ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: ferramenta de melhoramento no agro otimiza gestão de propriedades

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/01/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1
O sistema Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA) tem auxiliado técnicos e proprietários na elaboração de um diagnóstico sobre a situação de propriedades rurais, em todo o estado de Minas Gerais.
 
A ferramenta, desenvolvida pela EPAMIG, é aplicada por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e busca a adequação socioeconômica e ambiental dos estabelecimentos rurais, com base em entrevistas com o produtor e uso de imagens de satélite para levantamento da realidade no campo.
 
Por meio de uma média de 21 indicadores e perguntas que englobam assuntos como a capacidade produtiva do solo, manejo e conservação do solo e da água, avaliação dos ecossistemas aquáticos e gestão dos recursos disponíveis, o sistema propõe instrumentalizar o produtor com uma ferramenta que oferece visão geral da propriedade rural. “Apresentamos o ISA como uma ferramenta de gestão que aponta riscos, pontos críticos e oportunidades. A partir deste diagnóstico e do monitoramento das informações obtidas, o técnico e o produtor rural podem elaborar planos de adequação com foco na gestão ambiental e socioeconômica”, explica o pesquisador da EPAMIG, José Mário Lobo, responsável pela metodologia.
 
O produtor de leite de Boa Esperança (MG), Carlos Alberto Lima, recebeu orientação para a aplicação do sistema ISA em sua fazenda em dois períodos, nos anos de 2011 e 2013. Segundo o produtor, as recomendações e técnicas apresentadas ajudaram muito, principalmente em questões como o cuidado com as nascentes, com o pasto e melhor manejo do gado. Além disso, os técnicos implantaram na propriedade o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), opção sustentável, que oferece diversificação de renda para o produtor e conforto térmico ao gado.
 
“Antes da aplicação dos indicadores, com 40 vacas, eu conseguia 180 litros de leite. Hoje, com o mesmo gado, eu consigo quase 1.000 litros por dia. Minha renda bruta pulou de R$6 mil para R$45 mil por mês”, afirma o produtor.
 
A metodologia ISA consiste em um projeto de pesquisa multi-institucional, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), coordenado pela EPAMIG, em parceria com a Emater-MG, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação João Pinheiro.
 
A ferramenta também tem sido aplicada em 212 propriedades atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG). Com o objetivo de auxiliar na recuperação econômica e ambiental da região, a EPAMIG e parceiros vão instalar e acompanhar o desempenho de unidades demonstrativas de café conilon, piscicultura em fluxo contínuo de água, recuperação de pastagens e produção de volumosos suplementares, eucalipto, seringueira, melhoramento animal e hortas em sistema agroecológico.
 
O sistema ISA foi aplicado também pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no estado do Espírito Santo, em, aproximadamente, 700 propriedades rurais e pela Emater-MG, em cerca de 1.200 propriedades, por meio de programas, como o Certifica Minas Café, Minas Pecuária e áreas de reassentamento.
 
As informações são da Epamig.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures