ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Segunda instância valida compra da Itambé pela Lactalis

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/01/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

A disputa entre Vigor e Lactalis envolvendo a operação de compra da Itambé Alimentos pela empresa francesa ganhou ontem um novo capítulo na Justiça.

O desembargador Cesar Ciampolini, da Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, decidiu validar tanto a recompra de 50% da Itambé pela Cooperativa Central dos Produtores de Minas Gerais (CCPR) como a posterior venda de 100% das ações da Itambé para a Lactalis, segundo pessoas familiarizadas com o processo que corre em segredo de Justiça. Cabe recurso à decisão.

Embora tenha validado a operação de compra da Itambé pela Lactalis, que é questionada pela Vigor, o desembargador definiu que a palavra final sobre a transação caberá à arbitragem, que está a cargo da Câmara de Arbitragem Brasil Canadá, uma decisão que pode ser demorada, conforme pessoas familiarizadas com esse tipo de disputa.

Assim, ainda que a decisão do desembargador de validar o negócio seja uma vitória para a Lactalis, pode demorar para que a empresa francesa assuma a Itambé se o parecer da câmara de arbitragem lhe for favorável.

Na quinta-feira passada, o juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 1a Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem em São Paulo, havia reconhecido a recompra de 50% da Itambé pela CCPR, mas tinha mantido a suspensão à posterior venda da empresa de lácteos à Lactalis e definido que decisão sobre a validade dessa operação seria da arbitragem. No fim de semana, a CCPR recorreu da decisão, que foi para a segunda instância, para as mãos do desembargador Ciampolini.

No dia 15 de dezembro, o juiz Bedendi havia concedido liminar suspendendo os efeitos da venda das ações da Vigor - agora controlada pela mexicana Lala - na Itambé à CCPR. A liminar da Justiça saiu após a Vigor entrar com uma medida cautelar, solicitando a suspensão do negócio, numa reação à venda da Itambé para a Lactalis, um negócio de R$ 1,9 bilhão. Na prática, a liminar suspendeu a venda da Itambé à francesa.

Para a Vigor, a venda da Itambé à Lactalis feriu o acordo de acionistas que tinha com a CCPR na empresa de lácteos. A Vigor era controlada pela J&F e foi adquirida pela Lala em agosto. A transação entre a mexicana e a Vigor envolvia ainda até 100% das ações da Itambé, na qual a Vigor tinha 50% numa joint venture com a CCPR.

O acordo de acionistas entre Vigor e CCPR previa direito de preferência para a central recomprar a fatia de 50% na Itambé em caso de venda da Vigor. A CCPR exerceu esse direito e retomou o controle do laticínio no dia 4 de dezembro, mas no dia seguinte anunciou o negócio com a Lactalis.

Para a Vigor, se a central de cooperativas não tinha interesse em ficar com a Itambé deveria ter oferecido a ela o direito de preferência. Já para a CCPR, a venda da Itambé à Lactalis não descumpriu o acordo de acionistas, uma vez que este deixou de ter validade no momento em que a CCPR voltou a ter o controle da Itambé.

Segundo fontes a par do processo, em sua decisão o desembargador teria manifestado o mesmo entendimento, de que a CCPR tinha o direito de vender a Itambé depois de ter exercido o direito de preferência. Teria apontado ainda a intenção da Vigor de voltar atrás na venda das ações na Itambé.

Procuradas, CCPR, Lactalis e Vigor não se pronunciaram sobre a decisão do desembargador.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures