ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: Emater promove capacitação a jovens produtores de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/02/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

Um grupo de 14 jovens produtores participou na quarta e na quinta-feira (07 e 08) do primeiro módulo de uma capacitação sobre dieta para vacas leiteiras. A atividade, realizada no Centro de Treinamento de Agricultores da Emater/RS-Ascar de Teutônia (Certa), levou aos agricultores informações sobre dieta para ruminantes, fisiologia digestiva, exigências nutricionais, consumo de matéria seca, tipos e características dos alimentos e período de lactação, entre outros.

jovens produtores de leite - rio grande do sul
Um grupo de 14 jovens produtores participou na quarta e na quinta-feira (07 e 08) do primeiro módulo de uma capacitação sobre Dieta para Vacas Leiteiras

De acordo com o coordenador do Certa, Maicon Berwanger, a qualificação também possibilitou aos participantes o contato com duas planilhas. A primeira, para gerenciamento do rebanho, permite a tomada de decisões mais adequadas, a partir de indicadores. Já a segunda é voltada ao cálculo de dietas e ao controle de nutrição. Ambas as planilhas utilizam o Programa Boviter, que é disponibilizado de forma gratuita para os agricultores que são capacitados no Certa.

Berwanger ressalta que a intenção é a de empoderar o produtor para que ele possa ter autonomia sobre a atividade que desenvolve. "E isto tem a ver com a gestão da propriedade", comenta, reforçando a importância do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, que é operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Governo do Estado. "Muitos que aqui estão assumirão a propriedade dos pais daqui a algum tempo e é importante já estar familiarizado com este tipo de ferramenta", observa.

É o caso da jovem agricultora Fernanda Schossler Post, de Fazenda Vilanova. Com apenas 15 anos tem a consciência dos investimentos realizados pelos pais na propriedade localizada em Nova Westfália, que conta com 23 vacas em lactação que produzem 500 litros de leite ao dia. No local foi implantada uma lavoura de pastagens permanentes com sistema de irrigação por aspersão, além de uma sala de ordenha canalizada com resfriador. "É o tipo de infraestrutura que possibilita a continuidade do trabalho no campo, com redução de custos, com renda e com qualidade de vida", comenta Fernanda.

A opinião é compartilhada pela jovem agricultora Daniele Jahn, de Barão, que mora com os pais e o irmão em uma propriedade localizada na Linha General Neto Baixo. No local, a família trabalha com 18 vacas em lactação, que produzem 300 litros de leite por dia. Para Daniele, a capacitação também representa um diferencial na hora de pensar no futuro. "Muitas vezes são coisas simples, mas que fazem a diferença", comenta, ressaltando o aprendizado recém-adquirido sobre a importância de se misturar os volumosos - silagem, feno, capim -, com a ração.

O segundo módulo da capacitação sobre Dieta para Vacas Leiteiras para esta turma deverá ser realizado no mês de julho, em data a ser definida. Outros cursos, como, Bovinocultura de Leite, Qualidade do Leite e Produção de Morango em Substrato sem Resíduo de Agrotóxicos também são oferecidos pelo Certa.

Mais informações sobre as qualificações podem ser obtidas no site www.emater.tche.br, no link Centros de Formação, ou pelo telefone (51) 3762-4977. O e-mail para contato é ctteutonia@emater.tche.br.

Leia também: [Vídeo]: "o processo de sucessão familiar é uma das melhores formas de otimizar um negócio"

As informações são da Emater RS. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures