake, sundae, petit gateau, entre outros. A logística fica na entrega para os 23 estados que o Grupo Chiquinho atende, e a cada 15 dias, a mercadoria chega para todas as franquias. A forte presença no mercado nacional é resultado da busca pelo produto universal. “Nós procuramos agregar qualidade com preço acessível e trazer cardápio que agrada consumidores de todas as faixas etárias e classes”, enfatiza.

Chiquinho

Aos 18 anos, Isaías recebeu proposta do pai, apelidado de Chiquinho, para abrir um negócio no interior de Minas Gerais, mais especificamente em Frutal. Na década de 1980, o local carecia de sorvete de qualidade, e foi daí que a empresa familiar enxergou a oportunidade de experimentar comércio no ramo. Cinco anos depois, foi inaugurada a primeira filial em Guaíra, interior de São Paulo, e depois disso, não parou de crescer, e se tornou a rede Chiquinho Sorvetes.

Após 35 anos de trajetória, com 460 unidades espalhadas por todo o país, a Chiquinho expandiu horizontes e focou na internacionalização. No início de 2018, abriu três lojas próprias na Flórida, Estados Unidos, para testar o mercado, e mais para frente, começar com as franquias. “O Estado tem similaridade com o Brasil nas temperaturas mais quentes e na população latino-americana, que pode abraçar bem a marca”, explica Isaías. Além das lojas próprias do exterior, o grupo conta coma matriz modelo, localizada em São José do Rio Preto, onde os franqueados ficam em treinamento durante 17 dias antes de abrir a própria loja.

As informações são do DCI e do portal Repórter Diário, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

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GLADSTON MACHARETH

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL

EM 08/01/2019

Acreditar e persistir fazem a diferença !

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