ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ruralistas pedem apoio de ministro para aprovar PLs de seu interesse

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/01/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

O próximo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), pediu hoje (24) ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, apoio para a aprovação no Congresso de conhecidos projetos de lei de interesse da bancada ruralista, como o que agiliza o registro de agrotóxicos e o que flexibiliza regras para o licenciamento ambiental no país.

A pauta entregue a Salles contém 13 itens prioritários para os ruralistas, que propõem alterações ou revogação de portarias, decretos e instruções normativas que tratam de conversão de multas ambientais criação das reservas da biosfera de todos os biomas e espécies ameaçadas de extinção. No caso do PL do licenciamento, Salles disse em entrevista recente ao Valor que não pretende propor um substitutivo do governo e que o MMA vai acatar a decisão do Congresso no assunto.

A indicação para o ministério do nome de Salles contou com o aval dos ruralistas e apoio declarado de diversas entidades do setor de agronegócios. Ele também foi diretor jurídico da Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Entre outras demandas, a FPA também pediu ao ministro a alteração na Lei 9.985/2000 e no Decreto 4.340/2002, “a fim de assegurar ao proprietário de terra dentro de UC [Unidades de Conservação Ambiental], que seja indenizado no prazo máximo de 5 anos”, de acordo com o documento.

A revisão no tempo de julgamento dos processos de auto de infração do Ibama, assim como “o desembargo de áreas de uso alternativo do solo”, e a implementação de um programa de conversão de multas lavradas antes de 22 de julho de 2008, onde não era vedado o desmatamento, também constaram do documento.

Ao Valor, Moreira disse que fez uma visita de cortesia a Salles, a quem também entregou um convite para a cerimônia de sua posse e da nova diretoria da FPA, em 19 de fevereiro. “Queremos tratar de projetos prioritários com o ministro em uma audiência futura, que ainda vai ser agendada”, afirmou.

O deputado também explicou que a FPA vem entregando pautas similares para vários ministros cujas áreas têm interface com o setor do agronegócio. Além de Salles, a bancada já levou um documento com itens prioritários à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que presidiu a FPA até o fim do ano passado e foi indicada ao cargo por seus colegas de bancada.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures