ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor supermercadista demostra mais otimismo com futuro, mas ainda aguarda maior retomada econômica

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/03/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

O setor supermercadista começa a dar sinais de recuperação com a melhora da economia no Brasil, embora saiba que há ainda longo caminho pela frente. Os índices medidos mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) têm mostrado números em ascensão e isso reflete diretamente no otimismo dos empresários.

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) apontou que, em janeiro deste ano, 40% dos supermercadistas demonstraram otimismo de uma maneira geral com o ambiente econômico atual e futuro. Este número sobe para 49% quando se trata somente das perspectivas positivas para o futuro.

O número de 40% demonstra um salto significativo, já que, em novembro de 2017, o otimismo geral era de apenas 23,9%. No primeiro mês de 2018, os empresários que mostraram neutralidade com a situação geral permaneceram em 23,8% e o pessimismo caiu de 53% para 35% (novembro a janeiro).

“Os motivos para a forte elevação na confiança dos empresários estão em dois pilares: a relativa estabilização do ambiente político, considerando os desdobramentos de ações anticorrupção da Polícia Federal e o encaminhamento das propostas do Governo, como Reforma da Previdência, cadastro positivo e privatização da Eletrobrás. O outro pilar é o econômico, por meio da redução do desemprego, que permanece em tendência de queda e com a massa salarial subindo. Paralelo a isso, a menor taxa de juros da história também gera um efeito de otimismo no setor, ainda que demore a ser percebida na economia real”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Um ponto da pesquisa que comprova os efeitos das variáveis econômicas no aumento da confiança são os dados de vendas no supermercado. Em janeiro, 82% dos empresários demostram otimismo para o futuro, enquanto o pessimismo caiu de 33% para 18%. “Esses números são muito importantes para demonstrar que, aos poucos, os efeitos da atividade econômica começam a se disseminar para maior número de empresários, já que se percebia um certo ceticismo em confiar que a retomada do PIB seria consistente”, comentou Berka.

O grau de satisfação com o Governo Federal no momento é maior que o Estadual (25% contra 17%), porém o pessimismo com o futuro é mais alto com o Federal (42% contra 25%). Isso demonstra que as últimas notícias em âmbito federal trouxeram uma percepção melhor, mas há reticências grandes para a manutenção do ritmo reformista.

As informações são do Newtrade.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures