ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa & alimentos funcionais: sorvete com licopeno pode ser um novo tratamento para acnes

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/01/2019

2 MIN DE LEITURA

0
2

Pesquisadores na Rússia e no Reino Unido publicaram um estudo que sugere que o sorvete enriquecido com licopeno é um novo alimento funcional com claras propriedades antioxidantes. O estudo foi realizado pela Lycotec Ltd. (Cambridge, Reino Unido) em colaboração com o Instituto de Cardiologia do Ministério da Saúde da Federação Russa (Saratov, Federação Russa) e publicado no Journal of Dairy Science.

Os pesquisadores avaliaram um novo sorvete enriquecido com licopeno para efeitos antioxidantes sistêmicos e influência nas características morfológicas da superfície facial da pele em voluntários saudáveis. Embora o licopeno seja um antioxidante bem conhecido com propriedades promotoras de saúde e amplamente utilizado como suplemento dietético, sua falta de solubilidade em água, alto ponto de fusão, limitada estabilidade química e baixa biodisponibilidade apresentam um desafio para preparar com sucesso novos alimentos funcionais contendo o carotenoide, dizem os autores.

No entanto, como o licopeno é lipossolúvel, sua biodisponibilidade pode ser aumentada se a matriz alimentar funcional for rica em gordura - como é o caso do sorvete.

O licopeno é um fitonutriente carotenoide vermelho solúvel em lipídios naturalmente produzido em tomate e presente em produtos à base de tomate. Os pesquisadores apontam que foi comprovado que ele possui alto potencial antioxidante e antitumoral que mitiga os efeitos danosos do estresse oxidativo. Além disso, produzem efeitos promotores da saúde e antienvelhecimento.

Resultados dos testes

Em um estudo cruzado randomizado, os autores utilizaram intervenções dietéticas de quatro semanas com sorvete controle e outro enriquecido com licopeno. Amostras de soro e componentes residuais da superfície da pele (RSSC) da face foram tiradas antes das intervenções, às duas semanas e ao final do estudo. Concentração de licopeno, bioquímica sanguínea convencional e biomarcadores de estresse oxidativo compreendendo dano oxidativo inflamatório e proteínas de lipoproteína peroxidase de baixa densidade foram avaliados no soro.

Os resultados mostram que as concentrações de licopeno no soro e na pele aumentaram constantemente durante o consumo de sorvete enriquecido com licopeno.

Os autores disseram não ter encontrado mudanças dependentes de intervenção nos parâmetros bioquímicos convencionais, tanto o dano oxidativo inflamatório quanto os valores da proteína lipoproteína peroxidase de baixa densidade diminuíram significativamente no final da intervenção com sorvete enriquecido com licopeno, mas permaneceram inalterados durante o consumo do sorvete controle.

O sorvete controle aumentou significativamente a descamação de corneócitos e a presença bacteriana na RSSC. Estes efeitos adversos, que potencialmente poderiam predispor os consumidores ao desenvolvimento da acne, estavam ausentes quando os voluntários consumiram sorvete enriquecido com licopeno.

Tratamento de acne

Também não houve alteração das características do sorvete, como sabor e textura.

Os autores concluíram que o sorvete enriquecido com licopeno é um novo alimento funcional com propriedades antioxidantes. Além disso, o enriquecimento com licopeno pode aliviar a ação pró-inflamatória do sorvete ao nível da pele facial, diminuindo assim o risco de desenvolvimento de acne associado à dieta em consumidores jovens.

Um benefício adicional, os autores acrescentam, é um estudo anterior que mostrou que o sorvete enriquecido com licopeno tem um alto conteúdo de gordura do leite, e a adição de licopeno melhora significativamente a estabilidade da gordura do leite durante o armazenamento.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures