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Inflação de alimentos no Reino Unido sobe para o maior valor em 14 anos e produtos lácteos são os mais atingidos

Inflação de alimentos no Reino Unido sobe para o maior valor em 14 anos e produtos lácteos são os mais atingidos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 26/08/2022 - Atualizado em: 25/08/2022 - 3 minutos de leitura

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Como os volumes de produção de leite registraram uma baixa de cinco anos em julho, os preços dos produtos lácteos estão entre os maiores contribuintes para a taxa de inflação de alimentos de dois dígitos da Grã-Bretanha.

A inflação de alimentos atingiu 12,8% ano a ano no Reino Unido - o maior valor registrado desde agosto de 2008 - alimentando um índice geral de preços ao consumidor (IPC) acima do esperado de 10,1%, revelou o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).

Os alimentos lácteos foram particularmente afetados pela inflação devido a uma combinação de custos de produção em alta, demanda estável e um longo período de clima quente.

De acordo com dados detalhados publicados pelo ONS, o leite com baixo teor de gordura (34%) e o leite integral (28,1%) tiveram o maior aumento anual de preços, seguidos de perto pela manteiga (27,1%), queijo (17,9%), iogurte (14,2%) e sorvete (12,9%); outros produtos, incluindo leite de soja, atingiram 10%.

Kien Tan, diretor de estratégia de varejo da PwC, comentou: “De longe, a maior contribuição para o recorde de 10,1% do IPC de hoje veio dos preços dos alimentos, com o aumento mensal de mais de 2% entre junho e julho, o maior em 20 anos, e excedendo a já elevada taxa de crescimento do mês passado.

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“Os supermercados tiveram pouca escolha a não ser repassar os aumentos de preços dos fornecedores, eles próprios enfrentando uma inflação sem precedentes nos custos de matérias-primas e insumos. Isso tem sido particularmente agudo em categorias intensivas em mão de obra e serviços públicos, como laticínios, com relatos de que o preço de um litro de leite mais que dobrou em algumas lojas desde o início do ano”.

Outros produtos alimentícios com preços em alta foram farinhas (29,7%), massas (24,4%), azeite (23,6%) e margarina (22,5%).

Visão geral da inflação láctea (mudança ano a ano até julho de 2022)

  • Leite com baixo teor de gordura: 34,0%
  • Leite integral: 28,1%
  • Manteiga: 27,1%
  • Leite, queijo e ovos: 19,4%
  • Queijo e requeijão: 17,9%
  • Iogurte: 14,2%
  • Sorvetes comestíveis: 12,9%
  • Outros produtos lácteos (incluindo bebidas vegetais de soja): 10,0%

O preço do leite está em alta, mas os produtores mal estão acompanhando os custos de insumos cada vez mais imprevisíveis, disse recentemente o Conselho de Desenvolvimento de Agricultura e Horticultura (AHBD) em seu lançamento mensal de perspectivas de mercado de lácteos.

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O órgão registrou uma baixa de produção de leite em cinco anos em julho, e as entregas diárias devem cair entre 1% e 3,8% para a temporada 2022/23. O número exato dependerá de quais pressões de custo os produtores terão que enfrentar durante o que se espera que seja um inverno rigoroso para todos.

“Vimos quase um ano de inflação significativa nos custos de insumos, exacerbada pelo conflito contínuo na Ucrânia”, explicou Katherine Jack, analista sênior de laticínios do AHDB. “Embora os preços do leite tenham aumentado substancialmente, eles ainda estão acompanhando os aumentos na melhor das hipóteses. À medida que o ano avança, veremos as despesas aumentarem sazonalmente, por um lado, e potencialmente veremos uma demanda reduzida limitando os aumentos de preços, por outro.”

Para melhor informar sua previsão de produção de leite, o órgão elaborou quatro cenários. Um cenário de baixo impacto prevê que os rendimentos diminuam 0,5% em relação às tendências do ano atual devido a "mais pressão sobre os fluxos de caixa de volumes de ração comprados mais altos e preços mais altos", ou 468 milhões de litros.

Por meio do varejo, espera-se que os volumes de leite caiam 7% em relação ao ano anterior em 2022; com os volumes de iogurte (-8%), queijo (-5%) e manteiga (-8%) também em queda.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 

 
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